O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar o ensino de Geometria em relação ao Teorema de Pitágoras. Os participantes desta pesquisa foram sete professores de matemática de escolas públicas do ensino fundamental com mais de cinco anos de experiência na carreira docente. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Com os relatos dos participantes, podemos perceber o fazer pedagógico dos professores nas aulas sobre o ensino do Teorema de Pitágoras. Nas questões da entrevista buscamos compreender como os professores fazem uso de metodologias em sala de aula, e como esses participantes abordam o Teorema. Entendemos que apenas a formação inicial do professor não é suficiente para garantir uma boa prática pedagógica nas aulas de Matemática. Neste estudo, é possível sugerir que os professores participantes da pesquisa se dividem em dois grupos. Aqueles que realizam uma abordagem do Teorema de Pitágoras em prática pedagógica considerada tradicional e o grupo de professores que busca fugir dessa perspectiva, oferecendo alternativas ao aluno ajudam no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa visa contribuir com a formação de professores de matemática, como uma alternativa para tornar as aulas de Geometria mais interessantes, uma vez que oferece elementos acerca de uma sequência didática que propõe repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a respeito do ensino desse Teorema. |
id |
UEPB_1f61feeef0cc22bdb79a433e8b2c494f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4157 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagemThe teaching of the Pythagoras Theorem: Teachers' conceptions and a proposed approachEnsino de GeometriaTeorema de PitágorasFormação de professoresSequência didáticaGeometry teachingPythagorean TheoremTeacher trainingDidactic sequenceCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO objetivo deste estudo é investigar o ensino de Geometria em relação ao Teorema de Pitágoras. Os participantes desta pesquisa foram sete professores de matemática de escolas públicas do ensino fundamental com mais de cinco anos de experiência na carreira docente. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Com os relatos dos participantes, podemos perceber o fazer pedagógico dos professores nas aulas sobre o ensino do Teorema de Pitágoras. Nas questões da entrevista buscamos compreender como os professores fazem uso de metodologias em sala de aula, e como esses participantes abordam o Teorema. Entendemos que apenas a formação inicial do professor não é suficiente para garantir uma boa prática pedagógica nas aulas de Matemática. Neste estudo, é possível sugerir que os professores participantes da pesquisa se dividem em dois grupos. Aqueles que realizam uma abordagem do Teorema de Pitágoras em prática pedagógica considerada tradicional e o grupo de professores que busca fugir dessa perspectiva, oferecendo alternativas ao aluno ajudam no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa visa contribuir com a formação de professores de matemática, como uma alternativa para tornar as aulas de Geometria mais interessantes, uma vez que oferece elementos acerca de uma sequência didática que propõe repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a respeito do ensino desse Teorema.The aim of this study is to analyze the conceptions and practices of elementary school mathematics teachers about the Pythagorean Theorem and elaborate a didactic sequence as a teaching proposal to approach this Theorem. The participants in this research were seven public elementary school math teachers with more than five years of experience in their teaching career. Data used in a qualitative approach were obtained through semi-structured interviews. With the participants’ reports, we can see the pedagogical actions of teachers in classes about the teaching of the Pythagorean Theorem. In the interview questions, we sought to understand how teachers use methodologies in the classroom, and how these participants approach the Theorem. We understand that initial teacher training alone is not enough to ensure good pedagogical practice in Mathematics classes. In this study, it is possible to suggest that the professors participating in the research are divided into two groups. Those who approach the Pythagorean Theorem in pedagogical practice considered traditional and the group of teachers who seek to escape this perspective, offering alternatives to the student, help in the process of knowledge construction. This research aims to contribute to the training of mathematics teachers, as an alternative to make Geometry classes more interesting, as it offers elements about a didactic sequence that proposes to rethink and reflect on the pedagogical practice in the classroom as a way of alleviate the difficulties experienced by teachers and students regarding the teaching of Theorem.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lúcio13196596400Maciel, Aníbal de Menezes44893469487Cavalvanti, José Dilson Beserra03088394478Galvão, Janaína Teodoro dos Santos2022-02-22T14:07:17Z2999-12-312021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. 2021. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-22T14:07:17Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-22T14:07:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem The teaching of the Pythagoras Theorem: Teachers' conceptions and a proposed approach |
title |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem |
spellingShingle |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem Galvão, Janaína Teodoro dos Santos Ensino de Geometria Teorema de Pitágoras Formação de professores Sequência didática Geometry teaching Pythagorean Theorem Teacher training Didactic sequence CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem |
title_full |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem |
title_fullStr |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem |
title_full_unstemmed |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem |
title_sort |
O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem |
author |
Galvão, Janaína Teodoro dos Santos |
author_facet |
Galvão, Janaína Teodoro dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barboza, Pedro Lúcio 13196596400 Maciel, Aníbal de Menezes 44893469487 Cavalvanti, José Dilson Beserra 03088394478 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Janaína Teodoro dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geometria Teorema de Pitágoras Formação de professores Sequência didática Geometry teaching Pythagorean Theorem Teacher training Didactic sequence CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino de Geometria Teorema de Pitágoras Formação de professores Sequência didática Geometry teaching Pythagorean Theorem Teacher training Didactic sequence CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O objetivo deste estudo é investigar o ensino de Geometria em relação ao Teorema de Pitágoras. Os participantes desta pesquisa foram sete professores de matemática de escolas públicas do ensino fundamental com mais de cinco anos de experiência na carreira docente. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Com os relatos dos participantes, podemos perceber o fazer pedagógico dos professores nas aulas sobre o ensino do Teorema de Pitágoras. Nas questões da entrevista buscamos compreender como os professores fazem uso de metodologias em sala de aula, e como esses participantes abordam o Teorema. Entendemos que apenas a formação inicial do professor não é suficiente para garantir uma boa prática pedagógica nas aulas de Matemática. Neste estudo, é possível sugerir que os professores participantes da pesquisa se dividem em dois grupos. Aqueles que realizam uma abordagem do Teorema de Pitágoras em prática pedagógica considerada tradicional e o grupo de professores que busca fugir dessa perspectiva, oferecendo alternativas ao aluno ajudam no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa visa contribuir com a formação de professores de matemática, como uma alternativa para tornar as aulas de Geometria mais interessantes, uma vez que oferece elementos acerca de uma sequência didática que propõe repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a respeito do ensino desse Teorema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 2022-02-22T14:07:17Z 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. 2021. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157 |
identifier_str_mv |
GALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. 2021. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709226763091968 |