A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sara Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1180
Resumo: O papel da poesia para a infância na educação formal tem sido objeto de diversos estudos como os de Balça e Azevedo (2017), Melo (2012) ou Osório (2015) que têm demonstrado a sua secundarização no plano na ação docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua abordagem parece alicerçar-se em práticas tecnicistas, como têm acentuado alguns investigadores, designadamente Butlen (2018) ou Jagher e Mello (2021). Com base no reconhecimento da necessidade de emancipação da abordagem da poesia que vise as suas potencialidades estético-literárias, esta reflexão, enquadrada no âmbito de investigação em doutoramento, com o apoio financeiro da FCT, procura discutir e analisar criticamente as mudanças ocorridas na última década sobre o lugar da poesia nos documentos curriculares, por ocuparem um papel de destaque na orientação do ensino em Portugal. Embora seja reconhecida a importância da Educação Literária na formação de leitores e estejam clarificadas estratégias de exploração de textos narrativos, o texto poético padece de menor incidência de forma focada, revelando certas confusões concetuais sobre as suas finalidades, meios a partir dos quais poderia ser explorado e com ele articulado competências leitoras e literárias. A metodologia utilizada foi a análise documental de seis documentos orientadores/curriculares, incidindo em pontos de comparação sobre os valores intrínsecos e educacionais da poesia. Como aporte teórico, recorreu-se aos contributos de Cervera (1992), Mendoza Fillola (2004), Reis (2001) ou Siméon (2015) como auxílio para compreender a especificidade da linguagem poética e as potencialidades deste modo literário no início da formação de primeiros leitores.
id UENP-2_26ed2869488b785177f39a4faa029854
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1180
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADAPoesia no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação literáriaFormação de primeiros leitoresO papel da poesia para a infância na educação formal tem sido objeto de diversos estudos como os de Balça e Azevedo (2017), Melo (2012) ou Osório (2015) que têm demonstrado a sua secundarização no plano na ação docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua abordagem parece alicerçar-se em práticas tecnicistas, como têm acentuado alguns investigadores, designadamente Butlen (2018) ou Jagher e Mello (2021). Com base no reconhecimento da necessidade de emancipação da abordagem da poesia que vise as suas potencialidades estético-literárias, esta reflexão, enquadrada no âmbito de investigação em doutoramento, com o apoio financeiro da FCT, procura discutir e analisar criticamente as mudanças ocorridas na última década sobre o lugar da poesia nos documentos curriculares, por ocuparem um papel de destaque na orientação do ensino em Portugal. Embora seja reconhecida a importância da Educação Literária na formação de leitores e estejam clarificadas estratégias de exploração de textos narrativos, o texto poético padece de menor incidência de forma focada, revelando certas confusões concetuais sobre as suas finalidades, meios a partir dos quais poderia ser explorado e com ele articulado competências leitoras e literárias. A metodologia utilizada foi a análise documental de seis documentos orientadores/curriculares, incidindo em pontos de comparação sobre os valores intrínsecos e educacionais da poesia. Como aporte teórico, recorreu-se aos contributos de Cervera (1992), Mendoza Fillola (2004), Reis (2001) ou Siméon (2015) como auxílio para compreender a especificidade da linguagem poética e as potencialidades deste modo literário no início da formação de primeiros leitores.Claraboia2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1180Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1180/pdfCopyright (c) 2023 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Sara Lima2023-10-06T16:10:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1180Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2023-10-06T16:10:39Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA
title A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA
spellingShingle A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA
Alves, Sara Lima
Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação literária
Formação de primeiros leitores
title_short A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA
title_full A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA
title_fullStr A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA
title_full_unstemmed A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA
title_sort A POESIA PARA A INFÂNCIA NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL: REFLEXÃO SOBRE MUDANÇAS NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NA ÚLTIMA DÉCADA
author Alves, Sara Lima
author_facet Alves, Sara Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Sara Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação literária
Formação de primeiros leitores
topic Poesia no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação literária
Formação de primeiros leitores
description O papel da poesia para a infância na educação formal tem sido objeto de diversos estudos como os de Balça e Azevedo (2017), Melo (2012) ou Osório (2015) que têm demonstrado a sua secundarização no plano na ação docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua abordagem parece alicerçar-se em práticas tecnicistas, como têm acentuado alguns investigadores, designadamente Butlen (2018) ou Jagher e Mello (2021). Com base no reconhecimento da necessidade de emancipação da abordagem da poesia que vise as suas potencialidades estético-literárias, esta reflexão, enquadrada no âmbito de investigação em doutoramento, com o apoio financeiro da FCT, procura discutir e analisar criticamente as mudanças ocorridas na última década sobre o lugar da poesia nos documentos curriculares, por ocuparem um papel de destaque na orientação do ensino em Portugal. Embora seja reconhecida a importância da Educação Literária na formação de leitores e estejam clarificadas estratégias de exploração de textos narrativos, o texto poético padece de menor incidência de forma focada, revelando certas confusões concetuais sobre as suas finalidades, meios a partir dos quais poderia ser explorado e com ele articulado competências leitoras e literárias. A metodologia utilizada foi a análise documental de seis documentos orientadores/curriculares, incidindo em pontos de comparação sobre os valores intrínsecos e educacionais da poesia. Como aporte teórico, recorreu-se aos contributos de Cervera (1992), Mendoza Fillola (2004), Reis (2001) ou Siméon (2015) como auxílio para compreender a especificidade da linguagem poética e as potencialidades deste modo literário no início da formação de primeiros leitores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1180
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1180/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 20 (2023): A FORMAÇÃO DE MEDIADORES E DE LEITORES LITERÁRIOS EM CONTEXTOS DIVERSOS
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422782545920