Projeto de letramento: uma concepção social da escrita aplicada ao ensino de Língua Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3081 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexões sobre o Letramento, envolvendo o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foram consultadas Kleiman (1995), Jung (2007), Soares (2012) e Tinoco (2009), as quais pesquisam acerca dos novos estudos sobre Letramentos, além de Antunes (2007) e Bortoni-Ricardo (1995), que acrescentam a respeito do ensino de Língua Portuguesa, com enfoque nos contextos interacionais nos quais o educando se insere por meio da leitura e produção de textos. Muito se discute sobre a problemática que envolve o ensino de Língua Portuguesa, na educação básica do Brasil. No que tange ao Letramento, grande parte das escolas evidenciam apenas uma de suas práticas, isto é, a alfabetização, o que de certo modo corrobora com a manutenção do mito de que apenas o domínio das habilidades referentes à codificação e decodificação da língua é suficiente para desenvolver a competência linguística do educando. Nesse sentido, partilha-se da compreensão de que o ensino de Língua Portuguesa precisa ocorrer mediante práticas situadas. Por isso, este estudo objetiva, a partir do esclarecimento acerca das teorias do Letramento, ressaltar a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa, que contemplem a perspectiva social da escrita. Dessa forma, a proposta de intervenção desta pesquisa consiste na aplicação de um projeto de Letramento acerca do tema ”Gravidez na Adolescência”, organizado sob a modalidade de oficinas, as quais permitiram aos educandos do 9º ano de uma escola estadual, localizada no município de Guarabira, desenvolverem melhor a escrita, ressaltando, sobretudo, sua função social. O corpus da pesquisa é composto pela descrição e análise de atividades desenvolvidas ao longo do projeto supracitado. Em face disso, busca-se evidenciar a importância de uma formação docente pautada nas novas teorias do Letramento, o que impulsionará o educador a refletir acerca da necessidade de assumir uma postura de intervenção diante da complexidade do processo de ensino. Nessa direção, essa pesquisa relaciona a teoria do Letramento à sua aplicação na escola. |
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Projeto de letramento: uma concepção social da escrita aplicada ao ensino de Língua PortuguesaLetramentoEnsinoLíngua PortuguesaPortuguese LanguageLiteracyTeachingLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente trabalho apresenta reflexões sobre o Letramento, envolvendo o ensino de Língua Portuguesa. Para tanto, foram consultadas Kleiman (1995), Jung (2007), Soares (2012) e Tinoco (2009), as quais pesquisam acerca dos novos estudos sobre Letramentos, além de Antunes (2007) e Bortoni-Ricardo (1995), que acrescentam a respeito do ensino de Língua Portuguesa, com enfoque nos contextos interacionais nos quais o educando se insere por meio da leitura e produção de textos. Muito se discute sobre a problemática que envolve o ensino de Língua Portuguesa, na educação básica do Brasil. No que tange ao Letramento, grande parte das escolas evidenciam apenas uma de suas práticas, isto é, a alfabetização, o que de certo modo corrobora com a manutenção do mito de que apenas o domínio das habilidades referentes à codificação e decodificação da língua é suficiente para desenvolver a competência linguística do educando. Nesse sentido, partilha-se da compreensão de que o ensino de Língua Portuguesa precisa ocorrer mediante práticas situadas. Por isso, este estudo objetiva, a partir do esclarecimento acerca das teorias do Letramento, ressaltar a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa, que contemplem a perspectiva social da escrita. Dessa forma, a proposta de intervenção desta pesquisa consiste na aplicação de um projeto de Letramento acerca do tema ”Gravidez na Adolescência”, organizado sob a modalidade de oficinas, as quais permitiram aos educandos do 9º ano de uma escola estadual, localizada no município de Guarabira, desenvolverem melhor a escrita, ressaltando, sobretudo, sua função social. O corpus da pesquisa é composto pela descrição e análise de atividades desenvolvidas ao longo do projeto supracitado. Em face disso, busca-se evidenciar a importância de uma formação docente pautada nas novas teorias do Letramento, o que impulsionará o educador a refletir acerca da necessidade de assumir uma postura de intervenção diante da complexidade do processo de ensino. Nessa direção, essa pesquisa relaciona a teoria do Letramento à sua aplicação na escola.This paper presents reflections on Literacy, involving the Portuguese Language teaching. For this purpose, Kleiman (1995), Jung (2007), Soares (2012) and Tinoco (2009) have been consulted, which researches about new studies on Literacies, besides Antunes (2007) and Bortoni-Ricardo (1995), which add about the Portuguese Language teaching, focusing on interactional contexts in which the learner is inserted through reading and text production. There is debate on the issue involving the teaching of Portuguese Language, in basic education in Brazil. With regard to Literacy, most of our schools show only one of their practices, ie literacy, which in a way confirms the maintenance of the myth that only the mastery of skills related to encoding and decoding of language is sufficient to develop the student linguistic competence. In this sense, we share the understanding that the teaching of Portuguese Language must occur upon situated practices. Therefore, this study aims, from the explanations concerning the Literacy theories, to emphasize the importance of developing pedagogical practices for the Portuguese Language teaching that consider the social perspective of writing. Thus, the proposed intervention of this research is the application of a Literacy project on the theme "Teenage Pregnancy", organized in workshops, which allowed the students of the 9th grade of a public school located in the city of Guarabira to develop better writing, highlighting its social function. The research corpus consists of description and analysis of activities developed along the aforementioned project. Given this, we seek to show the importance of teacher formation guided on new theories of Literacy, what drives the educator to reflect on the need to assume an intervention position facing the complexity of the teaching process. In this direction this research relates the Literacy theory to its application in school.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costahttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Coppi, Danielle do Santos Mendes2018-06-05T17:51:39Z2016-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCoppi, Danielle do Santos Mendes. Projeto de letramento: uma concepção social da escrita aplicada ao ensino de Língua Portuguesa. 2016. 105f. 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