Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620 |
Resumo: | Este estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”. Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin. |
id |
UEMT-1_233bca490743ad0df991990af1c286a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2620 |
network_acronym_str |
UEMT-1 |
network_name_str |
Traços de Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do DionísioOralEscritaLinguagemComunicaçãoGêneroMemóriasEste estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”. Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin.Universidade do Estado de Mato Grosso2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 1 n. 1 (2017)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620/2109Copyright (c) 2018 Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancischini, Ariane Wust de FreitasBarros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de2023-06-25T00:28:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2620Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T00:28:41Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio |
title |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio |
spellingShingle |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio Francischini, Ariane Wust de Freitas Oral Escrita Linguagem Comunicação Gênero Memórias |
title_short |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio |
title_full |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio |
title_fullStr |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio |
title_full_unstemmed |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio |
title_sort |
Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio |
author |
Francischini, Ariane Wust de Freitas |
author_facet |
Francischini, Ariane Wust de Freitas Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francischini, Ariane Wust de Freitas Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oral Escrita Linguagem Comunicação Gênero Memórias |
topic |
Oral Escrita Linguagem Comunicação Gênero Memórias |
description |
Este estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”. Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620/2109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 1 n. 1 (2017) 2594-9063 reponame:Traços de Linguagem instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UEMT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UEMT |
institution |
UEMT |
reponame_str |
Traços de Linguagem |
collection |
Traços de Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.tracos@unemat.br |
_version_ |
1808848016181821440 |