Das memórias ancestrais à resistência feminina: a construção da identidade das mulheres quilombolas dos Rufinos-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jessika Cristina Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4613
Resumo: Nas comunidades quilombolas, a presença e atuação feminina tem sido fundamental no desenvolvimento de ações sociais no território e na busca por políticas públicas para o povo negro de quilombo. A mulher da comunidade quilombola os Rufinos-PB exemplifica esta figura feminina, desde a adolescência até a vida adulta, pois estão presentes em todos os espaços da comunidade, demonstrando a força e a resistência de sua representação. O objetivo deste estudo é compreender a trajetória de vida das mulheres da comunidade quilombola dos Rufinos em Pombal-PB, bem como os desafios que perpassam a construção de suas identidades. Para fundamentar teoricamente as nossas considerações sobre a temática analisada, utilizamos Stuart Hall (2008), para discutir identidade, Arruti (1997), nos estudos sobre a questão quilombola, Gonzales (2020), para as concepções sobre mulher negra, Carneiro (2003), com o pensamento feminista negro e Santos (2019), na construção do ser mulher negra e quilombola. Como proposta metodológica, este estudo configurou-se como uma pesquisa qualitativa com uma abordagem ancorada na história oral de vida, a partir de narrativas de mulheres negras quilombolas. Utilizamos entrevistas semiestruturadas de história de vida como fonte histórica importante para dar sustentabilidade ao estudo. Além destas fontes, nos embasamos nos documentos da própria comunidade, tais como: atas de reuniões, certificado de reconhecimento, lista de sócios registrados em associação, além dos documentos de fundação da própria associação comunitária. O lócus da pesquisa foi a própria comunidade quilombola dos Rufinos, localizada no sertão da Paraíba, na zona rural da cidade de Pombal. A identidade das mulheres quilombolas dos Rufinos perpassa intrinsecamente à sua relação com a comunidade, desde a infância, suas percepções de mundo vão sendo moldadas a partir desse território e de suas transformações. O ser mulher negra e quilombola como um símbolo de força e resistência tecem as linhas de suas experiências de vida dentro desse panorama, em que a luta pela sobrevivência de seu povo se solidifica primordialmente pela atuação feminina.
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O objetivo deste estudo é compreender a trajetória de vida das mulheres da comunidade quilombola dos Rufinos em Pombal-PB, bem como os desafios que perpassam a construção de suas identidades. Para fundamentar teoricamente as nossas considerações sobre a temática analisada, utilizamos Stuart Hall (2008), para discutir identidade, Arruti (1997), nos estudos sobre a questão quilombola, Gonzales (2020), para as concepções sobre mulher negra, Carneiro (2003), com o pensamento feminista negro e Santos (2019), na construção do ser mulher negra e quilombola. Como proposta metodológica, este estudo configurou-se como uma pesquisa qualitativa com uma abordagem ancorada na história oral de vida, a partir de narrativas de mulheres negras quilombolas. Utilizamos entrevistas semiestruturadas de história de vida como fonte histórica importante para dar sustentabilidade ao estudo. Além destas fontes, nos embasamos nos documentos da própria comunidade, tais como: atas de reuniões, certificado de reconhecimento, lista de sócios registrados em associação, além dos documentos de fundação da própria associação comunitária. O lócus da pesquisa foi a própria comunidade quilombola dos Rufinos, localizada no sertão da Paraíba, na zona rural da cidade de Pombal. A identidade das mulheres quilombolas dos Rufinos perpassa intrinsecamente à sua relação com a comunidade, desde a infância, suas percepções de mundo vão sendo moldadas a partir desse território e de suas transformações. O ser mulher negra e quilombola como um símbolo de força e resistência tecem as linhas de suas experiências de vida dentro desse panorama, em que a luta pela sobrevivência de seu povo se solidifica primordialmente pela atuação feminina.In quilombola communities, the presence and performance of women has been fundamental in the development of social actions in the territory and in the search for public policies for the black people of the quilombo. The woman from the quilombola community Rufinos-PB exemplifies this female figure, from adolescence to adulthood, as these are present in all areas of the community, demonstrating the strength and resistance of his representation. The aim of this study is to understand the life trajectory of women from the Quilombola community of Rufinos in Pombal-PB, and the challenges that pervade the construction of their identities. Thus, in order to provide a theoretical basis for our considerations on the analyzed topic, we used Stuart Hall (2008), to discuss identity, Arruti (1997) in studies on the quilombola issue, Gonzales (2020) for conceptions about black women, Carneiro (2003) with black feminist thought and Santos (2019) in the construction of being black woman and quilombola. As a methodological proposal, this study is configured as qualitative research with an approach anchored in the oral history of life, based on narratives of black quilombola women. We used semi-structured life history interviews as an important historical source to give sustainability to the study, in addition to these sources, we base ourselves on documents from the community itself, such as: minutes of meetings, certificate of recognition, list of members registered in the association, in addition to the founding documents of the community association itself. The locus is the Quilombola community of Rufinos located in the hinterland of Paraíba, in the rural area of the city of Pombal. The identity of the Quilombola women of the Rufinos pervades intrinsically their relationship with the community, since childhood, their perceptions of the world are shaped from that territory and its transformations. Being a black woman and a quilombola as a symbol of strength and resistance weaves the lines of her life experiences within this panorama, in which the struggle for the survival of her people is solidified primarily by female action.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSAragão, Patrícia Cristina deSilva, Edil Ferreira daAguiar, Ana Lúcia OliveiraNascimento, Roberia Nádia AraújoSantos, Jessika Cristina Silva2023-05-03T14:39:54Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Jessika Cristina Silva. Das memórias ancestrais à resistência feminina: a construção da identidade das mulheres quilombolas dos Rufinos - PB. 2023. 140 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-03T14:39:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-03T14:39:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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