O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penha Santos, Francisca Jacqueline
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/223
Resumo: O nosso trabalho tem como escopo principal verificar as formas de entrelaçamento entre as sequências textuais num texto verbo-imagético, demonstrando a subversão dessas sequências numa dada situação de interação. Para tal intento, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Adam (2011, 2019) atinentes às Sequências Textuais; quanto à configuração das Tirinhas recorremos a Ramos (2013, 2017) e em relação ao Gênero Discursivo nossa referência vem de Bakhtin (2011[1979]; 2012[1929]). Em seguida abordamos as categorias de análise da Gramática do Design Visual (GDV), formuladas por Gunther Kress e Theo van Leeuwen (2006; 2010), para contemplar as análises tanto do conteúdo verbal quanto do imagético que compõem o texto. Diante do exposto, percebemos, então, a necessidade de analisarmos os elementos prototípicos das sequências textuais em textos multimodais, uma vez que esse último é uma realidade em nossa sociedade atual. Observamos que na análise da tirinha da Mafalda, a sequência dominante compartilhada no repertório cultural dos interlocutores é a sequência narrativa, contudo identificamos que a sequência prototípica de base no texto é a argumentativa, sendo que a narratividade é um dos elementos estruturadores da argumentação.
id UENP-2_41572574c7d0c89fa1396ab620161560
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/223
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo TirinhasSequências textuaisTirinhasArgumentaçãoGênero discursivoTextos multissemióticosO nosso trabalho tem como escopo principal verificar as formas de entrelaçamento entre as sequências textuais num texto verbo-imagético, demonstrando a subversão dessas sequências numa dada situação de interação. Para tal intento, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Adam (2011, 2019) atinentes às Sequências Textuais; quanto à configuração das Tirinhas recorremos a Ramos (2013, 2017) e em relação ao Gênero Discursivo nossa referência vem de Bakhtin (2011[1979]; 2012[1929]). Em seguida abordamos as categorias de análise da Gramática do Design Visual (GDV), formuladas por Gunther Kress e Theo van Leeuwen (2006; 2010), para contemplar as análises tanto do conteúdo verbal quanto do imagético que compõem o texto. Diante do exposto, percebemos, então, a necessidade de analisarmos os elementos prototípicos das sequências textuais em textos multimodais, uma vez que esse último é uma realidade em nossa sociedade atual. Observamos que na análise da tirinha da Mafalda, a sequência dominante compartilhada no repertório cultural dos interlocutores é a sequência narrativa, contudo identificamos que a sequência prototípica de base no texto é a argumentativa, sendo que a narratividade é um dos elementos estruturadores da argumentação.Claraboia2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/223Claraboia; n. 17 (2022): linguística2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/223/pdfCopyright (c) 2021 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessPenha Santos, Francisca Jacqueline2022-08-12T15:31:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/223Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:31:37Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas
title O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas
spellingShingle O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas
Penha Santos, Francisca Jacqueline
Sequências textuais
Tirinhas
Argumentação
Gênero discursivo
Textos multissemióticos
title_short O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas
title_full O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas
title_fullStr O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas
title_full_unstemmed O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas
title_sort O entrelaçamento das sequências textuais no gênero discursivo Tirinhas
author Penha Santos, Francisca Jacqueline
author_facet Penha Santos, Francisca Jacqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penha Santos, Francisca Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Sequências textuais
Tirinhas
Argumentação
Gênero discursivo
Textos multissemióticos
topic Sequências textuais
Tirinhas
Argumentação
Gênero discursivo
Textos multissemióticos
description O nosso trabalho tem como escopo principal verificar as formas de entrelaçamento entre as sequências textuais num texto verbo-imagético, demonstrando a subversão dessas sequências numa dada situação de interação. Para tal intento, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de Adam (2011, 2019) atinentes às Sequências Textuais; quanto à configuração das Tirinhas recorremos a Ramos (2013, 2017) e em relação ao Gênero Discursivo nossa referência vem de Bakhtin (2011[1979]; 2012[1929]). Em seguida abordamos as categorias de análise da Gramática do Design Visual (GDV), formuladas por Gunther Kress e Theo van Leeuwen (2006; 2010), para contemplar as análises tanto do conteúdo verbal quanto do imagético que compõem o texto. Diante do exposto, percebemos, então, a necessidade de analisarmos os elementos prototípicos das sequências textuais em textos multimodais, uma vez que esse último é uma realidade em nossa sociedade atual. Observamos que na análise da tirinha da Mafalda, a sequência dominante compartilhada no repertório cultural dos interlocutores é a sequência narrativa, contudo identificamos que a sequência prototípica de base no texto é a argumentativa, sendo que a narratividade é um dos elementos estruturadores da argumentação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/223
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/223/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 17 (2022): linguística
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422677688320