O ensino brasileiro e a relação com a democracia na enunciação do indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mairins, Marília Simplício
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Rosimar Regina Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Traços de Linguagem
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/4359
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar nos enunciados constituídos pela resposta dada por um indígena, estudante de um curso de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a um questionário constituído com o objetivo de compreender os sentidos do ensino do não indígena para o indígena, na sociedade brasileira. Para tanto foi utilizado o dispositivo teórico e metodológico da Semântica do Acontecimento ou Semântica da enunciação, conforme proposta por Guimarães (2002, 2005, 20111, 2018 etc.), em que recorrermos a conceitos como: espaço de enunciação, acontecimento, cena enunciativa, designação e outros, necessários às análises realizadas. Assim, analisamos o funcionamento semântico-enunciativo da palavra “ensino brasileiro” na relação com “democracia” na enunciação do indígena.
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