Investigando aspectos históricos e filosóficos da Física Moderna e Contemporânea em um curso de Licenciatura em Física: Diálogo entre as competências presentes no Projeto Pedagógico de Curso e e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafaella Martins da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3605
Resumo: Neste trabalho, foram investigadas implicações das avaliações externas em um curso de licenciatura em Física de uma instituição pública estadual. O principal objetivo consiste em investigar o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos aspectos conceitual, histórico e filosófico da Física Moderna e Contemporânea (FMC) em um curso de Licenciatura em Física de uma Universidade Pública do estado do Ceará e implicações desta formação para o ENADE. Sabendo que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é o programa responsável por avaliar a qualidade educacional das Instituições de Ensino Superior (IES) do país, sendo o ENADE a principal ferramenta de avaliação dos cursos de graduação no Brasil. Realizamos uma análise buscando entender as implicações do ENADE no curso de Licenciatura em Física de uma instituição pública estadual. A nossa pesquisa está fundamentada nos aspectos da abordagem qualitativa defendida por Bogdan e Biklen (1994) a qual valoriza os aspectos subjetivos, descritivos e interpretativos na investigação. Utilizamos a análise de conteúdo para o tratamento dos dados conforme acepções de Bardin (2011). Como ponto de partida, foram analisados documentos oficiais externos (Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e para os cursos de Física) e internos (Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em física de uma instituição pública estadual), bem como as diretrizes norteadoras das provas do ENADE, a fim de identificar o perfil profissional de um físico, os conteúdos, as competências e habilidades, focando os aspectos históricos e filosóficos da Física Moderna e Contemporânea. Além disso, foram realizadas entrevistas com docentes do departamento de um curso de licenciatura em Física de uma instituição pública estadual, buscando identificar as implicações do ENADE no curso, em especifico, nas suas práticas pedagógicas. Os docentes investigaram demostraram uma preocupação com os resultados do exame, visto que este é um dos critérios do cálculo do CPC, responsável pela regulação dos cursos de graduação; enfatizam que é importante trabalhar com questões do exame no intuito de familiarizar os estudantes com esse tipo de prova e que os aspectos históricos e filosóficos são trabalhados no curso. Foram selecionados problemas de Física Moderna e Contemporânea das edições do ENADE, com ênfase naqueles que apresentaram uma abordagem histórica e filosófica. Foi constatado que tais aspectos são utilizados apenas para contextualização do enunciado do problema, gerando distorções quanto à utilização da história da ciência. A maioria dos problemas analisados exploram somente habilidades conteudísticas, esquecendo-se de outras habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento de competências essenciais para a formação do licenciando em Física, à exemplo, o planejamento e o desenvolvimento de diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas; a elaboração ou adaptação de materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais (BRASIL, 2001a, p. 5). Com isso, o presente trabalho pode contribuir para o conhecimento dos princípios que fundamentam o ENADE, tais como as implicações dos seus resultados nos cursos de Licenciatura em Física, além de despertar reflexões aos profissionais da comunidade acadêmica (docentes, discentes e pesquisadores), sobre o tipo de formação que estão oferecendo aos seus alunos, como repensar a suas práticas pedagógicas, e consequentemente, melhorar a qualidade do ensino superior.
