A poetização da América Latina em Belchior: perspectivas decoloniais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4441 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as investidas poéticas do cantor e compositor Antônio Carlos Belchior, com foco na presença, em seu repertório, das noções de América Latina enquanto região historicamente espoliada e marginalizada pela lógica do sistema-mundo moderno/colonial, e apontar as percepções críticas do cancionista brasileiro acerca da identidade latino-americana e da latino-americanidade a partir de um olhar que leve em consideração os conceitos de colonialidade, especialmente a colonialidade do poder e do saber, propondo uma leitura que se ancore nos preceitos do pensamento decolonial. Para tanto, propor-se-á uma imersão no histórico de exploração capitalista da região, conforme Halperín Donghi (1975), Galeano (2019) e Todorov (2019), e nos problemas identitários oriundos da herança colonial, baseado nos estudos de Ribeiro (1986 e 2021) e Larraín (1994), uma problematização das epistemologias fundadas no eurocentrismo, a partir de Quijano (1992, 2005, 2006 e 2020) e Mignolo (1995, 2005, 2007a, 2007b, entre outros) e uma concepção de música popular enquanto instrumento de libertação crítica do subalterno frente às amarras da colonialidade, de acordo com o que postularam Caldas (2005 e 2010) e Tinhorão (2010). Assim, foram selecionadas, dentro da obra de Belchior, as canções “Voz da América” (1979), “Num país feliz” (1993, com Jorge Mello) e “Quinhentos anos de quê?” (1993, com Eduardo Larbanois), que formarão o corpus de análise literomusical desta pesquisa, que será realizada a partir dos pressupostos mencionados anteriormente. |
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A poetização da América Latina em Belchior: perspectivas decoloniaisLa poetización de América Latina en Belchior: perspectivas decolonialesThe poetization of Latin America in Belchior: decolonial perspectivesAmérica LatinaPensamento decolonialMúsica popular brasileiraLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as investidas poéticas do cantor e compositor Antônio Carlos Belchior, com foco na presença, em seu repertório, das noções de América Latina enquanto região historicamente espoliada e marginalizada pela lógica do sistema-mundo moderno/colonial, e apontar as percepções críticas do cancionista brasileiro acerca da identidade latino-americana e da latino-americanidade a partir de um olhar que leve em consideração os conceitos de colonialidade, especialmente a colonialidade do poder e do saber, propondo uma leitura que se ancore nos preceitos do pensamento decolonial. Para tanto, propor-se-á uma imersão no histórico de exploração capitalista da região, conforme Halperín Donghi (1975), Galeano (2019) e Todorov (2019), e nos problemas identitários oriundos da herança colonial, baseado nos estudos de Ribeiro (1986 e 2021) e Larraín (1994), uma problematização das epistemologias fundadas no eurocentrismo, a partir de Quijano (1992, 2005, 2006 e 2020) e Mignolo (1995, 2005, 2007a, 2007b, entre outros) e uma concepção de música popular enquanto instrumento de libertação crítica do subalterno frente às amarras da colonialidade, de acordo com o que postularam Caldas (2005 e 2010) e Tinhorão (2010). Assim, foram selecionadas, dentro da obra de Belchior, as canções “Voz da América” (1979), “Num país feliz” (1993, com Jorge Mello) e “Quinhentos anos de quê?” (1993, com Eduardo Larbanois), que formarão o corpus de análise literomusical desta pesquisa, que será realizada a partir dos pressupostos mencionados anteriormente.The present work aims to identify and analyze the poetic advances of the songwriter Antônio Carlos Belchior, focusing on the presence, in his repertoire, of the notions of Latin America as a region historically despoiled and marginalized by the logic of the modern/colonial world-system, and to point out the critical perceptions of the Brazilian singer about Latin American identity and Latin Americanity from a perspective that takes into account the concepts of coloniality, especially the coloniality of power and knowledge, proposing a reading that is anchored in the precepts of decolonial thought. To this end, an immersion in the history of capitalist exploitation in the region will be proposed, according to Halperín Donghi (1975), Galeano (2019) and Todorov (2019), and in the identity problems arising from the colonial heritage, based on the studies of Ribeiro (1986 and 2021) and Larraín (1994), a problematization of epistemologies based on Eurocentrism, based on Quijano (1992, 2005, 2006 and 2020) and Mignolo (1995, 2005, 2007a, 2007b, among others) and a conception of popular music as an instrument of critical liberation of the subaltern from the shackles of coloniality, according to what Caldas (2005 and 2010) and Tinhorão (2010) postulated. Thus, within the work of Belchior, the songs “Voz da América” (1979), “Num país feliz” (1993, with Jorge Mello) and “Quinhentos anos de quê?” (1993, with Eduardo Larbanois) were selected, which will form the corpus of literary-musical analysis of this research, which will be carried out from the assumptions mentioned above.El presente trabajo tiene como objetivo identificar y analizar los avances poéticos del cantante y compositor Antônio Carlos Belchior, con foco en la presencia, en su repertorio, de las nociones de América Latina como región históricamente expoliada y marginada por la lógica del sistema-mundo moderno/colonial, y señalar las percepciones críticas del cantautor brasileño sobre la identidad latinoamericana y la latinoamericanidad desde una perspectiva que tenga en cuenta los conceptos de colonialidad, especialmente la colonialidad del poder y del saber, proponiendo una lectura que se ancle en los preceptos del pensamiento decolonial. Para esto, se propondrá una inmersión en la historia de la explotación capitalista en la región, según Halperín Donghi (1975), Galeano (2019) y Todorov (2019), y en los problemas identitarios derivados de la herencia colonial, a partir de los estudios de Ribeiro (1986 y 2021) y Larraín (1994), una problematización de epistemologías basadas en el eurocentrismo, a partir de Quijano (1992, 2005, 2006 y 2020) y Mignolo (1995, 2005, 2007a, 2007b, entre otros) y una concepción de la música popular como instrumento de liberación crítica de los subalternos de las cadenas de la colonialidad, según postularon Caldas (2005 y 2010) y Tinhorão (2010). Así, dentro de la obra de Belchior, se seleccionaron los temas “Voz da América” (1979), “Num país feliz” (1993, con Jorge Mello) y “Quinhentos anos de quê?” (1993, con Eduardo Larbanois), que conformarán el cuerpo de análisis literario-musical de esta investigación, que se realizará a partir de los supuestos mencionados anteriormente.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISouza, Francisca Zuleide Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/6581771727878518Alves, Wanderlan da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4245634036144170Mariz, Josilene Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619Santos, Cleber Gordiano dos2022-10-18T00:03:18Z2022-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, C. G. A poetização da América Latina em Belchior: perspectivas decoloniais. 2022. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-10-18T00:03:23Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-10-18T00:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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