O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos Pinto, Vera Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/36
Resumo: Neste artigo, objetivamos analisar as ocorrências morfossintáticas para as questões de número 07 e 09 do Questionário Morfossintático (QMS), que faz parte do projeto do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB): o feminino de chefe e o feminino de presidente. Para a análise, escolhemos como corpus as respostas de informantes de seis capitais de três regiões do Brasil: a região Sul (Curitiba e Florianópolis), a região Nordeste (Fortaleza e Salvador), a região Sudeste (São Paulo e Belo Horizonte). Com este estudo, pretendemos investigar: a) as variantes diatópicas e variantes diastráticas na construção morfológica para a flexão de gênero feminino dos substantivos chefe e presidente; b) verificar o número de registros entre os sexos, as faixas etárias e nível de escolaridade dos informantes das seis capitais mencionadas, a fim de chegarmos a um veredito sobre o uso mais corrente da flexão dessas palavras para o gênero feminino, se é a variante formal, a chefe/ a presidente ou a variante informal, chefa /presidenta; c) refletir sobre o uso do feminino dessas palavras no contexto atual, com base em estudos de Mendes de Almeida (1985), Cunha e Cintra (1985), Rocha Lima (1985), Bechara (2001), entre outros.
id UENP-2_73165804f7f6eaf15ef2b51dfa5fabf2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidenteAtlas Linguístico do Brasil. Questionário morfossintático. Variantes Diatópicas. Variantes Diastrásticas. Flexão de gênero.Neste artigo, objetivamos analisar as ocorrências morfossintáticas para as questões de número 07 e 09 do Questionário Morfossintático (QMS), que faz parte do projeto do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB): o feminino de chefe e o feminino de presidente. Para a análise, escolhemos como corpus as respostas de informantes de seis capitais de três regiões do Brasil: a região Sul (Curitiba e Florianópolis), a região Nordeste (Fortaleza e Salvador), a região Sudeste (São Paulo e Belo Horizonte). Com este estudo, pretendemos investigar: a) as variantes diatópicas e variantes diastráticas na construção morfológica para a flexão de gênero feminino dos substantivos chefe e presidente; b) verificar o número de registros entre os sexos, as faixas etárias e nível de escolaridade dos informantes das seis capitais mencionadas, a fim de chegarmos a um veredito sobre o uso mais corrente da flexão dessas palavras para o gênero feminino, se é a variante formal, a chefe/ a presidente ou a variante informal, chefa /presidenta; c) refletir sobre o uso do feminino dessas palavras no contexto atual, com base em estudos de Mendes de Almeida (1985), Cunha e Cintra (1985), Rocha Lima (1985), Bechara (2001), entre outros.Claraboia2014-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/36Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 136-1562357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/36/pdf_18Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos Pinto, Vera Maria2022-08-12T17:31:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:31:08Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente
title O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente
spellingShingle O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente
Ramos Pinto, Vera Maria
Atlas Linguístico do Brasil. Questionário morfossintático. Variantes Diatópicas. Variantes Diastrásticas. Flexão de gênero.
title_short O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente
title_full O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente
title_fullStr O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente
title_full_unstemmed O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente
title_sort O questionário morfossintático do ALiB: o feminino de chefe e de presidente
author Ramos Pinto, Vera Maria
author_facet Ramos Pinto, Vera Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos Pinto, Vera Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Atlas Linguístico do Brasil. Questionário morfossintático. Variantes Diatópicas. Variantes Diastrásticas. Flexão de gênero.
topic Atlas Linguístico do Brasil. Questionário morfossintático. Variantes Diatópicas. Variantes Diastrásticas. Flexão de gênero.
description Neste artigo, objetivamos analisar as ocorrências morfossintáticas para as questões de número 07 e 09 do Questionário Morfossintático (QMS), que faz parte do projeto do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB): o feminino de chefe e o feminino de presidente. Para a análise, escolhemos como corpus as respostas de informantes de seis capitais de três regiões do Brasil: a região Sul (Curitiba e Florianópolis), a região Nordeste (Fortaleza e Salvador), a região Sudeste (São Paulo e Belo Horizonte). Com este estudo, pretendemos investigar: a) as variantes diatópicas e variantes diastráticas na construção morfológica para a flexão de gênero feminino dos substantivos chefe e presidente; b) verificar o número de registros entre os sexos, as faixas etárias e nível de escolaridade dos informantes das seis capitais mencionadas, a fim de chegarmos a um veredito sobre o uso mais corrente da flexão dessas palavras para o gênero feminino, se é a variante formal, a chefe/ a presidente ou a variante informal, chefa /presidenta; c) refletir sobre o uso do feminino dessas palavras no contexto atual, com base em estudos de Mendes de Almeida (1985), Cunha e Cintra (1985), Rocha Lima (1985), Bechara (2001), entre outros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/36
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/36/pdf_18
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 136-156
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421896499200