Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria Inês Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leite, Viviane Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252
Resumo: Desenvolver o hábito de leitura nos alunos do ensino fundamental é uma das principais metas do professor de língua materna. Com frequência, a dificuldade apresentada pelos alunos frustra o docente, uma vez que constata pouca autonomia de compreensão do texto. Ler por obrigação, para preencher fichas, fazer resumos ou uma avaliação ao final da leitura têm se mostrado recursos pouco eficientes. De que maneira propiciar uma leitura prazerosa entre texto e leitor? Como propiciar o diálogo entre texto e leitor? Essas questões nortearam a discussão em torno do papel da leitura na construção do jovem leitor.  Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar e discutir algumas possibilidades de leitura significativa. Para fundamentar a pesquisa recorremos aos estudos de BAKHTIN e o Círculo (2015; 2017); COLOMER (2007); ROUXEL (2012); JOUVE (2002). O resultado é parte de uma proposta didática em torno da construção de um diário de leitura, a partir da narrativa, O Minotauro (1939/2012), de Monteiro Lobato. Dessa atividade didática, o resultado é uma leitura significativa do aluno, capaz de relacionar a ficção com a realidade, de modo que os alunos se aproximaram do texto literário e se transformaram em leitores críticos e reflexivos.
id UENP-2_ca4c0296bb666a2d9d23af7d80a96983
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino FundamentalDiário de leituraLeituraFormação de leitoresSexto anoDesenvolver o hábito de leitura nos alunos do ensino fundamental é uma das principais metas do professor de língua materna. Com frequência, a dificuldade apresentada pelos alunos frustra o docente, uma vez que constata pouca autonomia de compreensão do texto. Ler por obrigação, para preencher fichas, fazer resumos ou uma avaliação ao final da leitura têm se mostrado recursos pouco eficientes. De que maneira propiciar uma leitura prazerosa entre texto e leitor? Como propiciar o diálogo entre texto e leitor? Essas questões nortearam a discussão em torno do papel da leitura na construção do jovem leitor.  Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar e discutir algumas possibilidades de leitura significativa. Para fundamentar a pesquisa recorremos aos estudos de BAKHTIN e o Círculo (2015; 2017); COLOMER (2007); ROUXEL (2012); JOUVE (2002). O resultado é parte de uma proposta didática em torno da construção de um diário de leitura, a partir da narrativa, O Minotauro (1939/2012), de Monteiro Lobato. Dessa atividade didática, o resultado é uma leitura significativa do aluno, capaz de relacionar a ficção com a realidade, de modo que os alunos se aproximaram do texto literário e se transformaram em leitores críticos e reflexivos.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria Inês BatistaLeite, Viviane Mendes2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
title Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
spellingShingle Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
Campos, Maria Inês Batista
Diário de leitura
Leitura
Formação de leitores
Sexto ano
title_short Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
title_full Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
title_fullStr Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
title_sort Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
author Campos, Maria Inês Batista
author_facet Campos, Maria Inês Batista
Leite, Viviane Mendes
author_role author
author2 Leite, Viviane Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria Inês Batista
Leite, Viviane Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Diário de leitura
Leitura
Formação de leitores
Sexto ano
topic Diário de leitura
Leitura
Formação de leitores
Sexto ano
description Desenvolver o hábito de leitura nos alunos do ensino fundamental é uma das principais metas do professor de língua materna. Com frequência, a dificuldade apresentada pelos alunos frustra o docente, uma vez que constata pouca autonomia de compreensão do texto. Ler por obrigação, para preencher fichas, fazer resumos ou uma avaliação ao final da leitura têm se mostrado recursos pouco eficientes. De que maneira propiciar uma leitura prazerosa entre texto e leitor? Como propiciar o diálogo entre texto e leitor? Essas questões nortearam a discussão em torno do papel da leitura na construção do jovem leitor.  Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar e discutir algumas possibilidades de leitura significativa. Para fundamentar a pesquisa recorremos aos estudos de BAKHTIN e o Círculo (2015; 2017); COLOMER (2007); ROUXEL (2012); JOUVE (2002). O resultado é parte de uma proposta didática em torno da construção de um diário de leitura, a partir da narrativa, O Minotauro (1939/2012), de Monteiro Lobato. Dessa atividade didática, o resultado é uma leitura significativa do aluno, capaz de relacionar a ficção com a realidade, de modo que os alunos se aproximaram do texto literário e se transformaram em leitores críticos e reflexivos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422715437056