Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonqueves Fadanelli, Sabrina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dall'Agnol, Samira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249
Resumo: O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil.
id UENP-2_47b6a15f6f026dc800107a6efa1387d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/249
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexõesCírculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação.O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBonqueves Fadanelli, SabrinaDall'Agnol, Samira2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/249Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
title Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
spellingShingle Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
Bonqueves Fadanelli, Sabrina
Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação.
title_short Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
title_full Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
title_fullStr Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
title_full_unstemmed Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
title_sort Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões
author Bonqueves Fadanelli, Sabrina
author_facet Bonqueves Fadanelli, Sabrina
Dall'Agnol, Samira
author_role author
author2 Dall'Agnol, Samira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonqueves Fadanelli, Sabrina
Dall'Agnol, Samira
dc.subject.por.fl_str_mv Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação.
topic Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação.
description O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/249/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422711242752