O Estatuto Semiótico da surpresa em “A Força do Sangue” de Miguel de Cervantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1431 |
Resumo: | A surpresa se relaciona com o evento inesperado, em que o sujeito surpreendido é tomado de sobressalto, porque não tem consciência do que vai acontecer, fica atônito, é possuído por um espanto. Seria, pois, a surpresa, uma paixão semiótica? Qual, afinal, o seu estatuto? Neste fazer interpretativo, procura-se descrever, a partir dos deslocamentos espaciais de duas famílias, uma representante da fidalguia e outra da nobreza, a confrontação de duas classes sociais na Espanha do século de ouro, designação do período clássico em que ocorre o apogeu da cultura espanhola, compreendida desde o Renascimento do século XVI até o Barroco do século XVII. As reflexões aqui postas inspiram-se em Algirdas Julien Greimas, Jacques Fontanille, Claude Zilberberg dentre outros, na perspectiva de mostrar os efeitos de sentido passionais da surpresa na obra englobada da coleção novelas exemplares (1613-1614), também conhecidas como de instâncias, de Miguel de Cervantes, segundo alguns críticos, por simples convencionalismo próprio da época, ou por questão de estética, ou ainda porque podem servir de exemplo às gerações vindouras. |
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O Estatuto Semiótico da surpresa em “A Força do Sangue” de Miguel de CervantesA Força do SangueMiguel de CervantesSemióticaPaixõesSurpresa.A surpresa se relaciona com o evento inesperado, em que o sujeito surpreendido é tomado de sobressalto, porque não tem consciência do que vai acontecer, fica atônito, é possuído por um espanto. Seria, pois, a surpresa, uma paixão semiótica? Qual, afinal, o seu estatuto? Neste fazer interpretativo, procura-se descrever, a partir dos deslocamentos espaciais de duas famílias, uma representante da fidalguia e outra da nobreza, a confrontação de duas classes sociais na Espanha do século de ouro, designação do período clássico em que ocorre o apogeu da cultura espanhola, compreendida desde o Renascimento do século XVI até o Barroco do século XVII. As reflexões aqui postas inspiram-se em Algirdas Julien Greimas, Jacques Fontanille, Claude Zilberberg dentre outros, na perspectiva de mostrar os efeitos de sentido passionais da surpresa na obra englobada da coleção novelas exemplares (1613-1614), também conhecidas como de instâncias, de Miguel de Cervantes, segundo alguns críticos, por simples convencionalismo próprio da época, ou por questão de estética, ou ainda porque podem servir de exemplo às gerações vindouras. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1431REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 15 (2017): VI - Encontro de Estudos Literários; 407 - 4202179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/1431/pdfCopyright (c) 2017 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Valdenildo2020-12-14T23:20:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1431Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-12-14T23:20:55REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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