O curta-metragem em sala de aula: o gênero multimodal e a conscientização contra o racismo no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3704 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção com o cinema, a fim de proporcionar ao aluno uma experiência educacional de qualidade e refletir sobre o tema do preconceito racial na sociedade em que vivemos. Procuramos, para este fim, teóricos da área dos multiletramentos, semiótica, literatura, linguagem cinematográfica e curta-metragem. Intencionamos, também, verificar como o preconceito está presente no nosso cotidiano e a contribuição que a escola pode trazer ao discuti-lo e minimizá-lo. Para tanto, assistimos e debatemos diversos curtas-metragens com essa temática e discutimos sobre a linguagem cinematográfica e sua utilização nas aulas de língua portuguesa. Posteriormente, colocamos em prática a adaptação cinematográfica de uma obra literária (Deus Negro de Neimar de barros), na qual os alunos participaram desde o roteiro até a edição final. O estudo foi realizado numa turma de oitavo ano do fundamental na cidade Olivedos-PB e contou com um total de 30 alunos. Os filmes escolhidos foram longas-metragens como Coach Carter (2005) e diversos curtas como Vista minha pele (2008), Cores e Botas (2010), Preto no Branco (2017) e Skin (2018). Este trabalho realizado na escola contribuiu para a formação cidadã dos alunos ao permitir que haja uma promoção do seu discurso para os demais alunos na vida escolar e extraescolar. A partir destes textos uma grande discussão foi feita em sala de aula acerca das figuras religiosas e como as vemos. Este trabalho realizado na escola contribuiu para a formação cidadã dos alunos ao permitir que haja uma promoção do seu discurso para os demais alunos na vida escolar e extraescolar. Ao mesmo tempo em que debatem as responsabilidades individuais que eles possuem como cidadãos. Nosso embasamento teórico enfocou os estudos de Rojo (2012), Molleta (2006 e 2009), Santaella (2002, 2005 e 2008), Gaulrealt e Jost (2009), Cavalleiro (2001), entre outros, e as recomendações da BNCC (2016) para o uso do cinema em sala de aula e como ferramenta pedagógica. |
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O curta-metragem em sala de aula: o gênero multimodal e a conscientização contra o racismo no ensino fundamentalCinemaCurta-metragemRacismoMultiletramento e ensinoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEste trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção com o cinema, a fim de proporcionar ao aluno uma experiência educacional de qualidade e refletir sobre o tema do preconceito racial na sociedade em que vivemos. Procuramos, para este fim, teóricos da área dos multiletramentos, semiótica, literatura, linguagem cinematográfica e curta-metragem. Intencionamos, também, verificar como o preconceito está presente no nosso cotidiano e a contribuição que a escola pode trazer ao discuti-lo e minimizá-lo. Para tanto, assistimos e debatemos diversos curtas-metragens com essa temática e discutimos sobre a linguagem cinematográfica e sua utilização nas aulas de língua portuguesa. Posteriormente, colocamos em prática a adaptação cinematográfica de uma obra literária (Deus Negro de Neimar de barros), na qual os alunos participaram desde o roteiro até a edição final. O estudo foi realizado numa turma de oitavo ano do fundamental na cidade Olivedos-PB e contou com um total de 30 alunos. Os filmes escolhidos foram longas-metragens como Coach Carter (2005) e diversos curtas como Vista minha pele (2008), Cores e Botas (2010), Preto no Branco (2017) e Skin (2018). Este trabalho realizado na escola contribuiu para a formação cidadã dos alunos ao permitir que haja uma promoção do seu discurso para os demais alunos na vida escolar e extraescolar. A partir destes textos uma grande discussão foi feita em sala de aula acerca das figuras religiosas e como as vemos. Este trabalho realizado na escola contribuiu para a formação cidadã dos alunos ao permitir que haja uma promoção do seu discurso para os demais alunos na vida escolar e extraescolar. Ao mesmo tempo em que debatem as responsabilidades individuais que eles possuem como cidadãos. Nosso embasamento teórico enfocou os estudos de Rojo (2012), Molleta (2006 e 2009), Santaella (2002, 2005 e 2008), Gaulrealt e Jost (2009), Cavalleiro (2001), entre outros, e as recomendações da BNCC (2016) para o uso do cinema em sala de aula e como ferramenta pedagógica.This work aimed to develop an intervention proposal with the cinema, in order to provide the student with a educational experience of quality and reflect on the theme of racial prejudice in the society in which we live. For this purpose, we look for theorists in the area of multi-courses, semiotics, literature, cinematographic language and short films. We also intend to verify how prejudice is present in our daily lives and the contribution that the school can bring when discussing and minimizing it. For that, we watched and debated several short films with this theme and discussed about cinematographic language and its use in Portuguese language classes. Later, we put into practice the cinematographic adaptation of a literary work (Deus Negro of Neimar de barros), in which students participated from the script to the final edition. The study was carried out in an eighth grade class in the city Olivedos-PB and had a total of 30 students. The films chosen were feature films such as Coach Carter (2005) and several short films such as Vista minha pele (2008), Cores e Botas (2010), Preto no Branco (2017) and Skin (2018). From these texts a discussion was made in the classroom about religious figures and how we see them. The project carried out at school contributed to the citizens' education of students by allowing their discourse to be promoted to other students in school and out-of-school life. At the same time, debate the individual responsibilities they have as citizens. Our theoretical basis focused on the studies of Rojo (2012), Molleta (2006 and 2009), Santaella (2002, 2005 and 2008), Gaulrealt and Jost (2009), Cavalleiro (2001), among others, and the BNCC recommendations (2016 ) for the use of cinema in the classroom and its use as a pedagogical tool.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, Rosângela Neres Araújo daRamos, Adriano Vito Correia2021-05-11T14:02:30Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRamos, Adriano Vito Correia. O curta-metragem em sala de aula: o gênero multimodal e a conscientização contra o racismo no ensino fundamental. 2020. [95 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3704porRAMOS, Adriano Vito Correia. O curta-metragem em sala de aula: o gênero multimodal e a conscientização contra o racismo no ensino fundamental. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-12T04:33:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3704Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-12T04:33:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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