A concorrência padrão x não-padrão em língua escrita: duas variantes em foco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4602 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou o uso variável de ter X haver, com sentido de existir, e ter auxiliar modal na estrutura ter de e ter que seguida de verbo infinitivo, com sentido de necessidade ou obrigação, a fim de verificar se as variantes consideradas não-padrão estão implementadas ou não em língua escrita monitorada. Para tanto, utilizamos como corpus entrevistas veiculadas em dois suportes, Revista Veja, de circulação nacional, e Jornal A Tarde, de circulação regional. Para fundamentar o trabalho, recorremos a pressupostos teóricos de duas vertentes sociolinguísticas, a Variacionista e a Educacional. |
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A concorrência padrão x não-padrão em língua escrita: duas variantes em focoNeste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou o uso variável de ter X haver, com sentido de existir, e ter auxiliar modal na estrutura ter de e ter que seguida de verbo infinitivo, com sentido de necessidade ou obrigação, a fim de verificar se as variantes consideradas não-padrão estão implementadas ou não em língua escrita monitorada. Para tanto, utilizamos como corpus entrevistas veiculadas em dois suportes, Revista Veja, de circulação nacional, e Jornal A Tarde, de circulação regional. Para fundamentar o trabalho, recorremos a pressupostos teóricos de duas vertentes sociolinguísticas, a Variacionista e a Educacional.Universidade do Estado de Mato Grosso2021-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4602Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 4 n. 2 (2020): Sociolinguística/Dialetologia e sua interface com o estudo de Línguas e Ensino2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4602/4168Copyright (c) 2021 TRAÇOS DE LINGUAGEM - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Genivaldo Guimarães dosKanthack, Gessilene Silveira2023-06-24T23:31:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4602Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2023-06-24T23:31:34Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa que investigou o uso variável de ter X haver, com sentido de existir, e ter auxiliar modal na estrutura ter de e ter que seguida de verbo infinitivo, com sentido de necessidade ou obrigação, a fim de verificar se as variantes consideradas não-padrão estão implementadas ou não em língua escrita monitorada. Para tanto, utilizamos como corpus entrevistas veiculadas em dois suportes, Revista Veja, de circulação nacional, e Jornal A Tarde, de circulação regional. Para fundamentar o trabalho, recorremos a pressupostos teóricos de duas vertentes sociolinguísticas, a Variacionista e a Educacional. |
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