Representações discursivas de professores de língua portuguesa em formação inicial sobre o eixo de análise linguística
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/226 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo identificar e analisar as representações de professores de línguaportuguesa em formação inicial sobre o eixo de Análise Linguística (AL). O termo análise linguística, cunhado por Geraldi, é entendido como o “conjunto de atividades que tomam uma das características da linguagem como seu objeto: o fato de ela remeter a si própria” (GERALDI, [1991] 1997, p. 189) cuja natureza das atividades pode ser epi ou metalinguística. Nesse sentido, a prática AL aponta para um ensino analítico-reflexivo do texto em funcionamento, considerando a situação discursiva da qual faz parte. O universo desta pesquisa contempla licenciandos matriculados em uma disciplina de Análise e produção de materiais didáticos ofertada em um curso de Graduação em Letras – Português. O corpus de análise é constituído de respostas a um questionário diagnóstico. Os procedimentos de análise dos dados corresponderam a três momentos: i) leitura exploratória dos dados ii) elaboração de categorias semânticas e iii) análise das orações de acordo com o Sistema de Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2014). Os resultados evidenciam duas grandes representações: Análise Linguística como eixo articulador das práticas de linguagem e Análise Linguística como sinônimo de atividade epilinguística. |
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