Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nelsilene dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4622
Resumo: Esta pesquisa reflete sobre memória e identidade no romance As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho, cuja narrativa apresenta e sugere um imbricamento entre literatura e história. O enredo se alimenta de memórias mediadas por acontecimentos do presente, tornando-se, assim, componente importante na construção da identidade e das histórias dos personagens. O autor ficcionaliza as referências históricas, utilizando-as, principalmente, como elemento da crítica social. As referências aos fatos históricos permitem um vislumbre de Moçambique durante quase um século de lutas, início e fim de guerras, sendo a memória o instrumento crucial para ampliar o conhecimento a respeito da crítica pós-colonial. Nessa perspectiva, constitui interesse desta pesquisa analisar como a memória é importante para a construção identitária das personagens principais do romance referido, visto que o registro da memória dos povos, em qualquer época, sempre se apresentou interligado à formação da identidade, tanto coletiva, quanto cultural e individual. Tal relação surge da necessidade do autoconhecimento e do conhecimento da alteridade, ou seja, saber quem sou eu e quem é o outro. Assim, as incessantes mudanças sociais vividas pelo homem moderno num momento pós-colonial influenciam e comprometem o caráter de sua identidade, pois os acontecimentos são elementos cruciais para que o sujeito constitua sua identidade a partir do convívio com seu grupo social, dando a liberdade de aceitar ou refutar as ideias e pontos de vistas expostos pelo grupo. Os estudos e reflexões de Stuart Hall, Homi K. Bhabha, Frantz Fanon, Albert Memmi e Edward Said foram utilizados durante o desenvolvimento e construção da dissertação. Além disso, outros estudiosos que discutem Literaturas Africanas de Língua Portuguesa são retomados, a exemplo de Francisco Noa, Inocência Mata, Nazir Ahmed Can, Pires Laranjeira e Fátima Mendonça, os quais auxiliam as reflexões no decorrer da pesquisa em relação aos aspectos da crítica ao colonialismo.
id UEPB_1cee601d57ec789a737731459172c197
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4622
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges CoelhoRomanceMemóriaIdentidadeAnálise literáriaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta pesquisa reflete sobre memória e identidade no romance As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho, cuja narrativa apresenta e sugere um imbricamento entre literatura e história. O enredo se alimenta de memórias mediadas por acontecimentos do presente, tornando-se, assim, componente importante na construção da identidade e das histórias dos personagens. O autor ficcionaliza as referências históricas, utilizando-as, principalmente, como elemento da crítica social. As referências aos fatos históricos permitem um vislumbre de Moçambique durante quase um século de lutas, início e fim de guerras, sendo a memória o instrumento crucial para ampliar o conhecimento a respeito da crítica pós-colonial. Nessa perspectiva, constitui interesse desta pesquisa analisar como a memória é importante para a construção identitária das personagens principais do romance referido, visto que o registro da memória dos povos, em qualquer época, sempre se apresentou interligado à formação da identidade, tanto coletiva, quanto cultural e individual. Tal relação surge da necessidade do autoconhecimento e do conhecimento da alteridade, ou seja, saber quem sou eu e quem é o outro. Assim, as incessantes mudanças sociais vividas pelo homem moderno num momento pós-colonial influenciam e comprometem o caráter de sua identidade, pois os acontecimentos são elementos cruciais para que o sujeito constitua sua identidade a partir do convívio com seu grupo social, dando a liberdade de aceitar ou refutar as ideias e pontos de vistas expostos pelo grupo. Os estudos e reflexões de Stuart Hall, Homi K. Bhabha, Frantz Fanon, Albert Memmi e Edward Said foram utilizados durante o desenvolvimento e construção da dissertação. Além disso, outros estudiosos que discutem Literaturas Africanas de Língua Portuguesa são retomados, a exemplo de Francisco Noa, Inocência Mata, Nazir Ahmed Can, Pires Laranjeira e Fátima Mendonça, os quais auxiliam as reflexões no decorrer da pesquisa em relação aos aspectos da crítica ao colonialismo.This research reflects on memory and identity in the novel “As visitas do Dr. Valdez”, by João Paulo Borges Coelho, whose narrative presents and suggests an overlap between literature and history. The plot feeds on memories mediated by events of the present, thus becoming an important component in the construction of the identity and stories of the characters. The author fictionalizes the historical references, using them mainly as an element of social criticism. References to historical facts allow a glimpse of Mozambique during almost a century of struggles, beginning and end of wars, with memory being the crucial instrument to expand knowledge about postcolonial criticism. In this perspective, it is of interest in this research to analyze how memory is important for the identity construction of the