A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Leonardo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4986
Resumo: Tendo em vista a dificuldade de leitura que está presente em grande parte dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e, sobretudo, a falta de contato desses alunos com a leitura de livros de literatura, esta dissertação tem por objetivo principal promover o letramento literário dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a partir da sequência expandida proposta por Rildo Cosson (2022), tendo por instrumento a obra Os contos de Beedle, o bardo que pertence ao universo Harry Potter e à literatura fantástica contemporânea. A presente pesquisa aporta-se no referencial teórico de Cosson (2022), que traz a proposta da sequência expandida para o letramento literário e versa sobre a leitura literária na escola, ao lado das abordagens de Colomer (2007; 2017), Saraiva (2006), Dalvi (2013); Cademartori (2006), Coelho (2000), Gregorin Filho (2009, 2011), que discutem acerca da formação da literatura infantil e juvenil; Todorov (2007), Roas (2014) e Gama-Khalil (2013), com as contribuições acerca da literatura fantástica; bem como os estudos de Candido (2002) acerca da importância da literatura, no contexto sociocultural do leitor. Como parte do processo metodológico, esta pesquisa tem um caráter de pesquisa-ação, de natureza qualitativa, resultando na aplicação de uma proposta de intervenção que procura promover o letramento literário e a formação de leitores, partindo da literatura fantástica, tendo por instrumento de geração de dados os materiais produzidos pelos alunos nas atividades propostas na sequência expandida, como as oficinas e os diários de leitura, tendo resultado na prática de leitura literária pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental, que culminou na dramatização de um dos contos pertencentes à obra trabalhada, e tendo como produto a criação de um caderno didático a fim de nortear outros professores na aplicação dessa proposta de letramento literário.
id UEPB_1ec135e12fe27ea29e5d01c79897a76c
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4986
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamentalFANTASY LITERATURE AND THE FORMATION OF THE READER: A LITERARY LITERACY PROPOSAL WITH THE TALES OF BEEDLE THE BARD IN THE SIXTH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOLLetramento literárioLiteratura fantásticaSequência expandidaOs contos de Beedle, o bardoLETRAS::LINGUA PORTUGUESATendo em vista a dificuldade de leitura que está presente em grande parte dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e, sobretudo, a falta de contato desses alunos com a leitura de livros de literatura, esta dissertação tem por objetivo principal promover o letramento literário dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a partir da sequência expandida proposta por Rildo Cosson (2022), tendo por instrumento a obra Os contos de Beedle, o bardo que pertence ao universo Harry Potter e à literatura fantástica contemporânea. A presente pesquisa aporta-se no referencial teórico de Cosson (2022), que traz a proposta da sequência expandida para o letramento literário e versa sobre a leitura literária na escola, ao lado das abordagens de Colomer (2007; 2017), Saraiva (2006), Dalvi (2013); Cademartori (2006), Coelho (2000), Gregorin Filho (2009, 2011), que discutem acerca da formação da literatura infantil e juvenil; Todorov (2007), Roas (2014) e Gama-Khalil (2013), com as contribuições acerca da literatura fantástica; bem como os estudos de Candido (2002) acerca da importância da literatura, no contexto sociocultural do leitor. Como parte do processo metodológico, esta pesquisa tem um caráter de pesquisa-ação, de natureza qualitativa, resultando na aplicação de uma proposta de intervenção que procura promover o letramento literário e a formação de leitores, partindo da literatura fantástica, tendo por instrumento de geração de dados os materiais produzidos pelos alunos nas atividades propostas na sequência expandida, como as oficinas e os diários de leitura, tendo resultado na prática de leitura literária pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental, que culminou na dramatização de um dos contos pertencentes à obra trabalhada, e tendo como produto a criação de um caderno didático a fim de nortear outros professores na aplicação dessa proposta de letramento literário.Considering the reading difficulties that are present in a significant portion of students in the final years of Elementary School and, above all, the lack of exposure these students have to reading literary books, this dissertation's main objective is to promote the literary literacy of 6th-grade Elementary School students, using the expanded sequence proposed by Rildo Cosson (2022). The instrument used is "The Tales of Beedle the Bard," a book that belongs to the Harry Potter universe and contemporary fantasy literature. This research is based on the theoretical framework of Cosson (2022), which introduces the proposal of the expanded sequence for literary literacy and discusses literary reading in schools, alongside the approaches of Colomer (2007; 2017), Saraiva (2006), Dalvi (2013), Cademartori (2006), Coelho (2000), Gregorin Filho (2009, 2011), who discuss the formation of children's and youth