Dracula goes to hollywood: uma proposta multimodal de ensino de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/137 |
Resumo: | A circulação de textos literários através de mídias que extrapolam o tradicional meio impresso é uma característica comum das sociedades contemporâneas (JENKINS, 2009). Dentre as tantas mídias audiovisuais, o cinema traz, com frequência, releituras de textos literários populares e canônicos que, associadas à estética particular dessa mídia, tem forte apelo entre o grande público, especialmente entre os jovens. Ao consumirem esses textos transpostos para o cinema, alguns desses jovens se envolvem em práticas de letramento múltiplas que incluem não só o consumo, mas também a produção de diferentes textos multimodais. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é discutir a relação entre o romance Drácula (1897), do escritor inglês Bram Stoker (1847-1912) e a transposição cinematográfica Nosferatu (1922), dirigida por F.W. Murnau por meio de uma perspectiva de letramentos como pratica social (STREET, 2003) e multimodal (KRESS, 2010). A análise se baseia no conceito de multimodalidades como uma “uma série de recursos de representação e seus usos na comunicação. São conjuntos de recursos socialmente organizados que contribuem para a construção de sentido. ” (KRESS e JEWITT, 2010, p. 342) (minha tradução). A análise do filme tem como suporte as ferramentas de análise fílmica apresentadas por Jullier e Marie (2012) na obra “Lendo as Imagens do Cinema”. Ao final, tecemos considerações sobre possibilidades de uso de textos literários e multimodais em sala de aula com vistas à construção de leituras multimodais, transculturais e participativas. |
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