Vygotsky e o interacionismo sociodiscursivo: um estudo sobre o desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/160 |
Resumo: | O presente artigo discute as bases interacionistas de Vygotsky (2008), centradas no desenvolvimento humano. Noção essa que fundamenta o quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD). Com base nisso, realizamos uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de articular as proposições teóricas de Vygotsky (2008) com as noções do ISD. Dessa forma, para apresentarmos as contribuições da perspectiva interacionista de Vygotsky, priorizamos os estudos sobre a formação de conceitos, com o intuito de compreender o processo de desenvolvimento humano. Em sequência, buscamos ampliar essa compreensão através de uma articulação com a perspectiva do ISD. As discussões suscitadas ao longo desse trabalho contribuíram para uma reflexão sobre o quadro interacionista de Vygotsky, demonstrando a importância da relação entre a linguagem e o pensamento para o processo de desenvolvimento humano. Do mesmo modo, indicaram que esse quadro de desenvolvimento humano serve de fundamento para as noções do ISD. O ISD parte desses princípios teóricos e busca ampliá-los, considerando as ações significantes e o discurso como unidades psicológicas de análise que contribuem para o desenvolvimento psicológico da criança. |
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O presente artigo discute as bases interacionistas de Vygotsky (2008), centradas no desenvolvimento humano. Noção essa que fundamenta o quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD). Com base nisso, realizamos uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de articular as proposições teóricas de Vygotsky (2008) com as noções do ISD. Dessa forma, para apresentarmos as contribuições da perspectiva interacionista de Vygotsky, priorizamos os estudos sobre a formação de conceitos, com o intuito de compreender o processo de desenvolvimento humano. Em sequência, buscamos ampliar essa compreensão através de uma articulação com a perspectiva do ISD. As discussões suscitadas ao longo desse trabalho contribuíram para uma reflexão sobre o quadro interacionista de Vygotsky, demonstrando a importância da relação entre a linguagem e o pensamento para o processo de desenvolvimento humano. Do mesmo modo, indicaram que esse quadro de desenvolvimento humano serve de fundamento para as noções do ISD. O ISD parte desses princípios teóricos e busca ampliá-los, considerando as ações significantes e o discurso como unidades psicológicas de análise que contribuem para o desenvolvimento psicológico da criança. |
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