NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Emily
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Grisotto, Américo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumenta (Online)
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/409
Resumo: A passagem do poder soberano com penas de suplício para o poder disciplinar fundado na constante vigilância pautou os primeiros estudos de Michel Foucault sobre as relações de poder, o qual se modificou ao longo do tempo. No livro “História da Sexualidade”, de 1976, em seu volume I, Foucault apresenta pela primeira vez o termo biopolítica, o qual irá se repetir no livro “Segurança, Território e População”, de 1977, e no livro “O nascimento da biopolitica”, de 1978, esse último tratando, em partes, da biopolitica relacionada ao neoliberalismo da Escola de Chicago, que é o foco do presente trabalho. Será tratada, assim, a passagem das sociedades pautadas na soberania para as sociedades disciplinares, as quais foram trabalhadas por Foucault, e, levando-se em consideração a crise da sociedade disciplinar já observada pelo filósofo, será apresentada a passagem da sociedade disciplinar para a sociedade de controle trabalhada por Gilles Deleuze, analisando-se, então, as novas formas de controle biopolítico presentes nessa sociedade, que é continuação da sociedade disciplinar, e que se centra na cifra, isto é, nas senhas. O objetivo do trabalho, portanto, é a demonstração da passagem das sociedades pautadas na soberania para as sociedades disciplinares até se chegar ao que temos hoje, uma sociedade pautada no controle, buscando-se, a partir disso, a compreensão das relações de poder nessa sociedade. Para isso, a pesquisa se pautará em levantamento bibliográfico. 
id UENP-1_1c72ffe2ccd98b96793607efa0bd2b13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/409
network_acronym_str UENP-1
network_name_str Argumenta (Online)
repository_id_str
spelling NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULTControleBiopolíticaMichel FoucaultA passagem do poder soberano com penas de suplício para o poder disciplinar fundado na constante vigilância pautou os primeiros estudos de Michel Foucault sobre as relações de poder, o qual se modificou ao longo do tempo. No livro “História da Sexualidade”, de 1976, em seu volume I, Foucault apresenta pela primeira vez o termo biopolítica, o qual irá se repetir no livro “Segurança, Território e População”, de 1977, e no livro “O nascimento da biopolitica”, de 1978, esse último tratando, em partes, da biopolitica relacionada ao neoliberalismo da Escola de Chicago, que é o foco do presente trabalho. Será tratada, assim, a passagem das sociedades pautadas na soberania para as sociedades disciplinares, as quais foram trabalhadas por Foucault, e, levando-se em consideração a crise da sociedade disciplinar já observada pelo filósofo, será apresentada a passagem da sociedade disciplinar para a sociedade de controle trabalhada por Gilles Deleuze, analisando-se, então, as novas formas de controle biopolítico presentes nessa sociedade, que é continuação da sociedade disciplinar, e que se centra na cifra, isto é, nas senhas. O objetivo do trabalho, portanto, é a demonstração da passagem das sociedades pautadas na soberania para as sociedades disciplinares até se chegar ao que temos hoje, uma sociedade pautada no controle, buscando-se, a partir disso, a compreensão das relações de poder nessa sociedade. Para isso, a pesquisa se pautará em levantamento bibliográfico. Universidade Estadual do Norte do Paraná2018-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/40910.35356/argumenta.v0i28.1234Argumenta Journal Law; n. 28 (2018): Argumenta Journal Law; 79-1062317-38821676-280010.35356/argumenta.v0i28reponame:Argumenta (Online)instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/409/pdfCopyright (c) 2018 Argumenta Journal Lawinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, EmilyGrisotto, Américo2022-08-16T17:13:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/409Revistahttp://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/indexPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/oai||mestrado.ccsa@uenp.edu.br2317-38821676-2800opendoar:2022-08-16T17:13:13Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT
title NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT
spellingShingle NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT
Garcia, Emily
Controle
Biopolítica
Michel Foucault
title_short NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT
title_full NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT
title_fullStr NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT
title_full_unstemmed NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT
title_sort NOVAS FORMAS DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: UMA LEITURA A PARTIR DE FOUCAULT
author Garcia, Emily
author_facet Garcia, Emily
Grisotto, Américo
author_role author
author2 Grisotto, Américo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Emily
Grisotto, Américo
dc.subject.por.fl_str_mv Controle
Biopolítica
Michel Foucault
topic Controle
Biopolítica
Michel Foucault
description A passagem do poder soberano com penas de suplício para o poder disciplinar fundado na constante vigilância pautou os primeiros estudos de Michel Foucault sobre as relações de poder, o qual se modificou ao longo do tempo. No livro “História da Sexualidade”, de 1976, em seu volume I, Foucault apresenta pela primeira vez o termo biopolítica, o qual irá se repetir no livro “Segurança, Território e População”, de 1977, e no livro “O nascimento da biopolitica”, de 1978, esse último tratando, em partes, da biopolitica relacionada ao neoliberalismo da Escola de Chicago, que é o foco do presente trabalho. Será tratada, assim, a passagem das sociedades pautadas na soberania para as sociedades disciplinares, as quais foram trabalhadas por Foucault, e, levando-se em consideração a crise da sociedade disciplinar já observada pelo filósofo, será apresentada a passagem da sociedade disciplinar para a sociedade de controle trabalhada por Gilles Deleuze, analisando-se, então, as novas formas de controle biopolítico presentes nessa sociedade, que é continuação da sociedade disciplinar, e que se centra na cifra, isto é, nas senhas. O objetivo do trabalho, portanto, é a demonstração da passagem das sociedades pautadas na soberania para as sociedades disciplinares até se chegar ao que temos hoje, uma sociedade pautada no controle, buscando-se, a partir disso, a compreensão das relações de poder nessa sociedade. Para isso, a pesquisa se pautará em levantamento bibliográfico. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/409
10.35356/argumenta.v0i28.1234
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/409
identifier_str_mv 10.35356/argumenta.v0i28.1234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/409/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Argumenta Journal Law
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Argumenta Journal Law
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Argumenta Journal Law; n. 28 (2018): Argumenta Journal Law; 79-106
2317-3882
1676-2800
10.35356/argumenta.v0i28
reponame:Argumenta (Online)
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Argumenta (Online)
collection Argumenta (Online)
repository.name.fl_str_mv Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||mestrado.ccsa@uenp.edu.br
_version_ 1799317443576856576