Questões de narratividade em Julio Cortázar e Michelangelo Antonioni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Mayara Regina Pereira Dau
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/891
Resumo: Os filmes são pensados para transmitir ideias, reflexões e para produzir determinados efeitos sob o espectador. Para tal objetivo, a produção fílmica é estruturada com diversos elementos e recursos narrativos, como: tempo e progressão; ritmo e gradação; flashbacks e flashforwards; elipse, índice, metonímia, metáfora, suspense, surpresa, gancho, ironia dramática, entre outros. Para refletir sobre tais elementos cinematográficos, teremos como base o filme Blow-Up, depois daquele beijo (1966), de Michelangelo Antonioni, que teve seu roteiro inspirado no conto “As babas do diabo” (1959), do escritor argentino Julio Cortázar. Ao produzir um diálogo entre filme e obra literária, busca-se ressaltar aspectos utilizados pelos autores para envolver o espectador/leitor na trama narrativa e despertar questionamentos sobre a realidade e a imaginação.
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