Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/400 |
Resumo: | Traçando uma leitura embasada em correntes teóricas que justificam o olhar analítico sobre o filme, dado que este é uma mídia que articula linguagem, sons e imagens sendo, portanto, passível de ampliação dos sentidos, pode ser feita uma leitura tanto numa perspectiva metodológica quanto interpretativa. Intenta-se, neste estudo, ler duas mulheres sob a ótica do diretor Alfred Hitchcock em dois longas-metragens: Notorious (1946) e Marnie (1964), objetivando a tessitura de questionamentos sobre os modos como os homens e as mulheres se relacionavam e os comportamentos femininos visados pela sociedade. Encerra-se aqui a noção de que os padrões comportamentais femininos, assim como os masculinos, são construções sócio-históricas e que estes são modelados, desde a infância, pelas instituições sociais; assim como a noção do diretor enquanto autor inscrito numa sociedade, que faz parte e que cria dentro de um sistema de representações e práticas vigentes. |
id |
UEMS-2_f8aefe9a942851f7db868b7a09aee144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/400 |
network_acronym_str |
UEMS-2 |
network_name_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma épocaHitchcockMarnieNotoriousFemininoTraçando uma leitura embasada em correntes teóricas que justificam o olhar analítico sobre o filme, dado que este é uma mídia que articula linguagem, sons e imagens sendo, portanto, passível de ampliação dos sentidos, pode ser feita uma leitura tanto numa perspectiva metodológica quanto interpretativa. Intenta-se, neste estudo, ler duas mulheres sob a ótica do diretor Alfred Hitchcock em dois longas-metragens: Notorious (1946) e Marnie (1964), objetivando a tessitura de questionamentos sobre os modos como os homens e as mulheres se relacionavam e os comportamentos femininos visados pela sociedade. Encerra-se aqui a noção de que os padrões comportamentais femininos, assim como os masculinos, são construções sócio-históricas e que estes são modelados, desde a infância, pelas instituições sociais; assim como a noção do diretor enquanto autor inscrito numa sociedade, que faz parte e que cria dentro de um sistema de representações e práticas vigentes.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/400REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 8 (2014): Questões em torno do marginal: entre a tradição e a inovação; 86 - 1032179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/400/369Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Adriana Falqueto2017-04-07T16:23:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/400Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2017-04-07T16:23:11REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época |
title |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época |
spellingShingle |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época Lemos, Adriana Falqueto Hitchcock Marnie Notorious Feminino |
title_short |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época |
title_full |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época |
title_fullStr |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época |
title_full_unstemmed |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época |
title_sort |
Duas mulheres sob o olhar de Hitchcock: os filmes Notorious (1946) e Marnie (1964) e as mulheres perigosas de uma época |
author |
Lemos, Adriana Falqueto |
author_facet |
Lemos, Adriana Falqueto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Adriana Falqueto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hitchcock Marnie Notorious Feminino |
topic |
Hitchcock Marnie Notorious Feminino |
description |
Traçando uma leitura embasada em correntes teóricas que justificam o olhar analítico sobre o filme, dado que este é uma mídia que articula linguagem, sons e imagens sendo, portanto, passível de ampliação dos sentidos, pode ser feita uma leitura tanto numa perspectiva metodológica quanto interpretativa. Intenta-se, neste estudo, ler duas mulheres sob a ótica do diretor Alfred Hitchcock em dois longas-metragens: Notorious (1946) e Marnie (1964), objetivando a tessitura de questionamentos sobre os modos como os homens e as mulheres se relacionavam e os comportamentos femininos visados pela sociedade. Encerra-se aqui a noção de que os padrões comportamentais femininos, assim como os masculinos, são construções sócio-históricas e que estes são modelados, desde a infância, pelas instituições sociais; assim como a noção do diretor enquanto autor inscrito numa sociedade, que faz parte e que cria dentro de um sistema de representações e práticas vigentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/400 |
url |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/400/369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 1 n. 8 (2014): Questões em torno do marginal: entre a tradição e a inovação; 86 - 103 2179-4456 reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) instacron:UEMS |
instname_str |
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
instacron_str |
UEMS |
institution |
UEMS |
reponame_str |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
collection |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
repository.name.fl_str_mv |
REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com |
_version_ |
1797174563270819840 |