BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumenta (Online) |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/587 |
Resumo: | O estudo apresenta uma breve reflexão sobre as vicissitudes do ensino jurídico no Brasil e as suas perspectivas no Estado Democrático de Direito. Denota a dissociação do ensino jurídico e da realidade social e suas conseqüências na formação de seus egressos, especialmente no que tange à atuação dos componentes do Judiciário e a ausência de substancialismo nas decisões judiciais. De forma pontual, diante da necessidade de construção de novos paradigmas para o ensino jurídico, apresenta uma crítica à ausências de códigos próprios ao ensino do direito e a reflexão sobre a possibilidade de , em postura luhmaniana, promover um acoplamento estrutural entre ensino e realidade social para um fim substancialista na concretização dos direitos fundamentais. |
id |
UENP-1_7caf3924eea8881c1b8d5149a38704db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/587 |
network_acronym_str |
UENP-1 |
network_name_str |
Argumenta (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMOO estudo apresenta uma breve reflexão sobre as vicissitudes do ensino jurídico no Brasil e as suas perspectivas no Estado Democrático de Direito. Denota a dissociação do ensino jurídico e da realidade social e suas conseqüências na formação de seus egressos, especialmente no que tange à atuação dos componentes do Judiciário e a ausência de substancialismo nas decisões judiciais. De forma pontual, diante da necessidade de construção de novos paradigmas para o ensino jurídico, apresenta uma crítica à ausências de códigos próprios ao ensino do direito e a reflexão sobre a possibilidade de , em postura luhmaniana, promover um acoplamento estrutural entre ensino e realidade social para um fim substancialista na concretização dos direitos fundamentais.Universidade Estadual do Norte do Paraná2013-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/58710.35356/argumenta.v16i16.227Argumenta Journal Law; Argumenta nº 16; 327-3352317-38821676-280010.35356/argumenta.v16i16reponame:Argumenta (Online)instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/587/600Copyright (c) 2014 Revista Argumentainfo:eu-repo/semantics/openAccessTOLEDO, Cláudia Mansani Queda de2022-08-16T13:15:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/587Revistahttp://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/indexPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/oai||mestrado.ccsa@uenp.edu.br2317-38821676-2800opendoar:2022-08-16T13:15:30Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO |
title |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO |
spellingShingle |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO TOLEDO, Cláudia Mansani Queda de |
title_short |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO |
title_full |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO |
title_fullStr |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO |
title_full_unstemmed |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO |
title_sort |
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A CRISE NO ENSINO JURÍDICO, SUAS RELAÇÕES COM O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O SUBSTANCIALISMO |
author |
TOLEDO, Cláudia Mansani Queda de |
author_facet |
TOLEDO, Cláudia Mansani Queda de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TOLEDO, Cláudia Mansani Queda de |
description |
O estudo apresenta uma breve reflexão sobre as vicissitudes do ensino jurídico no Brasil e as suas perspectivas no Estado Democrático de Direito. Denota a dissociação do ensino jurídico e da realidade social e suas conseqüências na formação de seus egressos, especialmente no que tange à atuação dos componentes do Judiciário e a ausência de substancialismo nas decisões judiciais. De forma pontual, diante da necessidade de construção de novos paradigmas para o ensino jurídico, apresenta uma crítica à ausências de códigos próprios ao ensino do direito e a reflexão sobre a possibilidade de , em postura luhmaniana, promover um acoplamento estrutural entre ensino e realidade social para um fim substancialista na concretização dos direitos fundamentais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/587 10.35356/argumenta.v16i16.227 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/587 |
identifier_str_mv |
10.35356/argumenta.v16i16.227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/587/600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Argumenta info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Argumenta |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Norte do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Norte do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Argumenta Journal Law; Argumenta nº 16; 327-335 2317-3882 1676-2800 10.35356/argumenta.v16i16 reponame:Argumenta (Online) instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Argumenta (Online) |
collection |
Argumenta (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mestrado.ccsa@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317444439834624 |