O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches Neto, Teodomiro Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318
Resumo: Com o presente artigo abre-se mais uma oportunidade de discutir práticas de letramento e formação continuada de um grupo de professores da educação pública estadual do município de Ananindeua – Pa. Partilho a discussão com diversos teóricos da educação e da linguagem, com a qual se torna possível compreender o uso que o professor faz de diversos gêneros discursivos que circulam no seu cotidiano, especialmente no que diz respeito aos gêneros do discurso eletrônico ou gêneros virtuaisem sala de aula na EEEM Antonio Gondim Lins. Dessa forma, inicio uma discussão voltada para uma perspectiva de letramento que aborda não só a escola, mais também a cultura como forma de mudança social e local. Discuto o advento dos meios digitais, osquais trouxeram uma maneira distinta de observar a leitura e a escrita, já que, no espaço digital, isso se dá de modo diferenciado do que no papel, pois agora há uma tela e esta não está mais presente somente no computador. O artigo é parte da pesquisa dedissertação de mestrado do autor. As reflexões se ancoram no dialogismo de Bakhtin (2006), nos estudos de Coscarelli (2007), Buzato (2006) e Moran (2008) para tratar do letramento digital e nas palavras de Benjamin (1994) no envolvimento da cultura como suporte de experiência local.
id UEPA-2_2bb49adcff60f23a770f880e22537297
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim LinsFormação continuadaLetramento digitalDialogismo e CulturaCom o presente artigo abre-se mais uma oportunidade de discutir práticas de letramento e formação continuada de um grupo de professores da educação pública estadual do município de Ananindeua – Pa. Partilho a discussão com diversos teóricos da educação e da linguagem, com a qual se torna possível compreender o uso que o professor faz de diversos gêneros discursivos que circulam no seu cotidiano, especialmente no que diz respeito aos gêneros do discurso eletrônico ou gêneros virtuaisem sala de aula na EEEM Antonio Gondim Lins. Dessa forma, inicio uma discussão voltada para uma perspectiva de letramento que aborda não só a escola, mais também a cultura como forma de mudança social e local. Discuto o advento dos meios digitais, osquais trouxeram uma maneira distinta de observar a leitura e a escrita, já que, no espaço digital, isso se dá de modo diferenciado do que no papel, pois agora há uma tela e esta não está mais presente somente no computador. O artigo é parte da pesquisa dedissertação de mestrado do autor. As reflexões se ancoram no dialogismo de Bakhtin (2006), nos estudos de Coscarelli (2007), Buzato (2006) e Moran (2008) para tratar do letramento digital e nas palavras de Benjamin (1994) no envolvimento da cultura como suporte de experiência local.EDUEPA2014-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318Revista Ribanceira; v. 2 n. 1 (2014); 92-992318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318/278Sanches Neto, Teodomiro Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-07T19:41:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/318Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2014-09-07T19:41:59Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
title O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
spellingShingle O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
Sanches Neto, Teodomiro Pinto
Formação continuada
Letramento digital
Dialogismo e Cultura
title_short O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
title_full O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
title_fullStr O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
title_full_unstemmed O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
title_sort O letramento digital a partir de um contexto local: EEEM Antonio Gondim Lins
author Sanches Neto, Teodomiro Pinto
author_facet Sanches Neto, Teodomiro Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches Neto, Teodomiro Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Letramento digital
Dialogismo e Cultura
topic Formação continuada
Letramento digital
Dialogismo e Cultura
description Com o presente artigo abre-se mais uma oportunidade de discutir práticas de letramento e formação continuada de um grupo de professores da educação pública estadual do município de Ananindeua – Pa. Partilho a discussão com diversos teóricos da educação e da linguagem, com a qual se torna possível compreender o uso que o professor faz de diversos gêneros discursivos que circulam no seu cotidiano, especialmente no que diz respeito aos gêneros do discurso eletrônico ou gêneros virtuaisem sala de aula na EEEM Antonio Gondim Lins. Dessa forma, inicio uma discussão voltada para uma perspectiva de letramento que aborda não só a escola, mais também a cultura como forma de mudança social e local. Discuto o advento dos meios digitais, osquais trouxeram uma maneira distinta de observar a leitura e a escrita, já que, no espaço digital, isso se dá de modo diferenciado do que no papel, pois agora há uma tela e esta não está mais presente somente no computador. O artigo é parte da pesquisa dedissertação de mestrado do autor. As reflexões se ancoram no dialogismo de Bakhtin (2006), nos estudos de Coscarelli (2007), Buzato (2006) e Moran (2008) para tratar do letramento digital e nas palavras de Benjamin (1994) no envolvimento da cultura como suporte de experiência local.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/318/278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; v. 2 n. 1 (2014); 92-99
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079310422016