Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252 |
Resumo: | Desenvolver o hábito de leitura nos alunos do ensino fundamental é uma das principais metas do professor de língua materna. Com frequência, a dificuldade apresentada pelos alunos frustra o docente, uma vez que constata pouca autonomia de compreensão do texto. Ler por obrigação, para preencher fichas, fazer resumos ou uma avaliação ao final da leitura têm se mostrado recursos pouco eficientes. De que maneira propiciar uma leitura prazerosa entre texto e leitor? Como propiciar o diálogo entre texto e leitor? Essas questões nortearam a discussão em torno do papel da leitura na construção do jovem leitor. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar e discutir algumas possibilidades de leitura significativa. Para fundamentar a pesquisa recorremos aos estudos de BAKHTIN e o Círculo (2015; 2017); COLOMER (2007); ROUXEL (2012); JOUVE (2002). O resultado é parte de uma proposta didática em torno da construção de um diário de leitura, a partir da narrativa, O Minotauro (1939/2012), de Monteiro Lobato. Dessa atividade didática, o resultado é uma leitura significativa do aluno, capaz de relacionar a ficção com a realidade, de modo que os alunos se aproximaram do texto literário e se transformaram em leitores críticos e reflexivos. |
id |
UENP-2_ca4c0296bb666a2d9d23af7d80a96983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino FundamentalDiário de leituraLeituraFormação de leitoresSexto anoDesenvolver o hábito de leitura nos alunos do ensino fundamental é uma das principais metas do professor de língua materna. Com frequência, a dificuldade apresentada pelos alunos frustra o docente, uma vez que constata pouca autonomia de compreensão do texto. Ler por obrigação, para preencher fichas, fazer resumos ou uma avaliação ao final da leitura têm se mostrado recursos pouco eficientes. De que maneira propiciar uma leitura prazerosa entre texto e leitor? Como propiciar o diálogo entre texto e leitor? Essas questões nortearam a discussão em torno do papel da leitura na construção do jovem leitor. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar e discutir algumas possibilidades de leitura significativa. Para fundamentar a pesquisa recorremos aos estudos de BAKHTIN e o Círculo (2015; 2017); COLOMER (2007); ROUXEL (2012); JOUVE (2002). O resultado é parte de uma proposta didática em torno da construção de um diário de leitura, a partir da narrativa, O Minotauro (1939/2012), de Monteiro Lobato. Dessa atividade didática, o resultado é uma leitura significativa do aluno, capaz de relacionar a ficção com a realidade, de modo que os alunos se aproximaram do texto literário e se transformaram em leitores críticos e reflexivos.Claraboia2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária2357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252/pdfCopyright (c) 2020 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria Inês BatistaLeite, Viviane Mendes2022-08-12T18:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/252Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T18:12:20Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental |
title |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental Campos, Maria Inês Batista Diário de leitura Leitura Formação de leitores Sexto ano |
title_short |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental |
title_full |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental |
title_sort |
Leitura e interação: escrita do diário de leitura no Ensino Fundamental |
author |
Campos, Maria Inês Batista |
author_facet |
Campos, Maria Inês Batista Leite, Viviane Mendes |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Viviane Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Maria Inês Batista Leite, Viviane Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diário de leitura Leitura Formação de leitores Sexto ano |
topic |
Diário de leitura Leitura Formação de leitores Sexto ano |
description |
Desenvolver o hábito de leitura nos alunos do ensino fundamental é uma das principais metas do professor de língua materna. Com frequência, a dificuldade apresentada pelos alunos frustra o docente, uma vez que constata pouca autonomia de compreensão do texto. Ler por obrigação, para preencher fichas, fazer resumos ou uma avaliação ao final da leitura têm se mostrado recursos pouco eficientes. De que maneira propiciar uma leitura prazerosa entre texto e leitor? Como propiciar o diálogo entre texto e leitor? Essas questões nortearam a discussão em torno do papel da leitura na construção do jovem leitor. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar e discutir algumas possibilidades de leitura significativa. Para fundamentar a pesquisa recorremos aos estudos de BAKHTIN e o Círculo (2015; 2017); COLOMER (2007); ROUXEL (2012); JOUVE (2002). O resultado é parte de uma proposta didática em torno da construção de um diário de leitura, a partir da narrativa, O Minotauro (1939/2012), de Monteiro Lobato. Dessa atividade didática, o resultado é uma leitura significativa do aluno, capaz de relacionar a ficção com a realidade, de modo que os alunos se aproximaram do texto literário e se transformaram em leitores críticos e reflexivos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/252/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 16 (2021): Educação literária 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422715437056 |