Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bressan, Luiza Liene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1137
Resumo: Este estudo objetiva analisar de que forma os migrantes italianos que se dirigiram para o sul de Santa Catarina em finais do século XIX conduziram a colonização sob o aspecto da religiosidade. A personagem Salvino Mazzamurelli, imigrante italiano, foco deste estudo, foi selecionada da obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Muraro Mazzurana. Efetuar uma análise da narrativa religiosa dessa imigração é algo extremamente fértil para se compreender, também, a dinâmica contemporânea das manifestações religiosas que se sustentam na construção de uma origem baseada na ancestralidade italiana e sob o viés do regime noturno das imagens proposto por Durand.
id UEMS-2_a6724429cd6c57aed375a421f6419cfd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1137
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.ImaginárioRegime Noturno das ImagensReligiosidade.Este estudo objetiva analisar de que forma os migrantes italianos que se dirigiram para o sul de Santa Catarina em finais do século XIX conduziram a colonização sob o aspecto da religiosidade. A personagem Salvino Mazzamurelli, imigrante italiano, foco deste estudo, foi selecionada da obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Muraro Mazzurana. Efetuar uma análise da narrativa religiosa dessa imigração é algo extremamente fértil para se compreender, também, a dinâmica contemporânea das manifestações religiosas que se sustentam na construção de uma origem baseada na ancestralidade italiana e sob o viés do regime noturno das imagens proposto por Durand.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2016-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1137REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 13 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL; 42-582179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1137/pdfCopyright (c) 2016 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Heloisa Juncklaus PreisBressan, Luiza Liene2020-12-14T23:27:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1137Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-12-14T23:27:34REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
title Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
spellingShingle Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
Imaginário
Regime Noturno das Imagens
Religiosidade.
title_short Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
title_full Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
title_fullStr Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
title_full_unstemmed Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
title_sort Imaginário e religiosidade na obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Mazzurana e o regime noturno das imagens.
author Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
author_facet Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
Bressan, Luiza Liene
author_role author
author2 Bressan, Luiza Liene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Heloisa Juncklaus Preis
Bressan, Luiza Liene
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Regime Noturno das Imagens
Religiosidade.
topic Imaginário
Regime Noturno das Imagens
Religiosidade.
description Este estudo objetiva analisar de que forma os migrantes italianos que se dirigiram para o sul de Santa Catarina em finais do século XIX conduziram a colonização sob o aspecto da religiosidade. A personagem Salvino Mazzamurelli, imigrante italiano, foco deste estudo, foi selecionada da obra “Operários de Primeira Hora” de Valdemar Muraro Mazzurana. Efetuar uma análise da narrativa religiosa dessa imigração é algo extremamente fértil para se compreender, também, a dinâmica contemporânea das manifestações religiosas que se sustentam na construção de uma origem baseada na ancestralidade italiana e sob o viés do regime noturno das imagens proposto por Durand.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1137
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1137/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 13 (2016): EDIÇÃO ESPECIAL; 42-58
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174563635724288