Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249 |
Resumo: | O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil. |
id |
UENP-2_47b6a15f6f026dc800107a6efa1387d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/249 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexõesCírculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação.O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBonqueves Fadanelli, SabrinaDall'Agnol, Samira2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/249Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões |
title |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões |
spellingShingle |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões Bonqueves Fadanelli, Sabrina Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação. |
title_short |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões |
title_full |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões |
title_fullStr |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões |
title_full_unstemmed |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões |
title_sort |
Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões |
author |
Bonqueves Fadanelli, Sabrina |
author_facet |
Bonqueves Fadanelli, Sabrina Dall'Agnol, Samira |
author_role |
author |
author2 |
Dall'Agnol, Samira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonqueves Fadanelli, Sabrina Dall'Agnol, Samira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação. |
topic |
Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação. |
description |
O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422711242752 |