Voz e ironia na obra Filhos da pátria, de João Melo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4624 |
Resumo: | Nesta pesquisa, debruçamo-nos sobre as literaturas africanas, com ênfase nas literaturas africanas de língua portuguesa e na relação das obras literárias com a tradição oral, a voz e a ironia. Utilizamos, como corpus de análise, o livro Filhos da Pátria (2001), do escritor angolano João Melo. O objetivo geral deste trabalho é (1) analisar como aparecem elementos que fazem referência à tradição oral africana nos contos que compõem o livro Filhos da Pátria (2001); e (2) discutir o modo como o autor utiliza a voz dos personagens e a ironia para abordar, criticar e denunciar os problemas enfrentados por Angola pós-independente. Para alcançarmos tal objetivo, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e realizamos a análise de quatro contos por meio do método qualitativo. A fundamentação teórica contou com as contribuições de vários pesquisadores, a exemplo de: M’Bow (2010), Ki-Zerbo (2010), Vansina (2010), Bâ (2010), Amorim e Matos (2015), autores que pesquisam sobre a história geral da áfrica; Leite (2020), Chaves (2000), Padilha (2011), estudiosas das literaturas africanas; Zumthor (2005), Cavarero (2011), autores que utilizamos para refletirmos sobre a voz; Muecke (2018), Alavarce (2009), Duarte (2006), Hutcheon (2000), que pesquisam sobre ironia. Além da introdução e das considerações finais, esta pesquisa foi desenvolvida em três capítulos. No primeiro, buscamos o diálogo com a crítica literária, realizando resenhas críticas em alguns artigos para discutirmos temas relacionados ao livro Filhos da Pátria (2001). No segundo capítulo, refletimos sobre tradição oral, voz e ironia na literatura africana, partindo da tradição oral até a ironia na literatura africana de língua portuguesa. Por fim, no terceiro capítulo, utilizamos os contos selecionados para discutirmos as vozes dos marginalizados e a ironia crítica em Filhos da Pátria (2001). Verificamos que as narrativas em prosa de João Melo apresentam um estilo de escrita marcada pela presença da ironia, do humor e do diálogo com a tradição oral africana. |
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Voz e ironia na obra Filhos da pátria, de João MeloLiteratura africanaTradição oralIronia na literaturaLETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASNesta pesquisa, debruçamo-nos sobre as literaturas africanas, com ênfase nas literaturas africanas de língua portuguesa e na relação das obras literárias com a tradição oral, a voz e a ironia. Utilizamos, como corpus de análise, o livro Filhos da Pátria (2001), do escritor angolano João Melo. O objetivo geral deste trabalho é (1) analisar como aparecem elementos que fazem referência à tradição oral africana nos contos que compõem o livro Filhos da Pátria (2001); e (2) discutir o modo como o autor utiliza a voz dos personagens e a ironia para abordar, criticar e denunciar os problemas enfrentados por Angola pós-independente. Para alcançarmos tal objetivo, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e realizamos a análise de quatro contos por meio do método qualitativo. A fundamentação teórica contou com as contribuições de vários pesquisadores, a exemplo de: M’Bow (2010), Ki-Zerbo (2010), Vansina (2010), Bâ (2010), Amorim e Matos (2015), autores que pesquisam sobre a história geral da áfrica; Leite (2020), Chaves (2000), Padilha (2011), estudiosas das literaturas africanas; Zumthor (2005), Cavarero (2011), autores que utilizamos para refletirmos sobre a voz; Muecke (2018), Alavarce (2009), Duarte (2006), Hutcheon (2000), que pesquisam sobre ironia. Além da introdução e das considerações finais, esta pesquisa foi desenvolvida em três capítulos. No primeiro, buscamos o diálogo com a crítica literária, realizando resenhas críticas em alguns artigos para discutirmos temas relacionados ao livro Filhos da Pátria (2001). No segundo capítulo, refletimos sobre tradição oral, voz e ironia na literatura africana, partindo da tradição oral até a ironia na literatura africana de língua portuguesa. Por fim, no terceiro capítulo, utilizamos os contos selecionados para discutirmos as vozes dos marginalizados e a ironia crítica em Filhos da Pátria (2001). Verificamos que as narrativas em prosa de João Melo apresentam um estilo de escrita marcada pela presença da ironia, do humor e do diálogo com a tradição oral africana.In this paper, we focus on African literature, with an emphasis on lusophone African literature and the relationship between literary pieces and oral tradition, voice and irony. We used the book "Filhos da Pátria" (2001), by the Angolan writer João Melo, as a corpus of analysis. The main objective of this study is (1) to analyze how elements that refer to the African oral tradition appear in the stories present in the book "Filhos da Pátria" (2001); and (2) to discuss how the author uses the voice of the characters and irony to approach, criticize and denounce the problems faced by post-independent Angola. To achieve this objective, we developed bibliographical research and performed the analysis of four short stories through the qualitative method. The theoretical foundation relied on the contributions of several researchers, such as M'Bow (2010), Ki-Zerbo (2010), Vansina (2010), Bâ (2010), Amorim and Matos (2015), authors who research the general history of Africa; Leite (2020), Chaves (2000), Padilha (2011), scholars of African literature; Zumthor (2005), Cavarero (2011), authors we used to reflect on the voice; and Muecke (2018), Alavarce (2009), Duarte (2006) and Hutcheon (2000), who research irony. In addition to the introduction and the conclusion, this paper was developed into three chapters. In the first one, we sought dialogue with literary critics, carrying out critical reviews of some articles to discuss themes related to the book "Filhos da Pátria" (2001). In the second chapter, we reflect on oral tradition, voice and irony in African literature, starting from oral tradition to irony in African Portuguese-speaking literature. Finally, in the third chapter, we use the selected short stories to discuss the voices of the marginalized and the critical irony in Filhos da Pátria (2001). We verified that João Melo's prose narratives present a writing style marked by irony, humour and dialogue with the African oral tradition.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIJustino, Luciano Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778Magalhães, Antônio Carlos de Melohttp://lattes.cnpq.br/8537138427085678Freitas, Sávio Roberto Fonseca dehttp://lattes.cnpq.br/6320246955492429Silva, José Carlos Alves2023-05-08T19:56:14Z2023-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, J. C. A. Voz e ironia na obra Filhos da pátria, de João Melo. 2023. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-08T19:56:14Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-08T19:56:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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