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Sabendo que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é o programa responsável por avaliar a qualidade educacional das Instituições de Ensino Superior (IES) do país, sendo o ENADE a principal ferramenta de avaliação dos cursos de graduação no Brasil. Realizamos uma análise buscando entender as implicações do ENADE no curso de Licenciatura em Física de uma instituição pública estadual. A nossa pesquisa está fundamentada nos aspectos da abordagem qualitativa defendida por Bogdan e Biklen (1994) a qual valoriza os aspectos subjetivos, descritivos e interpretativos na investigação. Utilizamos a análise de conteúdo para o tratamento dos dados conforme acepções de Bardin (2011). Como ponto de partida, foram analisados documentos oficiais externos (Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores e para os cursos de Física) e internos (Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em física de uma instituição pública estadual), bem como as diretrizes norteadoras das provas do ENADE, a fim de identificar o perfil profissional de um físico, os conteúdos, as competências e habilidades, focando os aspectos históricos e filosóficos da Física Moderna e Contemporânea. Além disso, foram realizadas entrevistas com docentes do departamento de um curso de licenciatura em Física de uma instituição pública estadual, buscando identificar as implicações do ENADE no curso, em especifico, nas suas práticas pedagógicas. Os docentes investigaram demostraram uma preocupação com os resultados do exame, visto que este é um dos critérios do cálculo do CPC, responsável pela regulação dos cursos de graduação; enfatizam que é importante trabalhar com questões do exame no intuito de familiarizar os estudantes com esse tipo de prova e que os aspectos históricos e filosóficos são trabalhados no curso. Foram selecionados problemas de Física Moderna e Contemporânea das edições do ENADE, com ênfase naqueles que apresentaram uma abordagem histórica e filosófica. Foi constatado que tais aspectos são utilizados apenas para contextualização do enunciado do problema, gerando distorções quanto à utilização da história da ciência. A maioria dos problemas analisados exploram somente habilidades conteudísticas, esquecendo-se de outras habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento de competências essenciais para a formação do licenciando em Física, à exemplo, o planejamento e o desenvolvimento de diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas; a elaboração ou adaptação de materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais (BRASIL, 2001a, p. 5). Com isso, o presente trabalho pode contribuir para o conhecimento dos princípios que fundamentam o ENADE, tais como as implicações dos seus resultados nos cursos de Licenciatura em Física, além de despertar reflexões aos profissionais da comunidade acadêmica (docentes, discentes e pesquisadores), sobre o tipo de formação que estão oferecendo aos seus alunos, como repensar a suas práticas pedagógicas, e consequentemente, melhorar a qualidade do ensino superior.In this work, we investigated the implications of external evaluations in a Physics degree course at a state public institution. The main purpose is to investigate the development of competencies and skills related to conceptual, historical and philosophical aspects of Modern and Contemporary Physics (FMC) in a Physics Degree course at a Public University at Ceará (Brazil) and implications of this training for the ENADE. Knowing that the National System of Evaluation of Higher Education (SINAES) is the program responsible for evaluating the educational quality of Higher Education Institutions (IES) in the country, being ENADE the main tool for evaluation of undergraduate courses in Brazil. We conducted an analysis seeking to understand what are the implications of ENADE in a Physics Degree course of a state public institution. Our research is based on qualitative aspects of an approach advocated by Bogdan and Biklen (1994) which values subjective, descriptive and interpretative aspects in the investigation. We used content analysis for the treatment of data according to Bardin's (2011) meanings. As a starting point, we analyzed official documents external (National Curriculum Guidelines for teacher training and for Physics courses) and internal (Pedagogical Project of the Degree Course in Physics of a state public institution), as well as the guidelines on the exams of ENADE, in order to identify the professional profile of a physicist, the contents, skills and abilities, focusing on historical and philosophical aspects of Modern and Contemporary Physics. In addition, interviews were conducted with teachers from the department of a degree course in Physics of a state public institution, seeking to identify the implications of ENADE in the course, to be precise, in its pedagogical practices. The investigated professors showed concerns with the results of the exam, since this is one of the criteria for calculating the CPC, responsible for the regulation of undergraduate courses; they emphasize that it is important to work with exam questions in order to familiarize students with this type of test and that the historical and philosophical aspects are worked on in the course. Problems of Modern and Contemporary Physics were selected from the ENADE editions, with emphasis on those that presented a historical and philosophical approach. It was found that such aspects are only used to contextualize the enunciation of the problem, generating distortions regarding the use of the history of science. Most of the problems analyzed explore only content skills, forgetting about other skills that are fundamental for the development of essential competences for the training of graduates in Physics, for example, the planning and development of different didactic experiences in Physics, recognizing relevant elements to appropriate strategies; the development or adaptation of didactic materials of different natures, identifying their formative, learning and educational objectives (BRASIL, 2001a, p. 5). So, this work can contribute to the knowledge of principles that underlie the ENADE, such as implications of its results in the degree courses in Physics, in addition to awakening reflections on professionals from the academic community (teachers, students and researchers), as the type of training they are offering to their students, how to rethink their teaching practices and consequently improve the quality of higher education.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMSantos, Marcos Antônio Barros29926866468Dantas, Claudio Rejane da Silva75853582372http://lattes.cnpq.br/7237286586938048Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Silva, Rafaella Martins da2020-03-13T17:54:02Z2019-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, R. M. da. Investigando aspectos históricos e filosóficos da Física Moderna e Contemporânea em um curso de Licenciatura em Física: Diálogo entre as competências presentes no Projeto Pedagógico de Curso e e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). 2019. 100f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3605porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:27:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:27:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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