Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francischini, Ariane Wust de Freitas
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Traços de Linguagem
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620
Resumo: Este estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”.  Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin.
id UEMT-1_233bca490743ad0df991990af1c286a5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2620
network_acronym_str UEMT-1
network_name_str Traços de Linguagem
repository_id_str
spelling Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do DionísioOralEscritaLinguagemComunicaçãoGêneroMemóriasEste estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”.  Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin.Universidade do Estado de Mato Grosso2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 1 n. 1 (2017)2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620/2109Copyright (c) 2018 Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancischini, Ariane Wust de FreitasBarros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de2023-06-25T00:28:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2620Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T00:28:41Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
title Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
spellingShingle Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
Francischini, Ariane Wust de Freitas
Oral
Escrita
Linguagem
Comunicação
Gênero
Memórias
title_short Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
title_full Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
title_fullStr Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
title_full_unstemmed Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
title_sort Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio
author Francischini, Ariane Wust de Freitas
author_facet Francischini, Ariane Wust de Freitas
Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de
author_role author
author2 Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francischini, Ariane Wust de Freitas
Barros, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de
dc.subject.por.fl_str_mv Oral
Escrita
Linguagem
Comunicação
Gênero
Memórias
topic Oral
Escrita
Linguagem
Comunicação
Gênero
Memórias
description Este estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”.  Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620
url https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/2620/2109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ariane Wust de Freitas Francischini, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 1 n. 1 (2017)
2594-9063
reponame:Traços de Linguagem
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UEMT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UEMT
institution UEMT
reponame_str Traços de Linguagem
collection Traços de Linguagem
repository.name.fl_str_mv Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revista.tracos@unemat.br
_version_ 1808848016181821440