Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154 |
Resumo: | Neste artigo, reflito sobre como a Linguística Textual pode contribuir com o ensino e a produção de texto na alfabetização. Para tanto, considerando as noções de coesão e de coerência, analiso textos escritos veiculados em materiais didáticos de alfabetização em atividades de leitura e textos escritos por alunos de escolas que adotam esses materiais, com a intenção de demonstrar que os alunos se orientam, de fato, nas atividades de produção textual, pelos modelos de textos que lhe são apresentados em atividades de leitura. A partir das análises realizadas, demonstro a importância e a necessidade de os alunos, desde os anos escolares do período de alfabetização, serem apresentados a textos reais, pertencentes aos mais diversos gêneros de texto. |
id |
UENP-2_e9683085a8489ae756c3fdce1e99a2a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/154 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetizaçãoLinguística TextualCoesãoCoerênciaAlfabetizaçãoProdução textual.Neste artigo, reflito sobre como a Linguística Textual pode contribuir com o ensino e a produção de texto na alfabetização. Para tanto, considerando as noções de coesão e de coerência, analiso textos escritos veiculados em materiais didáticos de alfabetização em atividades de leitura e textos escritos por alunos de escolas que adotam esses materiais, com a intenção de demonstrar que os alunos se orientam, de fato, nas atividades de produção textual, pelos modelos de textos que lhe são apresentados em atividades de leitura. A partir das análises realizadas, demonstro a importância e a necessidade de os alunos, desde os anos escolares do período de alfabetização, serem apresentados a textos reais, pertencentes aos mais diversos gêneros de texto. Claraboia2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 95-1182357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ananias Agostinho2022-08-12T17:36:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/154Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:07Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização |
title |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização |
spellingShingle |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização Silva, Ananias Agostinho Linguística Textual Coesão Coerência Alfabetização Produção textual. |
title_short |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização |
title_full |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização |
title_fullStr |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização |
title_full_unstemmed |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização |
title_sort |
Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização |
author |
Silva, Ananias Agostinho |
author_facet |
Silva, Ananias Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ananias Agostinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Textual Coesão Coerência Alfabetização Produção textual. |
topic |
Linguística Textual Coesão Coerência Alfabetização Produção textual. |
description |
Neste artigo, reflito sobre como a Linguística Textual pode contribuir com o ensino e a produção de texto na alfabetização. Para tanto, considerando as noções de coesão e de coerência, analiso textos escritos veiculados em materiais didáticos de alfabetização em atividades de leitura e textos escritos por alunos de escolas que adotam esses materiais, com a intenção de demonstrar que os alunos se orientam, de fato, nas atividades de produção textual, pelos modelos de textos que lhe são apresentados em atividades de leitura. A partir das análises realizadas, demonstro a importância e a necessidade de os alunos, desde os anos escolares do período de alfabetização, serem apresentados a textos reais, pertencentes aos mais diversos gêneros de texto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 95-118 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422343192576 |