Sobre os níveis de representação da atividade de linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/6578 |
Resumo: | Este artigo aborda os três componentes fundadores da atividade de linguagem propostos por A. Culioli: Representação (a linguagem como atividade cognitiva e simbólica); Referenciação (do que se trata quando se diz o que se diz); Regulação (a intercompreensão e seus fracassos: compreender, compreender-se, fazer-se compreender) em sua articulação com outras formas de atividades cognitivas, mentais, simbólicas e sociais. Examina em particular termos que têm, de um lado, o estatuto e a acepção que lhes são conferidos pela análise linguística na teoria de Culioli e, de outro, uma ancoragem mais geral em outras ciências humanas. |
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Sobre os níveis de representação da atividade de linguagemÀ propos des niveaux de représentation de l’activité de langageÉnonciationReprésentationRéférenciationRégulationEnunciaçãoRepresentaçãoReferenciaçãoRegulaçãoEste artigo aborda os três componentes fundadores da atividade de linguagem propostos por A. Culioli: Representação (a linguagem como atividade cognitiva e simbólica); Referenciação (do que se trata quando se diz o que se diz); Regulação (a intercompreensão e seus fracassos: compreender, compreender-se, fazer-se compreender) em sua articulação com outras formas de atividades cognitivas, mentais, simbólicas e sociais. Examina em particular termos que têm, de um lado, o estatuto e a acepção que lhes são conferidos pela análise linguística na teoria de Culioli e, de outro, uma ancoragem mais geral em outras ciências humanas.Cet article s’intéresse aux trois composantes fondant l’activité de langage développées par A. Culioli : Représentation (le langage comme activité cognitive et symbolique) ; Référenciation (ce dont il s’agit quand est dit ce qui est dit) ; Régulation (l’intercompréhension et ses ratés : comprendre, se comprendre, se faire comprendre) dans leur articulation à d’autres formes d’activités cognitives, mentales, symboliques et sociales. Il examine en particulier des termes qui ont d’un côté le statut et l’acception que leur confère l’analyse linguistique dans la théorie de Culioli et de l’autre un ancrage plus général dans d’autres sciences humaines.Universidade do Estado de Mato Grosso2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/6578Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 5 n. 2 (2021): A atividade de linguagem e sua articulação com as línguas naturais2594-9063reponame:Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/6578/4840Copyright (c) 2022 Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranckel, Jean-Jacques2023-06-25T00:09:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6578Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/PUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oairevista.tracos@unemat.br2594-90632594-9063opendoar:2023-06-25T00:09:40Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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