O ensino brasileiro e a relação com a democracia na enunciação do indígena
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4359 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar nos enunciados constituídos pela resposta dada por um indígena, estudante de um curso de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a um questionário constituído com o objetivo de compreender os sentidos do ensino do não indígena para o indígena, na sociedade brasileira. Para tanto foi utilizado o dispositivo teórico e metodológico da Semântica do Acontecimento ou Semântica da enunciação, conforme proposta por Guimarães (2002, 2005, 20111, 2018 etc.), em que recorrermos a conceitos como: espaço de enunciação, acontecimento, cena enunciativa, designação e outros, necessários às análises realizadas. Assim, analisamos o funcionamento semântico-enunciativo da palavra “ensino brasileiro” na relação com “democracia” na enunciação do indígena. |
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