UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUSA ANDRADE, KÁREN APARECIDA
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373
Resumo: Este artigo tem como base uma pesquisa de teor interventivo, situada no âmbito do letramento literário, cujo corpus é o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Esta pesquisa é motivada pelo trabalho com o gênero memorialístico, considerando-se como público-alvo estudantes do 9.º ano do ensino fundamental. As teorias utilizadas são a Semiótica greimasiana, mais especificamente a Semiótica Tensiva, proposta por Claude Zilberberg, com os desdobramentos propostos pelas pesquisas de Mariana Luz Pessoa de Barros, formuladora dos conceitos de memória do acontecido e memória-acontecimento. Por meio desse embasamento teórico, aplicado às etapas de trabalho com o texto literário propostas por Rildo Cosson, e  do aporte da Lei n.º 9.394/96, com seus derivados normativos, particularmente a Base Nacional Comum Curricular, foi produzido, como ferramenta didático-pedagógica, um caderno de atividades, acompanhado de instruções sobre procedimentos de aplicação para docentes que atuam no nível fundamental – anos finais.   Palavras-chave: Quarto de despejo. Memorialismo. Semiótica Discursiva. Letramento literário.
id UENP-2_1a29d7f8018021150ff0ef5d52ae09a8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1373
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANAEste artigo tem como base uma pesquisa de teor interventivo, situada no âmbito do letramento literário, cujo corpus é o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Esta pesquisa é motivada pelo trabalho com o gênero memorialístico, considerando-se como público-alvo estudantes do 9.º ano do ensino fundamental. As teorias utilizadas são a Semiótica greimasiana, mais especificamente a Semiótica Tensiva, proposta por Claude Zilberberg, com os desdobramentos propostos pelas pesquisas de Mariana Luz Pessoa de Barros, formuladora dos conceitos de memória do acontecido e memória-acontecimento. Por meio desse embasamento teórico, aplicado às etapas de trabalho com o texto literário propostas por Rildo Cosson, e  do aporte da Lei n.º 9.394/96, com seus derivados normativos, particularmente a Base Nacional Comum Curricular, foi produzido, como ferramenta didático-pedagógica, um caderno de atividades, acompanhado de instruções sobre procedimentos de aplicação para docentes que atuam no nível fundamental – anos finais.   Palavras-chave: Quarto de despejo. Memorialismo. Semiótica Discursiva. Letramento literário.Claraboia2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373Claraboia; n. 21 (2024): SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373/1126Copyright (c) 2024 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUSA ANDRADE, KÁREN APARECIDA2024-03-28T01:48:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1373Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2024-03-28T01:48:48Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
title UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
spellingShingle UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
DE SOUSA ANDRADE, KÁREN APARECIDA
title_short UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
title_full UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
title_fullStr UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
title_full_unstemmed UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
title_sort UMA LEITURA DE QUARTO DE DESPEJO A PARTIR DA SEMIÓTICA GREIMASIANA
author DE SOUSA ANDRADE, KÁREN APARECIDA
author_facet DE SOUSA ANDRADE, KÁREN APARECIDA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE SOUSA ANDRADE, KÁREN APARECIDA
description Este artigo tem como base uma pesquisa de teor interventivo, situada no âmbito do letramento literário, cujo corpus é o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. Esta pesquisa é motivada pelo trabalho com o gênero memorialístico, considerando-se como público-alvo estudantes do 9.º ano do ensino fundamental. As teorias utilizadas são a Semiótica greimasiana, mais especificamente a Semiótica Tensiva, proposta por Claude Zilberberg, com os desdobramentos propostos pelas pesquisas de Mariana Luz Pessoa de Barros, formuladora dos conceitos de memória do acontecido e memória-acontecimento. Por meio desse embasamento teórico, aplicado às etapas de trabalho com o texto literário propostas por Rildo Cosson, e  do aporte da Lei n.º 9.394/96, com seus derivados normativos, particularmente a Base Nacional Comum Curricular, foi produzido, como ferramenta didático-pedagógica, um caderno de atividades, acompanhado de instruções sobre procedimentos de aplicação para docentes que atuam no nível fundamental – anos finais.   Palavras-chave: Quarto de despejo. Memorialismo. Semiótica Discursiva. Letramento literário.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1373/1126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 21 (2024): SEMIÓTICA DIDÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE SEMIÓTICA E ENSINO
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421862944768