Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Fernandes, Ivani Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/38
Resumo: O presente trabalho objetiva refletir sobre os enlaces entre noções enunciativas e argumentativas a partir do texto “Puro Lula, o mais autêntico”, de Roberto Pompeu de Toledo, publicado em 11/08/2010 na revista Veja. Nesse ensaio, observamos como a argumentação se estrutura a partir de uma reflexão sobre o próprio processo argumentativo, esboçando um discurso meta-argumentativo em sua essência. Tratados como um problema de ordem textual, em particular de natureza estrutural, como uma questão lógica ou como uma estratégia pragmática discursiva, os estudos argumentativos revelam sua natureza multidisciplinar. No entanto, em alguns casos, tais trabalhos negligenciam um aspecto de extrema importância: como forma e sentido se entrelaçam para esboçar a imagem de si e a do Outro. Essa discussão nos permite discutir de que modo se estabelecem a imagem de si e a do Outro, implicando a questão do ethos e da alteridade, em um discurso de natureza meta-argumentativa, a partir de noções teóricas presentes na Linguística da Enunciação e na Retórica, e dos pressupostos metodológicos do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Desse modo, tal discussão permite enfocar a importância da materialidade linguística, conjugada aos efeitos de sentido em um discurso argumentativo, como guia de uma análise sobre os mecanismos persuasivos.
id UENP-2_303069f36683e337fb8f611770eeaa84
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivoArgumentação. Enunciação. Ethos. Efeitos de sentido.O presente trabalho objetiva refletir sobre os enlaces entre noções enunciativas e argumentativas a partir do texto “Puro Lula, o mais autêntico”, de Roberto Pompeu de Toledo, publicado em 11/08/2010 na revista Veja. Nesse ensaio, observamos como a argumentação se estrutura a partir de uma reflexão sobre o próprio processo argumentativo, esboçando um discurso meta-argumentativo em sua essência. Tratados como um problema de ordem textual, em particular de natureza estrutural, como uma questão lógica ou como uma estratégia pragmática discursiva, os estudos argumentativos revelam sua natureza multidisciplinar. No entanto, em alguns casos, tais trabalhos negligenciam um aspecto de extrema importância: como forma e sentido se entrelaçam para esboçar a imagem de si e a do Outro. Essa discussão nos permite discutir de que modo se estabelecem a imagem de si e a do Outro, implicando a questão do ethos e da alteridade, em um discurso de natureza meta-argumentativa, a partir de noções teóricas presentes na Linguística da Enunciação e na Retórica, e dos pressupostos metodológicos do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Desse modo, tal discussão permite enfocar a importância da materialidade linguística, conjugada aos efeitos de sentido em um discurso argumentativo, como guia de uma análise sobre os mecanismos persuasivos.Claraboia2014-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/38Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 166-1812357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/38/pdf_23Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Fernandes, Ivani Cristina2022-08-12T17:31:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:31:08Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo
title Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo
spellingShingle Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo
Silva Fernandes, Ivani Cristina
Argumentação. Enunciação. Ethos. Efeitos de sentido.
title_short Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo
title_full Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo
title_fullStr Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo
title_full_unstemmed Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo
title_sort Relações enunciativas e argumentativas na construção do sujeito discursivo
author Silva Fernandes, Ivani Cristina
author_facet Silva Fernandes, Ivani Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Fernandes, Ivani Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação. Enunciação. Ethos. Efeitos de sentido.
topic Argumentação. Enunciação. Ethos. Efeitos de sentido.
description O presente trabalho objetiva refletir sobre os enlaces entre noções enunciativas e argumentativas a partir do texto “Puro Lula, o mais autêntico”, de Roberto Pompeu de Toledo, publicado em 11/08/2010 na revista Veja. Nesse ensaio, observamos como a argumentação se estrutura a partir de uma reflexão sobre o próprio processo argumentativo, esboçando um discurso meta-argumentativo em sua essência. Tratados como um problema de ordem textual, em particular de natureza estrutural, como uma questão lógica ou como uma estratégia pragmática discursiva, os estudos argumentativos revelam sua natureza multidisciplinar. No entanto, em alguns casos, tais trabalhos negligenciam um aspecto de extrema importância: como forma e sentido se entrelaçam para esboçar a imagem de si e a do Outro. Essa discussão nos permite discutir de que modo se estabelecem a imagem de si e a do Outro, implicando a questão do ethos e da alteridade, em um discurso de natureza meta-argumentativa, a partir de noções teóricas presentes na Linguística da Enunciação e na Retórica, e dos pressupostos metodológicos do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Desse modo, tal discussão permite enfocar a importância da materialidade linguística, conjugada aos efeitos de sentido em um discurso argumentativo, como guia de uma análise sobre os mecanismos persuasivos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/38
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/38/pdf_23
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 166-181
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421898596352