Mulheres difamadas: segregação feminina entre católicos e puritanos no séc. XIX
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/169 |
Resumo: | O papel atribuído à mulher no corpo social moderno modificou-se através dos séculos, mas a figura feminina ainda sofre com o legado do sistema patriarcal. Assim sendo, este artigo procurou compreender a exclusão e a difamação da mulher em comunidades de católicos e puritanos nos romances Lucíola, de José de Alencar, e A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne, em meados do século XIX. A exclusão social de Lúcia e Hester Prynne, as heroínas dos romances em análise, é resultado de uma cruel estratégia de difamação pública e do padrão de normalidade idealizado por religiões extremistas ou moralistas daquele contexto. Católicos e puritanos revelam a hipocrisia existente em suas comunidades, dissimulando os vícios morais praticados pelos ícones do poder patriarcal, minimizando o papel da mulher e submetendo-a a uma espécie de controle da liberdade social e afetiva. Portanto, a desonra e a segregação dessas personagens ocorrem porque ambas tentam romper com os paradigmas estabelecidos. Para alcançar o propósito desta pesquisa, uma análise do corpus literário escolhido, uma revisão histórica das sociedades em análise, bem como uma breve consideração sobre o romantismo foram realizadas. |
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Mulheres difamadas: segregação feminina entre católicos e puritanos no séc. XIXIntolerância Religiosa. Romantismo. Mulher e Sociedade. Literatura e História.O papel atribuído à mulher no corpo social moderno modificou-se através dos séculos, mas a figura feminina ainda sofre com o legado do sistema patriarcal. Assim sendo, este artigo procurou compreender a exclusão e a difamação da mulher em comunidades de católicos e puritanos nos romances Lucíola, de José de Alencar, e A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne, em meados do século XIX. A exclusão social de Lúcia e Hester Prynne, as heroínas dos romances em análise, é resultado de uma cruel estratégia de difamação pública e do padrão de normalidade idealizado por religiões extremistas ou moralistas daquele contexto. Católicos e puritanos revelam a hipocrisia existente em suas comunidades, dissimulando os vícios morais praticados pelos ícones do poder patriarcal, minimizando o papel da mulher e submetendo-a a uma espécie de controle da liberdade social e afetiva. Portanto, a desonra e a segregação dessas personagens ocorrem porque ambas tentam romper com os paradigmas estabelecidos. Para alcançar o propósito desta pesquisa, uma análise do corpus literário escolhido, uma revisão histórica das sociedades em análise, bem como uma breve consideração sobre o romantismo foram realizadas.Claraboia2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/169Claraboia; n. 11 (2019): literatura; 107-1222357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/169/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno, Luís AndréPereira, Lara Portilho2022-08-12T17:36:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/169Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:29Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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