main characters of the referred novel, since the record of the memory of peoples, at any time, has always been interconnected to the formation of identity, both collective and cultural and individual. This relationship arises from the need for self-knowledge and knowledge of otherness, that is, knowing who I am and who the other is. Thus, the incessant social changes experienced by modern man in a post-colonial moment influence and compromise the character of his identity, since events are crucial elements for the subject to constitute his identity from living with his social group, giving him the freedom to accept it or reject it the ideas and points of view presented by the group. The studies and reflections of Stuart Hall, Homi K. Bhabha, Frantz Fanon, Albert Memmi and Edward Said were used during the development and construction of the dissertation. In addition, other scholars who discuss Portuguese-speaking African Literature are resumed, such as Francisco Noa, Inocência Mata, Nazir Ahmed Can, Pires Laranjeira and Fátima Mendonça, who had been helped reflections during the course of the research in relation to aspects of criticism of the colonialism.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISilva, Reginaldo Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8288966409715780Souza, Francisca Zuleide Duartehttp://lattes.cnpq.br/6581771727878518Lima, Tânia Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8280794437858524Silva, Nelsilene dos Santos2023-05-08T19:07:30Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, N.S. Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-05-08T19:07:30Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-05-08T19:07:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
title Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
spellingShingle Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
Silva, Nelsilene dos Santos
Romance
Memória
Identidade
Análise literária
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
title_full Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
title_fullStr Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
title_full_unstemmed Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
title_sort Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
author Silva, Nelsilene dos Santos
author_facet Silva, Nelsilene dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Reginaldo Oliveira
http://lattes.cnpq.br/8288966409715780
Souza, Francisca Zuleide Duarte
http://lattes.cnpq.br/6581771727878518
Lima, Tânia Maria de Araújo
http://lattes.cnpq.br/8280794437858524
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nelsilene dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Romance
Memória
Identidade
Análise literária
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Romance
Memória
Identidade
Análise literária
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esta pesquisa reflete sobre memória e identidade no romance As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho, cuja narrativa apresenta e sugere um imbricamento entre literatura e história. O enredo se alimenta de memórias mediadas por acontecimentos do presente, tornando-se, assim, componente importante na construção da identidade e das histórias dos personagens. O autor ficcionaliza as referências históricas, utilizando-as, principalmente, como elemento da crítica social. As referências aos fatos históricos permitem um vislumbre de Moçambique durante quase um século de lutas, início e fim de guerras, sendo a memória o instrumento crucial para ampliar o conhecimento a respeito da crítica pós-colonial. Nessa perspectiva, constitui interesse desta pesquisa analisar como a memória é importante para a construção identitária das personagens principais do romance referido, visto que o registro da memória dos povos, em qualquer época, sempre se apresentou interligado à formação da identidade, tanto coletiva, quanto cultural e individual. Tal relação surge da necessidade do autoconhecimento e do conhecimento da alteridade, ou seja, saber quem sou eu e quem é o outro. Assim, as incessantes mudanças sociais vividas pelo homem moderno num momento pós-colonial influenciam e comprometem o caráter de sua identidade, pois os acontecimentos são elementos cruciais para que o sujeito constitua sua identidade a partir do convívio com seu grupo social, dando a liberdade de aceitar ou refutar as ideias e pontos de vistas expostos pelo grupo. Os estudos e reflexões de Stuart Hall, Homi K. Bhabha, Frantz Fanon, Albert Memmi e Edward Said foram utilizados durante o desenvolvimento e construção da dissertação. Além disso, outros estudiosos que discutem Literaturas Africanas de Língua Portuguesa são retomados, a exemplo de Francisco Noa, Inocência Mata, Nazir Ahmed Can, Pires Laranjeira e Fátima Mendonça, os quais auxiliam as reflexões no decorrer da pesquisa em relação aos aspectos da crítica ao colonialismo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-08T19:07:30Z
2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, N.S. Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4622
identifier_str_mv SILVA, N.S. Memória e identidade em As visitas do Dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709230493925376