A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3090 |
Resumo: | Este trabalho trata das contribuições da literatura de cordel para o letramento literário de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para tal fim, o objeto de estudo é a poesia de cordel com o protagonismo de personagens femininas enquanto ícones da cultura do povo negro. O aporte teórico adotado aborda o contexto histórico da EJA, a cultura e a literatura afro-brasileira e o ensino, a Lei 10.639-03, ações afirmativas étnicas raciais, além de aspectos do letramento e a literatura popular. O objetivo é abordar o texto literário de cordel na formação do aluno da EJA na perspectiva do letramento literário desenvolvendo habilidades de leitura e escrita a fim de contribuir para a formação de um leitor crítico. O entendimento é que o letramento, no âmbito escolar, possibilitará ao indivíduo um olhar mais crítico-reflexivo e capacidade de entender, questionar, interpretar e interagir com a temática esplanada e as práticas de exclusão que a sociedade expõe. A metodologia é composta de pesquisa-ação, bibliográfica, quantitativa e qualitativa, aplicada a uma turma da EJA - 4 de uma escola pública de Ensino Fundamental, com faixa etária entre 15 e 44 anos. Para a coleta de dados utilizamos questionários e pedimos a produção de um cordel ao final da experiência. Em função disso, adotamos como referencial teórico os estudos de Arroyo (2001), Carneiro (2015), Cosson (2014), Candido (1995), Colomer (2003), Zilberman (2014), Street (2014), Lajolo (2008) Soares (20014), Marinho e Pinheiro (2008), Cascudo (1898), etc. |
id |
UEPB_0a3f0328b31c513c95bb1e2880455ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3090 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJAEducação de Jovens e AdultosEnsinoLetramento literárioLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho trata das contribuições da literatura de cordel para o letramento literário de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para tal fim, o objeto de estudo é a poesia de cordel com o protagonismo de personagens femininas enquanto ícones da cultura do povo negro. O aporte teórico adotado aborda o contexto histórico da EJA, a cultura e a literatura afro-brasileira e o ensino, a Lei 10.639-03, ações afirmativas étnicas raciais, além de aspectos do letramento e a literatura popular. O objetivo é abordar o texto literário de cordel na formação do aluno da EJA na perspectiva do letramento literário desenvolvendo habilidades de leitura e escrita a fim de contribuir para a formação de um leitor crítico. O entendimento é que o letramento, no âmbito escolar, possibilitará ao indivíduo um olhar mais crítico-reflexivo e capacidade de entender, questionar, interpretar e interagir com a temática esplanada e as práticas de exclusão que a sociedade expõe. A metodologia é composta de pesquisa-ação, bibliográfica, quantitativa e qualitativa, aplicada a uma turma da EJA - 4 de uma escola pública de Ensino Fundamental, com faixa etária entre 15 e 44 anos. Para a coleta de dados utilizamos questionários e pedimos a produção de um cordel ao final da experiência. Em função disso, adotamos como referencial teórico os estudos de Arroyo (2001), Carneiro (2015), Cosson (2014), Candido (1995), Colomer (2003), Zilberman (2014), Street (2014), Lajolo (2008) Soares (20014), Marinho e Pinheiro (2008), Cascudo (1898), etc.Ese trabajo expone el aporte de la literatura de Cordel (poesía popular) para el desarrollo literario de estudiantes de la "Educación de Jóvenes y Adultos". Para ese propósito, el objeto de estudio es la poesía de cordel con el protagonismo de personalidades femeninas como iconos de la cultura del pueblo negro. El marco teórico utilizado plantea el contexto histórico de la EJA, la cultura y la literatura africana de Brasil y la enseñanza, la ley de 10.639'03, acciones afirmativas étnicas raciales, además de los aspectos de la alfabetización y la literatura. El objetivo es encarar el texto literario de cordel en la formación de estudiante de la EJA desde la perspectiva de la alfabetización literaria, desarrollo de la lectura y la escritura con el fin de contribuir para la formación de lector crítico. El entendimiento es que el desarrollo literario en el ámbito escolar, permitirá al individuo una mirada más crítica y reflexiva en la capacidad de comprender, cuestionar, interpretar e interactuar con el asunto y las prácticas de exclusión social impuestas. La metodología consiste en la investigación - acción, bibliografía, cualitativo y cuantitativo, aplicado a una clase de EJA - 4 de una escuela pública primaria, con edades entre 15-44 años. Para la recolección de datos utilizado cuestionarios y solicitamos la producción de un cordel al final de las actividades. En esta función, tomamos como referencia los estudios teóricos de Arroyo (2001), Carneiro (2015), Cosson (2014), Candido (1995), Colomer (2003), Zilberman (2014), Street (2014), Lajolo (2008), Soares (2014), Marinho y Pinheiro (2008), Cascudo (1808), etc.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCosta, Maria Suely dahttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711Rodrigues, Lilian de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0198871242593926Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Ramos, Ana Raquel Farias Lima2018-06-06T15:17:11Z2016-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRamos, Ana Raquel Farias Lima. A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA. 2016. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-07T04:20:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3090Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-07T04:20:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA |
title |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA |
spellingShingle |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA Ramos, Ana Raquel Farias Lima Educação de Jovens e Adultos Ensino Letramento literário LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA |
title_full |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA |
title_fullStr |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA |
title_full_unstemmed |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA |
title_sort |
A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA |
author |
Ramos, Ana Raquel Farias Lima |
author_facet |
Ramos, Ana Raquel Farias Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Maria Suely da http://lattes.cnpq.br/1891779191833711 Rodrigues, Lilian de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0198871242593926 Silva, Rosângela Neres Araújo da http://lattes.cnpq.br/2398653747944135 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Ana Raquel Farias Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Ensino Letramento literário LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Ensino Letramento literário LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este trabalho trata das contribuições da literatura de cordel para o letramento literário de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Para tal fim, o objeto de estudo é a poesia de cordel com o protagonismo de personagens femininas enquanto ícones da cultura do povo negro. O aporte teórico adotado aborda o contexto histórico da EJA, a cultura e a literatura afro-brasileira e o ensino, a Lei 10.639-03, ações afirmativas étnicas raciais, além de aspectos do letramento e a literatura popular. O objetivo é abordar o texto literário de cordel na formação do aluno da EJA na perspectiva do letramento literário desenvolvendo habilidades de leitura e escrita a fim de contribuir para a formação de um leitor crítico. O entendimento é que o letramento, no âmbito escolar, possibilitará ao indivíduo um olhar mais crítico-reflexivo e capacidade de entender, questionar, interpretar e interagir com a temática esplanada e as práticas de exclusão que a sociedade expõe. A metodologia é composta de pesquisa-ação, bibliográfica, quantitativa e qualitativa, aplicada a uma turma da EJA - 4 de uma escola pública de Ensino Fundamental, com faixa etária entre 15 e 44 anos. Para a coleta de dados utilizamos questionários e pedimos a produção de um cordel ao final da experiência. Em função disso, adotamos como referencial teórico os estudos de Arroyo (2001), Carneiro (2015), Cosson (2014), Candido (1995), Colomer (2003), Zilberman (2014), Street (2014), Lajolo (2008) Soares (20014), Marinho e Pinheiro (2008), Cascudo (1898), etc. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-28 2018-06-06T15:17:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Ramos, Ana Raquel Farias Lima. A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA. 2016. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3090 |
identifier_str_mv |
Ramos, Ana Raquel Farias Lima. A literatura de cordel na sala de aula: contribuições ao processo de letramento literário na EJA. 2016. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813180305833984 |