Gótico imperialista e gótico colonialista: colonialismo, alteridade e (des)construção identitária no romance A ilha maldita
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/204 |
Resumo: | Objetivamos uma leitura crítica do romance A ilha maldita, publicado incialmente em 1879, do escritor Bernardo Guimarães (1825-1884), a partir das teorias colonialistas, uma vez que estas teorias possibilitam a exposição de temas sociais, políticos e econômicos que marcaram profundamente a formação de nosso país em um período muito crítico: o fim do colonialismo e o início do processo de industrialização. Ainda mais contundente torna-se essa leitura ao trazermos uma obra que tematiza elementos muito próprios da escrita gótica imperialista produzida por autores ingleses e norte-americanos. Este trabalho se justifica pelo fato de que a literatura produzida por um autor como Bernardo Guimarães, tido por muitos críticos como escritor regionalista, pode se firmar como meio não apenas para entendermos os rumos da Literatura Brasileira e da postura das elites em relação à constituição nacional, mas também como meio de se pesquisar a manifestação do do gótico local em diálogo com a tradição gótica europeia. O referencial teórico pauta-se em estudos que versam sobre o gótico imperialista, especificamente os estudos de Patrick Brantlinger (2013). |
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Gótico imperialista e gótico colonialista: colonialismo, alteridade e (des)construção identitária no romance A ilha malditaLiteratura GóticaColonialismoLiteratura BrasileiraBernardo GuimarãesObjetivamos uma leitura crítica do romance A ilha maldita, publicado incialmente em 1879, do escritor Bernardo Guimarães (1825-1884), a partir das teorias colonialistas, uma vez que estas teorias possibilitam a exposição de temas sociais, políticos e econômicos que marcaram profundamente a formação de nosso país em um período muito crítico: o fim do colonialismo e o início do processo de industrialização. Ainda mais contundente torna-se essa leitura ao trazermos uma obra que tematiza elementos muito próprios da escrita gótica imperialista produzida por autores ingleses e norte-americanos. Este trabalho se justifica pelo fato de que a literatura produzida por um autor como Bernardo Guimarães, tido por muitos críticos como escritor regionalista, pode se firmar como meio não apenas para entendermos os rumos da Literatura Brasileira e da postura das elites em relação à constituição nacional, mas também como meio de se pesquisar a manifestação do do gótico local em diálogo com a tradição gótica europeia. O referencial teórico pauta-se em estudos que versam sobre o gótico imperialista, especificamente os estudos de Patrick Brantlinger (2013).Claraboia2020-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/204Claraboia; n. 14 (2020): literatura; 120-1342357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/204/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Fabianna Simão Bellizzi2022-08-12T15:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/204Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:24:09Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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Objetivamos uma leitura crítica do romance A ilha maldita, publicado incialmente em 1879, do escritor Bernardo Guimarães (1825-1884), a partir das teorias colonialistas, uma vez que estas teorias possibilitam a exposição de temas sociais, políticos e econômicos que marcaram profundamente a formação de nosso país em um período muito crítico: o fim do colonialismo e o início do processo de industrialização. Ainda mais contundente torna-se essa leitura ao trazermos uma obra que tematiza elementos muito próprios da escrita gótica imperialista produzida por autores ingleses e norte-americanos. Este trabalho se justifica pelo fato de que a literatura produzida por um autor como Bernardo Guimarães, tido por muitos críticos como escritor regionalista, pode se firmar como meio não apenas para entendermos os rumos da Literatura Brasileira e da postura das elites em relação à constituição nacional, mas também como meio de se pesquisar a manifestação do do gótico local em diálogo com a tradição gótica europeia. O referencial teórico pauta-se em estudos que versam sobre o gótico imperialista, especificamente os estudos de Patrick Brantlinger (2013). |
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