UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Paula, Ribanna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1218
Resumo: O objetivo deste artigo é investigar a formação feminina, sob a teoria do Bildungsroman e suas vertentes, em romances de autoria feminina do final do século XVIII e início do XIX. Observando a forma com que a escritora Jane Austen cria e desenvolve suas principais personagens femininas nas obras Orgulho e Preconceito e Emma, bem como conceitos importantes relacionados ao papel da mulher na sociedade inglesa da época, é possível chegar a conclusões que expõem a relevância da análise do romance de formação para o estudo de gênero.
id UEPA-2_c161255c74164e402824203e5191cf52
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1218
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTENFormação feminina. Romance de formação. Jane Austen. Estudo de gêneroO objetivo deste artigo é investigar a formação feminina, sob a teoria do Bildungsroman e suas vertentes, em romances de autoria feminina do final do século XVIII e início do XIX. Observando a forma com que a escritora Jane Austen cria e desenvolve suas principais personagens femininas nas obras Orgulho e Preconceito e Emma, bem como conceitos importantes relacionados ao papel da mulher na sociedade inglesa da época, é possível chegar a conclusões que expõem a relevância da análise do romance de formação para o estudo de gênero.EDUEPA2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1218Revista Ribanceira; n. 9 (2017); 29-412318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1218/750Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Paula, Ribanna2017-08-19T00:15:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1218Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-08-19T00:15:28Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN
title UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN
Martins de Paula, Ribanna
Formação feminina. Romance de formação. Jane Austen. Estudo de gênero
title_short UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN
title_full UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN
title_sort UM ESTUDO SOBRE A QUESTÃO DO BILDUNGSROMAN FEMININO NOS ROMANCES DE JANE AUSTEN
author Martins de Paula, Ribanna
author_facet Martins de Paula, Ribanna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins de Paula, Ribanna
dc.subject.por.fl_str_mv Formação feminina. Romance de formação. Jane Austen. Estudo de gênero
topic Formação feminina. Romance de formação. Jane Austen. Estudo de gênero
description O objetivo deste artigo é investigar a formação feminina, sob a teoria do Bildungsroman e suas vertentes, em romances de autoria feminina do final do século XVIII e início do XIX. Observando a forma com que a escritora Jane Austen cria e desenvolve suas principais personagens femininas nas obras Orgulho e Preconceito e Emma, bem como conceitos importantes relacionados ao papel da mulher na sociedade inglesa da época, é possível chegar a conclusões que expõem a relevância da análise do romance de formação para o estudo de gênero.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1218
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1218/750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; n. 9 (2017); 29-41
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1798320079388016640