literature; Todorov (2007), Roas (2014), and Gama-Khalil (2013), with contributions on fantasy literature; as well as Candido's (2002) studies on the importance of literature in the reader's sociocultural context. As part of the methodological process, this research is characterized as action research with a qualitative nature, resulting in the implementation of an intervention proposal aimed at promoting literary literacy and the formation of readers, using fantasy literature as the starting point. The data generation instruments are the materials produced by the students in the activities proposed in the expanded sequence, such as workshops and reading journals. This led to the literary reading practice by 6th-grade Elementary School students, culminating in the dramatization of one of the tales from the studied work and resulting in the creation of a didactic notebook to guide other teachers in applying this literary literacy proposal.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva, RosângelaKunz, MarinêsCOSTA, MARIASoares, Leonardo2024-06-06T13:58:06Z2999-12-312024-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Leonardo.A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental. 2024. [335]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira,2024 .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4986porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-06-06T13:58:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4986Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-06-06T13:58:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
FANTASY LITERATURE AND THE FORMATION OF THE READER: A LITERARY LITERACY PROPOSAL WITH THE TALES OF BEEDLE THE BARD IN THE SIXTH GRADE OF ELEMENTARY SCHOOL
title A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
spellingShingle A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
Soares, Leonardo
Letramento literário
Literatura fantástica
Sequência expandida
Os contos de Beedle, o bardo
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
title_full A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
title_fullStr A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
title_sort A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental
author Soares, Leonardo
author_facet Soares, Leonardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rosângela
Kunz, Marinês
COSTA, MARIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Leonardo
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Literatura fantástica
Sequência expandida
Os contos de Beedle, o bardo
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Letramento literário
Literatura fantástica
Sequência expandida
Os contos de Beedle, o bardo
LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Tendo em vista a dificuldade de leitura que está presente em grande parte dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e, sobretudo, a falta de contato desses alunos com a leitura de livros de literatura, esta dissertação tem por objetivo principal promover o letramento literário dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a partir da sequência expandida proposta por Rildo Cosson (2022), tendo por instrumento a obra Os contos de Beedle, o bardo que pertence ao universo Harry Potter e à literatura fantástica contemporânea. A presente pesquisa aporta-se no referencial teórico de Cosson (2022), que traz a proposta da sequência expandida para o letramento literário e versa sobre a leitura literária na escola, ao lado das abordagens de Colomer (2007; 2017), Saraiva (2006), Dalvi (2013); Cademartori (2006), Coelho (2000), Gregorin Filho (2009, 2011), que discutem acerca da formação da literatura infantil e juvenil; Todorov (2007), Roas (2014) e Gama-Khalil (2013), com as contribuições acerca da literatura fantástica; bem como os estudos de Candido (2002) acerca da importância da literatura, no contexto sociocultural do leitor. Como parte do processo metodológico, esta pesquisa tem um caráter de pesquisa-ação, de natureza qualitativa, resultando na aplicação de uma proposta de intervenção que procura promover o letramento literário e a formação de leitores, partindo da literatura fantástica, tendo por instrumento de geração de dados os materiais produzidos pelos alunos nas atividades propostas na sequência expandida, como as oficinas e os diários de leitura, tendo resultado na prática de leitura literária pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental, que culminou na dramatização de um dos contos pertencentes à obra trabalhada, e tendo como produto a criação de um caderno didático a fim de nortear outros professores na aplicação dessa proposta de letramento literário.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-06T13:58:06Z
2024-03-27
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Leonardo.A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental. 2024. [335]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira,2024 .
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4986
identifier_str_mv SOARES, Leonardo.A literatura fantástica e a formação do leitor: uma proposta de letramento literário com os contos de beedle, o bardo no sexto ano do ensino fundamental. 2024. [335]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira,2024 .
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709233263214592