TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turessi, Flávio Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ponte, Antonio Carlos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumenta (Online)
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/283
Resumo: A partir de uma pesquisa teórica do ordenamento jurídico, pelo método lógico-indutivo, o presente estudo tem o objetivo de analisar as recentes transformações operadas no sistema de justiça criminal brasileiro, em especial no regime jurídico do Ministério Público no processo penal, de um lado com a ampliação da ingerência penal na tutela de bens e interesses difusos e, de outro, com a flexibilização do princípio da obrigatoriedade da ação penal pública, pela aceitação da via consensual na solução de controvérsias penais, e os limites de disposição da ação penal pública, nessa quadra de atuação, diante de um sistema acusatório de cariz romano-germânico, concluindo pela necessidade da instituição de um processo penal coletivo que prestigie a vítima difusa, a reparação coletiva de danos, e apontando a insuficiência da via negociada de aplicação da lei penal, por meio de concessões recíprocas, em determinados casos, diante de uma extraordinária dispersão dos lesados, decorrência da diretriz traçada pelo princípio da proporcionalidade e vedação da proteção penal insuficiente.
id UENP-1_8710134f47d0c8575df3fc6199ff53d4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/283
network_acronym_str UENP-1
network_name_str Argumenta (Online)
repository_id_str
spelling TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICOMinistério Público. Bens jurídico-penais difusos. Ofensividade. Justiça penal negociada. Princípio da proporcionalidade.Tutela penal de interesses difusosA partir de uma pesquisa teórica do ordenamento jurídico, pelo método lógico-indutivo, o presente estudo tem o objetivo de analisar as recentes transformações operadas no sistema de justiça criminal brasileiro, em especial no regime jurídico do Ministério Público no processo penal, de um lado com a ampliação da ingerência penal na tutela de bens e interesses difusos e, de outro, com a flexibilização do princípio da obrigatoriedade da ação penal pública, pela aceitação da via consensual na solução de controvérsias penais, e os limites de disposição da ação penal pública, nessa quadra de atuação, diante de um sistema acusatório de cariz romano-germânico, concluindo pela necessidade da instituição de um processo penal coletivo que prestigie a vítima difusa, a reparação coletiva de danos, e apontando a insuficiência da via negociada de aplicação da lei penal, por meio de concessões recíprocas, em determinados casos, diante de uma extraordinária dispersão dos lesados, decorrência da diretriz traçada pelo princípio da proporcionalidade e vedação da proteção penal insuficiente.Universidade Estadual do Norte do Paraná2022-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/28310.35356/argumenta.v0i36.2636Argumenta Journal Law; n. 36 (2022): ARGUMENTA JOURNAL LAW; 343-3742317-38821676-280010.35356/argumenta.v0i36reponame:Argumenta (Online)instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/283/pdfCopyright (c) 2022 Argumenta Journal Lawinfo:eu-repo/semantics/openAccessTuressi, Flávio EduardoPonte, Antonio Carlos da2023-02-02T07:01:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/283Revistahttp://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/indexPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/oai||mestrado.ccsa@uenp.edu.br2317-38821676-2800opendoar:2023-02-02T07:01:54Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
title TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
spellingShingle TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Turessi, Flávio Eduardo
Ministério Público. Bens jurídico-penais difusos. Ofensividade. Justiça penal negociada. Princípio da proporcionalidade.
Tutela penal de interesses difusos
title_short TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
title_full TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
title_fullStr TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
title_full_unstemmed TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
title_sort TUTELA PENAL DE INTERESSES DIFUSOS, JUSTIÇA PENAL NEGOCIADA E OS NOVOS DESAFIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO
author Turessi, Flávio Eduardo
author_facet Turessi, Flávio Eduardo
Ponte, Antonio Carlos da
author_role author
author2 Ponte, Antonio Carlos da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Turessi, Flávio Eduardo
Ponte, Antonio Carlos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ministério Público. Bens jurídico-penais difusos. Ofensividade. Justiça penal negociada. Princípio da proporcionalidade.
Tutela penal de interesses difusos
topic Ministério Público. Bens jurídico-penais difusos. Ofensividade. Justiça penal negociada. Princípio da proporcionalidade.
Tutela penal de interesses difusos
description A partir de uma pesquisa teórica do ordenamento jurídico, pelo método lógico-indutivo, o presente estudo tem o objetivo de analisar as recentes transformações operadas no sistema de justiça criminal brasileiro, em especial no regime jurídico do Ministério Público no processo penal, de um lado com a ampliação da ingerência penal na tutela de bens e interesses difusos e, de outro, com a flexibilização do princípio da obrigatoriedade da ação penal pública, pela aceitação da via consensual na solução de controvérsias penais, e os limites de disposição da ação penal pública, nessa quadra de atuação, diante de um sistema acusatório de cariz romano-germânico, concluindo pela necessidade da instituição de um processo penal coletivo que prestigie a vítima difusa, a reparação coletiva de danos, e apontando a insuficiência da via negociada de aplicação da lei penal, por meio de concessões recíprocas, em determinados casos, diante de uma extraordinária dispersão dos lesados, decorrência da diretriz traçada pelo princípio da proporcionalidade e vedação da proteção penal insuficiente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/283
10.35356/argumenta.v0i36.2636
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/283
identifier_str_mv 10.35356/argumenta.v0i36.2636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/283/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Argumenta Journal Law
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Argumenta Journal Law
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Norte do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Argumenta Journal Law; n. 36 (2022): ARGUMENTA JOURNAL LAW; 343-374
2317-3882
1676-2800
10.35356/argumenta.v0i36
reponame:Argumenta (Online)
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Argumenta (Online)
collection Argumenta (Online)
repository.name.fl_str_mv Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||mestrado.ccsa@uenp.edu.br
_version_ 1799317443145891840