UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373 |
Resumo: | Este artigo tem como base uma pesquisa de teor interventivo, situada no âmbito do letramento literário, cujo corpus é o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Esta pesquisa é motivada pelo trabalho com o gênero memorialístico, considerando-se como público-alvo estudantes do 9.º ano do ensino fundamental. As teorias utilizadas são a Semiótica greimasiana, mais especificamente a Semiótica Tensiva, proposta por Claude Zilberberg, com os desdobramentos propostos pelas pesquisas de Mariana Luz Pessoa de Barros, formuladora dos conceitos de memória do acontecido e memória-acontecimento. Por meio desse embasamento teórico, aplicado às etapas de trabalho com o texto literário propostas por Rildo Cosson, e do aporte da Lei n.º 9.394/96, com seus derivados normativos, particularmente a Base Nacional Comum Curricular, foi produzido, como ferramenta didático-pedagógica, um caderno de atividades, acompanhado de instruções sobre procedimentos de aplicação para docentes que atuam no nível fundamental – anos finais. Palavras-chave: Quarto de despejo. Memorialismo. Semiótica Discursiva. Letramento literário. |
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UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANAEste artigo tem como base uma pesquisa de teor interventivo, situada no âmbito do letramento literário, cujo corpus é o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Esta pesquisa é motivada pelo trabalho com o gênero memorialístico, considerando-se como público-alvo estudantes do 9.º ano do ensino fundamental. As teorias utilizadas são a Semiótica greimasiana, mais especificamente a Semiótica Tensiva, proposta por Claude Zilberberg, com os desdobramentos propostos pelas pesquisas de Mariana Luz Pessoa de Barros, formuladora dos conceitos de memória do acontecido e memória-acontecimento. Por meio desse embasamento teórico, aplicado às etapas de trabalho com o texto literário propostas por Rildo Cosson, e do aporte da Lei n.º 9.394/96, com seus derivados normativos, particularmente a Base Nacional Comum Curricular, foi produzido, como ferramenta didático-pedagógica, um caderno de atividades, acompanhado de instruções sobre procedimentos de aplicação para docentes que atuam no nível fundamental – anos finais. Palavras-chave: Quarto de despejo. Memorialismo. Semiótica Discursiva. Letramento literário.Claraboia2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373Claraboia; n. 21 (2024): SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373/1126Copyright (c) 2024 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA ANDRADE, KÁREN APARECIDA2024-03-28T01:48:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1373Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2024-03-28T01:48:48Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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