Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watthieer, Luciane
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa-Hubes, Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/34
Resumo: Trazemos, aqui, reflexões teóricas acerca das marcas da oralidade na escrita, assim como uma análise preliminar de um texto de um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da qual buscamos identificar as marcas de oralidade apresentadas. São reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é trabalhar com textos pertencentes ao gênero discursivo Carta de Apresentação, produzidos por alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de cidades da região Oeste do Paraná. Buscamos identificar as marcas de oralidade nos níveis discursivo, morfossintático e fonético para, em futuros trabalhos tecer propostas de trabalho docente que atendam diretamente aos problemas apresentados. Trata-se de uma investigação qualitativa em pesquisa educacional, do tipo descritiva e interpretativa-crítica. Nossa perspectiva epistemológica é o interacionismo, com bases teóricas na Linguística Aplicada (LA) e na Sociolinguística. 
id UENP-2_907287a1b0eb3c433f7dfdaae5ecdf79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º anoMarcas da oralidadeEnsino de Língua PortuguesaGênero discursivo Carta de Apresentação.Trazemos, aqui, reflexões teóricas acerca das marcas da oralidade na escrita, assim como uma análise preliminar de um texto de um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da qual buscamos identificar as marcas de oralidade apresentadas. São reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é trabalhar com textos pertencentes ao gênero discursivo Carta de Apresentação, produzidos por alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de cidades da região Oeste do Paraná. Buscamos identificar as marcas de oralidade nos níveis discursivo, morfossintático e fonético para, em futuros trabalhos tecer propostas de trabalho docente que atendam diretamente aos problemas apresentados. Trata-se de uma investigação qualitativa em pesquisa educacional, do tipo descritiva e interpretativa-crítica. Nossa perspectiva epistemológica é o interacionismo, com bases teóricas na Linguística Aplicada (LA) e na Sociolinguística. Claraboia2014-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/34Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 107-1222357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/34/pdf_25Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessWatthieer, LucianeCosta-Hubes, Terezinha2022-08-12T17:31:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:31:08Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
title Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
spellingShingle Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
Watthieer, Luciane
Marcas da oralidade
Ensino de Língua Portuguesa
Gênero discursivo Carta de Apresentação.
title_short Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
title_full Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
title_fullStr Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
title_full_unstemmed Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
title_sort Marcas da oralidade na escrita nos níveis discursivo, morfossintático e fonético: análise de uma carta de apresentação produzida por um aluno do 5º ano
author Watthieer, Luciane
author_facet Watthieer, Luciane
Costa-Hubes, Terezinha
author_role author
author2 Costa-Hubes, Terezinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Watthieer, Luciane
Costa-Hubes, Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas da oralidade
Ensino de Língua Portuguesa
Gênero discursivo Carta de Apresentação.
topic Marcas da oralidade
Ensino de Língua Portuguesa
Gênero discursivo Carta de Apresentação.
description Trazemos, aqui, reflexões teóricas acerca das marcas da oralidade na escrita, assim como uma análise preliminar de um texto de um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da qual buscamos identificar as marcas de oralidade apresentadas. São reflexões iniciais de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é trabalhar com textos pertencentes ao gênero discursivo Carta de Apresentação, produzidos por alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, de cidades da região Oeste do Paraná. Buscamos identificar as marcas de oralidade nos níveis discursivo, morfossintático e fonético para, em futuros trabalhos tecer propostas de trabalho docente que atendam diretamente aos problemas apresentados. Trata-se de uma investigação qualitativa em pesquisa educacional, do tipo descritiva e interpretativa-crítica. Nossa perspectiva epistemológica é o interacionismo, com bases teóricas na Linguística Aplicada (LA) e na Sociolinguística. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/34
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/34
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/34/pdf_25
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; v. 2 n. 1 (2014); 107-122
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421893353472