O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ribanceira |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318 |
Resumo: | Com o presente artigo abre-se mais uma oportunidade de discutir práticas de letramento e formação continuada de um grupo de professores da educação pública estadual do município de Ananindeua – Pa. Partilho a discussão com diversos teóricos da educação e da linguagem, com a qual se torna possível compreender o uso que o professor faz de diversos gêneros discursivos que circulam no seu cotidiano, especialmente no que diz respeito aos gêneros do discurso eletrônico ou gêneros virtuaisem sala de aula na EEEM Antonio Gondim Lins. Dessa forma, inicio uma discussão voltada para uma perspectiva de letramento que aborda não só a escola, mais também a cultura como forma de mudança social e local. Discuto o advento dos meios digitais, osquais trouxeram uma maneira distinta de observar a leitura e a escrita, já que, no espaço digital, isso se dá de modo diferenciado do que no papel, pois agora há uma tela e esta não está mais presente somente no computador. O artigo é parte da pesquisa dedissertação de mestrado do autor. As reflexões se ancoram no dialogismo de Bakhtin (2006), nos estudos de Coscarelli (2007), Buzato (2006) e Moran (2008) para tratar do letramento digital e nas palavras de Benjamin (1994) no envolvimento da cultura como suporte de experiência local. |
id |
UEPA-2_2bb49adcff60f23a770f880e22537297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318 |
network_acronym_str |
UEPA-2 |
network_name_str |
Revista Ribanceira |
repository_id_str |
|
spelling |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim LinsFormação continuadaLetramento digitalDialogismo e CulturaCom o presente artigo abre-se mais uma oportunidade de discutir práticas de letramento e formação continuada de um grupo de professores da educação pública estadual do município de Ananindeua – Pa. Partilho a discussão com diversos teóricos da educação e da linguagem, com a qual se torna possível compreender o uso que o professor faz de diversos gêneros discursivos que circulam no seu cotidiano, especialmente no que diz respeito aos gêneros do discurso eletrônico ou gêneros virtuaisem sala de aula na EEEM Antonio Gondim Lins. Dessa forma, inicio uma discussão voltada para uma perspectiva de letramento que aborda não só a escola, mais também a cultura como forma de mudança social e local. Discuto o advento dos meios digitais, osquais trouxeram uma maneira distinta de observar a leitura e a escrita, já que, no espaço digital, isso se dá de modo diferenciado do que no papel, pois agora há uma tela e esta não está mais presente somente no computador. O artigo é parte da pesquisa dedissertação de mestrado do autor. As reflexões se ancoram no dialogismo de Bakhtin (2006), nos estudos de Coscarelli (2007), Buzato (2006) e Moran (2008) para tratar do letramento digital e nas palavras de Benjamin (1994) no envolvimento da cultura como suporte de experiência local.EDUEPA2014-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318Revista Ribanceira; v. 2 n. 1 (2014); 92-992318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318/278Sanches Neto, Teodomiro Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-07T19:41:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2014-09-07T19:41:59Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins |
title |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins |
spellingShingle |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins Sanches Neto, Teodomiro Pinto Formação continuada Letramento digital Dialogismo e Cultura |
title_short |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins |
title_full |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins |
title_fullStr |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins |
title_full_unstemmed |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins |
title_sort |
O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins |
author |
Sanches Neto, Teodomiro Pinto |
author_facet |
Sanches Neto, Teodomiro Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanches Neto, Teodomiro Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Letramento digital Dialogismo e Cultura |
topic |
Formação continuada Letramento digital Dialogismo e Cultura |
description |
Com o presente artigo abre-se mais uma oportunidade de discutir práticas de letramento e formação continuada de um grupo de professores da educação pública estadual do município de Ananindeua – Pa. Partilho a discussão com diversos teóricos da educação e da linguagem, com a qual se torna possível compreender o uso que o professor faz de diversos gêneros discursivos que circulam no seu cotidiano, especialmente no que diz respeito aos gêneros do discurso eletrônico ou gêneros virtuaisem sala de aula na EEEM Antonio Gondim Lins. Dessa forma, inicio uma discussão voltada para uma perspectiva de letramento que aborda não só a escola, mais também a cultura como forma de mudança social e local. Discuto o advento dos meios digitais, osquais trouxeram uma maneira distinta de observar a leitura e a escrita, já que, no espaço digital, isso se dá de modo diferenciado do que no papel, pois agora há uma tela e esta não está mais presente somente no computador. O artigo é parte da pesquisa dedissertação de mestrado do autor. As reflexões se ancoram no dialogismo de Bakhtin (2006), nos estudos de Coscarelli (2007), Buzato (2006) e Moran (2008) para tratar do letramento digital e nas palavras de Benjamin (1994) no envolvimento da cultura como suporte de experiência local. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318/278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ribanceira; v. 2 n. 1 (2014); 92-99 2318-9746 0000-0000 reponame:Revista Ribanceira instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA) instacron:UEPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
instacron_str |
UEPA |
institution |
UEPA |
reponame_str |
Revista Ribanceira |
collection |
Revista Ribanceira |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1798320079310422016 |