Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ananda Layanne Ribeiro de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Cleudeci Araújo, Fuza, Ângela Francine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/178
Resumo: Analisam-se as perguntas de compreensão de leitura da coleção “Português linguagens”, do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, a fim de refletir sobre suas implicações na formação do aluno-leitor. Trata-se de estudo documental, pautado na perspectiva da Linguística Aplicada sobre a leitura e nas pesquisas desenvolvidas sob essa vertente. Fundamenta-se teórico-metodologicamente nas concepções de perguntas com focos no autor, no texto, no leitor e na interação. Foram analisadas, no total, 120 perguntas de leitura na obra do ensino fundamental, das quais nenhuma tem como foco o autor; 30 apresentam como foco o texto; 17 tem como foco o leitor; 73 tem foco na interação. No livro da 1ª série, analisaram-se 171 perguntas, das quais 4 são com foco no autor; 75 apresentam foco no texto; 5 tem foco no leitor; 87 tem foco na interação. Os dados revelam um número maior de perguntas com foco na interação nas duas obras, especificamente, nas perguntas textuais, indicando um movimento da coleção em trabalhar no nível interativo de leitura. Contudo, constata-se número expressivo de perguntas com foco no texto, em ambos os livros, espelhando, de certa forma, a realidade de que continuam sendo aplicadas na escola perguntas de extração, sendo preciso repensar a prática da avaliação de leitura em sala de aula. 
id UENP-2_7d04452da8cc9edd6e51eebc3b496786
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/178
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médioLeitura. Livro didático. Perguntas de leitura.Analisam-se as perguntas de compreensão de leitura da coleção “Português linguagens”, do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, a fim de refletir sobre suas implicações na formação do aluno-leitor. Trata-se de estudo documental, pautado na perspectiva da Linguística Aplicada sobre a leitura e nas pesquisas desenvolvidas sob essa vertente. Fundamenta-se teórico-metodologicamente nas concepções de perguntas com focos no autor, no texto, no leitor e na interação. Foram analisadas, no total, 120 perguntas de leitura na obra do ensino fundamental, das quais nenhuma tem como foco o autor; 30 apresentam como foco o texto; 17 tem como foco o leitor; 73 tem foco na interação. No livro da 1ª série, analisaram-se 171 perguntas, das quais 4 são com foco no autor; 75 apresentam foco no texto; 5 tem foco no leitor; 87 tem foco na interação. Os dados revelam um número maior de perguntas com foco na interação nas duas obras, especificamente, nas perguntas textuais, indicando um movimento da coleção em trabalhar no nível interativo de leitura. Contudo, constata-se número expressivo de perguntas com foco no texto, em ambos os livros, espelhando, de certa forma, a realidade de que continuam sendo aplicadas na escola perguntas de extração, sendo preciso repensar a prática da avaliação de leitura em sala de aula. Claraboia2019-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/178Claraboia; n. 12 (2019): linguística; 68-882357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/178/pdfCopyright (c) 2019 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Ananda Layanne Ribeiro deDias, Cleudeci AraújoFuza, Ângela Francine2022-08-12T17:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/178Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:51Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
title Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
spellingShingle Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
Moura, Ananda Layanne Ribeiro de
Leitura. Livro didático. Perguntas de leitura.
title_short Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
title_full Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
title_fullStr Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
title_full_unstemmed Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
title_sort Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
author Moura, Ananda Layanne Ribeiro de
author_facet Moura, Ananda Layanne Ribeiro de
Dias, Cleudeci Araújo
Fuza, Ângela Francine
author_role author
author2 Dias, Cleudeci Araújo
Fuza, Ângela Francine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ananda Layanne Ribeiro de
Dias, Cleudeci Araújo
Fuza, Ângela Francine
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Livro didático. Perguntas de leitura.
topic Leitura. Livro didático. Perguntas de leitura.
description Analisam-se as perguntas de compreensão de leitura da coleção “Português linguagens”, do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, a fim de refletir sobre suas implicações na formação do aluno-leitor. Trata-se de estudo documental, pautado na perspectiva da Linguística Aplicada sobre a leitura e nas pesquisas desenvolvidas sob essa vertente. Fundamenta-se teórico-metodologicamente nas concepções de perguntas com focos no autor, no texto, no leitor e na interação. Foram analisadas, no total, 120 perguntas de leitura na obra do ensino fundamental, das quais nenhuma tem como foco o autor; 30 apresentam como foco o texto; 17 tem como foco o leitor; 73 tem foco na interação. No livro da 1ª série, analisaram-se 171 perguntas, das quais 4 são com foco no autor; 75 apresentam foco no texto; 5 tem foco no leitor; 87 tem foco na interação. Os dados revelam um número maior de perguntas com foco na interação nas duas obras, especificamente, nas perguntas textuais, indicando um movimento da coleção em trabalhar no nível interativo de leitura. Contudo, constata-se número expressivo de perguntas com foco no texto, em ambos os livros, espelhando, de certa forma, a realidade de que continuam sendo aplicadas na escola perguntas de extração, sendo preciso repensar a prática da avaliação de leitura em sala de aula. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/178
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/178/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 12 (2019): linguística; 68-88
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422371504128