Apagamento do rótico em posição de coda silábica na escrita de alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3094 |
Resumo: | No ensino de Língua Portuguesa como língua materna, é comum encontrarmos, em diferentes graus de escolaridade, a influência da fala na escrita, seja nos aspectos textuais-discursivos, seja nos aspectos morfossintáticos e ortográficos. Dessa forma, neste trabalho buscamos investigar a interferência da fala na escrita de alunos do 7º e 8º anos do EF, matriculados em uma escola da rede pública do município de Guarabira-PB, por meio do apagamento do rótico em posição de coda silábica. Nosso propósito é evidenciar os contextos linguísticos e extralinguísticos favoráveis à realização ou não do segmento consonantal –R no final das sílabas. O corpus é constituído de 88 produções textuais, sendo 44 elaboradas antes e 44 após uma proposta de intervenção pedagógica. São considerados, como grupos de fatores que interferem ou não no apagamento do –R, o grau de escolarização, o sexo, a classe de palavras, a posição na palavra, a extensão da palavra e o contexto precedente. Como condicionadores ao apagamento do rótico, os resultados apontam as variáveis ano escolar (7º ano), classe de palavras (verbo), posição na palavra (final), extensão do vocábulo (palavra não monossilábicas) e contexto precedente (vogais altas e vogal baixa). Ainda foi possível perceber, a partir de uma proposta de intervenção considerando esses resultados, que um trabalho sistemático que atente, dentre outros fatores, para o trabalho com a consciência fonológica torna-se produtivo no contexto de ensino das especificidades ortográficas da língua portuguesa. Como base teórica, consideramos os estudos fonético-fonológicos (BISOL, 2005; SILVA, 2014, 2011; HORA e PEDROSA, 2012; CÂMARA Jr., 2008), os estudos da sociolinguística variacionista e educacional (BAGNO, 2007; LABOV, 1992; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) e noções relacionadas aos processos envolvidos na aquisição e desenvolvimento da escrita, incluindo as implicações da fala na escrita ao longo da escolarização (SCLIAR-CABRAL, 2013; MARCUSCHI e DIONISIO, 2007; STAMPA, 2009; FERREIRA e TEBEROSKY, 1999). |
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Apagamento do rótico em posição de coda silábica na escrita de alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamentalRelação fala-escritaApagamento do róticoCoda silábicaSpeech-writing relationRhotic elisionSyllabic codaLINGUISTICA, LETRAS E ARTESNo ensino de Língua Portuguesa como língua materna, é comum encontrarmos, em diferentes graus de escolaridade, a influência da fala na escrita, seja nos aspectos textuais-discursivos, seja nos aspectos morfossintáticos e ortográficos. Dessa forma, neste trabalho buscamos investigar a interferência da fala na escrita de alunos do 7º e 8º anos do EF, matriculados em uma escola da rede pública do município de Guarabira-PB, por meio do apagamento do rótico em posição de coda silábica. Nosso propósito é evidenciar os contextos linguísticos e extralinguísticos favoráveis à realização ou não do segmento consonantal –R no final das sílabas. O corpus é constituído de 88 produções textuais, sendo 44 elaboradas antes e 44 após uma proposta de intervenção pedagógica. São considerados, como grupos de fatores que interferem ou não no apagamento do –R, o grau de escolarização, o sexo, a classe de palavras, a posição na palavra, a extensão da palavra e o contexto precedente. Como condicionadores ao apagamento do rótico, os resultados apontam as variáveis ano escolar (7º ano), classe de palavras (verbo), posição na palavra (final), extensão do vocábulo (palavra não monossilábicas) e contexto precedente (vogais altas e vogal baixa). Ainda foi possível perceber, a partir de uma proposta de intervenção considerando esses resultados, que um trabalho sistemático que atente, dentre outros fatores, para o trabalho com a consciência fonológica torna-se produtivo no contexto de ensino das especificidades ortográficas da língua portuguesa. Como base teórica, consideramos os estudos fonético-fonológicos (BISOL, 2005; SILVA, 2014, 2011; HORA e PEDROSA, 2012; CÂMARA Jr., 2008), os estudos da sociolinguística variacionista e educacional (BAGNO, 2007; LABOV, 1992; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) e noções relacionadas aos processos envolvidos na aquisição e desenvolvimento da escrita, incluindo as implicações da fala na escrita ao longo da escolarização (SCLIAR-CABRAL, 2013; MARCUSCHI e DIONISIO, 2007; STAMPA, 2009; FERREIRA e TEBEROSKY, 1999).In the process of teaching the Portuguese language as a mother tongue in Brazil, it is common to find, in different educational levels, the influence of speech in writing, whether on textual-discursive aspects, or on morphosyntactic and orthographic aspects. Thus, in this study we investigate the interference of speech in 7th and 8th grade students‟ writing, enrolled in a public school in Guarabira-PB, with a focus on the elision of the rhotic in syllable codas. The aim is to show the linguistic and social factors favorable to the realization/elision of the consonantal segment -R at the end of syllables. The corpus consists of 88 texts, 44 written before and 44 written after an educational intervention. As the factor groups which may interfere on the elision of –R, we consider educational level, sex, word class, position of –R in the word, length of the word and precedent context. As conditioners to rhotic elision, the results point out the variables school level (7th grade), word class (verb), position in the word (ending), length of the word (non-monosyllables), and precedent context (high and low vowels). It was still possible to see, from an educational intervention considering these results, that a systematic work paying attention to the phonological consciousness turns to be productive in the context where orthographic specificities of the Portuguese language are taught. The work is based on three main areas of theoretical studies: phonetics/phonology (BISOL, 2005; SILVA, 2014, 2011; HORA & PEDROSA, 2012; CÂMARA Jr., 2008), variational and applied sociolinguistics (BAGNO, 2007; LABOV, 1992; BORTONI-RICARDO, 2004, 2005) and notions related to the processes involved in the acquisition and development of the writing system, including the implications of speech in writing over the course of schooling (SCLIAR-CABRAL, 2013; MARCUSCHI & DIONISIO, 2007; STAMPA, 2009; FERREIRA & TEBEROSKY, 1999).CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASMartins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Bonifácio, Carla Alecsandra de Melohttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714Lopes, Sandra Cabral2018-06-11T13:33:41Z2015-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLopes, Sandra Cabral. Apagamento do rótico em posição de coda silábica na escrita de alunas do 7º e 8º anos do ensino fundamental. 2015. 111f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-12T04:20:05Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-12T04:20:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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