(Des)andanças no desmundo do mataréu – o monomito como possibilidade de construção e leitura narrativa
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/201 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo realizar a leitura das narrativas Desmundo (1996), de Ana Miranda, e Fragosas brenhas do mataréu, de Ricardo Azevedo (2013), a partir do conceito de monomito, postulado por Joseph Campbell, em O herói de mil faces (1949). Considerando tal escopo, adotou-se o método científico dialético e, como técnica metodológica, a pesquisa bibliográfica, com vistas ao estudo comparado. Posto isso, obteve-se que os textos estudados mantêm estreito diálogo, desde o projeto gráfico, passando pela construção narrativa e personagens protagonistas que desvelam uma jornada do herói bastante similar, consoante a ótica de Campbell, ainda que a trajetória da protagonista da narrativa de Ana Miranda apresente conflitos ligados à sua condição feminina e um desfecho aberto. Foi possível concluir que as narrativas apresentam estágios da jornada do herói, ou mononito, que vivificam conteúdos míticos e redundam em um autoconhecimento dos protagonistas.Palavras-chave: Monomito. Literatura contemporânea. Estudos comparados. Narrativa. |
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(Des)andanças no desmundo do mataréu – o monomito como possibilidade de construção e leitura narrativaMonomito. Literatura contemporânea. Estudos comparados. Narrativa.Este artigo tem como objetivo realizar a leitura das narrativas Desmundo (1996), de Ana Miranda, e Fragosas brenhas do mataréu, de Ricardo Azevedo (2013), a partir do conceito de monomito, postulado por Joseph Campbell, em O herói de mil faces (1949). Considerando tal escopo, adotou-se o método científico dialético e, como técnica metodológica, a pesquisa bibliográfica, com vistas ao estudo comparado. Posto isso, obteve-se que os textos estudados mantêm estreito diálogo, desde o projeto gráfico, passando pela construção narrativa e personagens protagonistas que desvelam uma jornada do herói bastante similar, consoante a ótica de Campbell, ainda que a trajetória da protagonista da narrativa de Ana Miranda apresente conflitos ligados à sua condição feminina e um desfecho aberto. Foi possível concluir que as narrativas apresentam estágios da jornada do herói, ou mononito, que vivificam conteúdos míticos e redundam em um autoconhecimento dos protagonistas.Palavras-chave: Monomito. Literatura contemporânea. Estudos comparados. Narrativa.Claraboia2020-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/201Claraboia; n. 14 (2020): literatura; 88-992357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/201/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Célia Aparecida RibeiroFernandes Cruvinel, Larissa Warzocha2022-08-12T15:24:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/201Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T15:24:09Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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