PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ribanceira |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2106 |
Resumo: | Neste artigo, investigamos como se dá o processo de leitura de alunos do curso de Letras e as implicações desse processo no desenvolvimento do leitor crítico. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado aos discentes do terceiro período de licenciatura em Letras, da Universidade Federal do Tocantins. O questionário aplicado levou em consideração o contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos (FREIRE, 1989) e tomou como base os quatro processos de leitura: decodificação; compreensão; interpretação e retenção (MENEGASSI, 2010) com a finalidade de uma melhor elucidação e análise dos referidos processos. O artigo está fundamentado à luz de teóricos que têm a leitura e a esfera acadêmica como temática: Leffa (1999), Zilberman (1999), Menegassi (2010), Silva (2010), Kleiman (2013) e Batista-Santos (2017). Com a pesquisa, foi possível constatar problemas que permeiam o processo de ensino e aprendizagem da leitura na Universidade. |
id |
UEPA-2_cc993a1144852c3620c185912e90206c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2106 |
network_acronym_str |
UEPA-2 |
network_name_str |
Revista Ribanceira |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADELeitura. Formação. Universidade.Neste artigo, investigamos como se dá o processo de leitura de alunos do curso de Letras e as implicações desse processo no desenvolvimento do leitor crítico. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado aos discentes do terceiro período de licenciatura em Letras, da Universidade Federal do Tocantins. O questionário aplicado levou em consideração o contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos (FREIRE, 1989) e tomou como base os quatro processos de leitura: decodificação; compreensão; interpretação e retenção (MENEGASSI, 2010) com a finalidade de uma melhor elucidação e análise dos referidos processos. O artigo está fundamentado à luz de teóricos que têm a leitura e a esfera acadêmica como temática: Leffa (1999), Zilberman (1999), Menegassi (2010), Silva (2010), Kleiman (2013) e Batista-Santos (2017). Com a pesquisa, foi possível constatar problemas que permeiam o processo de ensino e aprendizagem da leitura na Universidade.EDUEPA2019-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2106Revista Ribanceira; n. 13 (2018); 78-1002318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2106/1043Copyright (c) 2019 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Silva, JayneBatista Santos, Dalve2019-01-22T19:43:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2106Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2019-01-22T19:43:59Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE |
title |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE |
spellingShingle |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE Sousa Silva, Jayne Leitura. Formação. Universidade. |
title_short |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE |
title_full |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE |
title_fullStr |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE |
title_full_unstemmed |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE |
title_sort |
PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE |
author |
Sousa Silva, Jayne |
author_facet |
Sousa Silva, Jayne Batista Santos, Dalve |
author_role |
author |
author2 |
Batista Santos, Dalve |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Silva, Jayne Batista Santos, Dalve |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Formação. Universidade. |
topic |
Leitura. Formação. Universidade. |
description |
Neste artigo, investigamos como se dá o processo de leitura de alunos do curso de Letras e as implicações desse processo no desenvolvimento do leitor crítico. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado aos discentes do terceiro período de licenciatura em Letras, da Universidade Federal do Tocantins. O questionário aplicado levou em consideração o contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos (FREIRE, 1989) e tomou como base os quatro processos de leitura: decodificação; compreensão; interpretação e retenção (MENEGASSI, 2010) com a finalidade de uma melhor elucidação e análise dos referidos processos. O artigo está fundamentado à luz de teóricos que têm a leitura e a esfera acadêmica como temática: Leffa (1999), Zilberman (1999), Menegassi (2010), Silva (2010), Kleiman (2013) e Batista-Santos (2017). Com a pesquisa, foi possível constatar problemas que permeiam o processo de ensino e aprendizagem da leitura na Universidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2106 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/2106/1043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ribanceira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Ribanceira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ribanceira; n. 13 (2018); 78-100 2318-9746 0000-0000 reponame:Revista Ribanceira instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA) instacron:UEPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
instacron_str |
UEPA |
institution |
UEPA |
reponame_str |
Revista Ribanceira |
collection |
Revista Ribanceira |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1798320079743483904 |