O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques Nogueira, Nara Nília
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/69
Resumo: O presente trabalho investiga o uso dos verbos yell, shout e scream da Língua Inglesa. Essa pesquisa intenta contribuir para a verificação do caráter sinonímico de tais verbos com base no seu uso real e, dessa forma, aprimorar o ensino que se faz deles. Para a pesquisa, utilizamos como corpus de referência o Corpus of Contemporary American English (COCA). As hipóteses intuitivas sobre o uso de cada verbo foram verificadas da seguinte forma: observou-se a frequência normalizada de cada verbo, o uso dos mesmos em cada registro, realizou-se uma busca dos sinônimos de cada verbo, analisou-se a lista dos colocados mais frequentes e explorou-se as linhas de concordância de cada verbo. A última parte do estudo consistiu em procurar os verbos em dicionários para checar se as definições mais frequentes dos dicionários correspondem aos resultados encontrados na investigação realizada no COCA. A pesquisa realizada permitiu verificar que os verbos yell, scream e shout não podem ser considerados sinônimos exatos, pois cada um é utilizado em contextos específicos, havendo variação lexical, sintática e semântica no seu uso. Ademais, o estudo do uso dos três verbos nos diferentes registros também comprovou que há variação entre eles.
id UENP-2_934a6a4947363d3000558882adbc4832
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/69
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpusFormação docenteO presente trabalho investiga o uso dos verbos yell, shout e scream da Língua Inglesa. Essa pesquisa intenta contribuir para a verificação do caráter sinonímico de tais verbos com base no seu uso real e, dessa forma, aprimorar o ensino que se faz deles. Para a pesquisa, utilizamos como corpus de referência o Corpus of Contemporary American English (COCA). As hipóteses intuitivas sobre o uso de cada verbo foram verificadas da seguinte forma: observou-se a frequência normalizada de cada verbo, o uso dos mesmos em cada registro, realizou-se uma busca dos sinônimos de cada verbo, analisou-se a lista dos colocados mais frequentes e explorou-se as linhas de concordância de cada verbo. A última parte do estudo consistiu em procurar os verbos em dicionários para checar se as definições mais frequentes dos dicionários correspondem aos resultados encontrados na investigação realizada no COCA. A pesquisa realizada permitiu verificar que os verbos yell, scream e shout não podem ser considerados sinônimos exatos, pois cada um é utilizado em contextos específicos, havendo variação lexical, sintática e semântica no seu uso. Ademais, o estudo do uso dos três verbos nos diferentes registros também comprovou que há variação entre eles.Claraboia2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/69Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 149-1652357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/69/pdf_49Copyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques Nogueira, Nara Nília2022-08-12T17:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/69Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:30:01Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus
title O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus
spellingShingle O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus
Marques Nogueira, Nara Nília
Formação docente
title_short O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus
title_full O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus
title_fullStr O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus
title_full_unstemmed O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus
title_sort O uso de verbos sinônimos em inglês: uma investigação com base em corpus
author Marques Nogueira, Nara Nília
author_facet Marques Nogueira, Nara Nília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques Nogueira, Nara Nília
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
topic Formação docente
description O presente trabalho investiga o uso dos verbos yell, shout e scream da Língua Inglesa. Essa pesquisa intenta contribuir para a verificação do caráter sinonímico de tais verbos com base no seu uso real e, dessa forma, aprimorar o ensino que se faz deles. Para a pesquisa, utilizamos como corpus de referência o Corpus of Contemporary American English (COCA). As hipóteses intuitivas sobre o uso de cada verbo foram verificadas da seguinte forma: observou-se a frequência normalizada de cada verbo, o uso dos mesmos em cada registro, realizou-se uma busca dos sinônimos de cada verbo, analisou-se a lista dos colocados mais frequentes e explorou-se as linhas de concordância de cada verbo. A última parte do estudo consistiu em procurar os verbos em dicionários para checar se as definições mais frequentes dos dicionários correspondem aos resultados encontrados na investigação realizada no COCA. A pesquisa realizada permitiu verificar que os verbos yell, scream e shout não podem ser considerados sinônimos exatos, pois cada um é utilizado em contextos específicos, havendo variação lexical, sintática e semântica no seu uso. Ademais, o estudo do uso dos três verbos nos diferentes registros também comprovou que há variação entre eles.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/69
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/69/pdf_49
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; v. 2 n. 2 (2015); 149-165
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317421930053632