O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Janaína Teodoro dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar o ensino de Geometria em relação ao Teorema de Pitágoras. Os participantes desta pesquisa foram sete professores de matemática de escolas públicas do ensino fundamental com mais de cinco anos de experiência na carreira docente. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Com os relatos dos participantes, podemos perceber o fazer pedagógico dos professores nas aulas sobre o ensino do Teorema de Pitágoras. Nas questões da entrevista buscamos compreender como os professores fazem uso de metodologias em sala de aula, e como esses participantes abordam o Teorema. Entendemos que apenas a formação inicial do professor não é suficiente para garantir uma boa prática pedagógica nas aulas de Matemática. Neste estudo, é possível sugerir que os professores participantes da pesquisa se dividem em dois grupos. Aqueles que realizam uma abordagem do Teorema de Pitágoras em prática pedagógica considerada tradicional e o grupo de professores que busca fugir dessa perspectiva, oferecendo alternativas ao aluno ajudam no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa visa contribuir com a formação de professores de matemática, como uma alternativa para tornar as aulas de Geometria mais interessantes, uma vez que oferece elementos acerca de uma sequência didática que propõe repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a respeito do ensino desse Teorema.
id UEPB_1f61feeef0cc22bdb79a433e8b2c494f
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4157
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagemThe teaching of the Pythagoras Theorem: Teachers' conceptions and a proposed approachEnsino de GeometriaTeorema de PitágorasFormação de professoresSequência didáticaGeometry teachingPythagorean TheoremTeacher trainingDidactic sequenceCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO objetivo deste estudo é investigar o ensino de Geometria em relação ao Teorema de Pitágoras. Os participantes desta pesquisa foram sete professores de matemática de escolas públicas do ensino fundamental com mais de cinco anos de experiência na carreira docente. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Com os relatos dos participantes, podemos perceber o fazer pedagógico dos professores nas aulas sobre o ensino do Teorema de Pitágoras. Nas questões da entrevista buscamos compreender como os professores fazem uso de metodologias em sala de aula, e como esses participantes abordam o Teorema. Entendemos que apenas a formação inicial do professor não é suficiente para garantir uma boa prática pedagógica nas aulas de Matemática. Neste estudo, é possível sugerir que os professores participantes da pesquisa se dividem em dois grupos. Aqueles que realizam uma abordagem do Teorema de Pitágoras em prática pedagógica considerada tradicional e o grupo de professores que busca fugir dessa perspectiva, oferecendo alternativas ao aluno ajudam no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa visa contribuir com a formação de professores de matemática, como uma alternativa para tornar as aulas de Geometria mais interessantes, uma vez que oferece elementos acerca de uma sequência didática que propõe repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a respeito do ensino desse Teorema.The aim of this study is to analyze the conceptions and practices of elementary school mathematics teachers about the Pythagorean Theorem and elaborate a didactic sequence as a teaching proposal to approach this Theorem. The participants in this research were seven public elementary school math teachers with more than five years of experience in their teaching career. Data used in a qualitative approach were obtained through semi-structured interviews. With the participants’ reports, we can see the pedagogical actions of teachers in classes about the teaching of the Pythagorean Theorem. In the interview questions, we sought to understand how teachers use methodologies in the classroom, and how these participants approach the Theorem. We understand that initial teacher training alone is not enough to ensure good pedagogical practice in Mathematics classes. In this study, it is possible to suggest that the professors participating in the research are divided into two groups. Those who approach the Pythagorean Theorem in pedagogical practice considered traditional and the group of teachers who seek to escape this perspective, offering alternatives to the student, help in the process of knowledge construction. This research aims to contribute to the training of mathematics teachers, as an alternative to make Geometry classes more interesting, as it offers elements about a didactic sequence that proposes to rethink and reflect on the pedagogical practice in the classroom as a way of alleviate the difficulties experienced by teachers and students regarding the teaching of Theorem.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lúcio13196596400Maciel, Aníbal de Menezes44893469487Cavalvanti, José Dilson Beserra03088394478Galvão, Janaína Teodoro dos Santos2022-02-22T14:07:17Z2999-12-312021-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. 2021. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-22T14:07:17Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-22T14:07:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
The teaching of the Pythagoras Theorem: Teachers' conceptions and a proposed approach
title O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
spellingShingle O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
Galvão, Janaína Teodoro dos Santos
Ensino de Geometria
Teorema de Pitágoras
Formação de professores
Sequência didática
Geometry teaching
Pythagorean Theorem
Teacher training
Didactic sequence
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
title_full O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
title_fullStr O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
title_full_unstemmed O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
title_sort O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem
author Galvão, Janaína Teodoro dos Santos
author_facet Galvão, Janaína Teodoro dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barboza, Pedro Lúcio
13196596400
Maciel, Aníbal de Menezes
44893469487
Cavalvanti, José Dilson Beserra
03088394478
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Janaína Teodoro dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geometria
Teorema de Pitágoras
Formação de professores
Sequência didática
Geometry teaching
Pythagorean Theorem
Teacher training
Didactic sequence
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de Geometria
Teorema de Pitágoras
Formação de professores
Sequência didática
Geometry teaching
Pythagorean Theorem
Teacher training
Didactic sequence
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O objetivo deste estudo é investigar o ensino de Geometria em relação ao Teorema de Pitágoras. Os participantes desta pesquisa foram sete professores de matemática de escolas públicas do ensino fundamental com mais de cinco anos de experiência na carreira docente. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Com os relatos dos participantes, podemos perceber o fazer pedagógico dos professores nas aulas sobre o ensino do Teorema de Pitágoras. Nas questões da entrevista buscamos compreender como os professores fazem uso de metodologias em sala de aula, e como esses participantes abordam o Teorema. Entendemos que apenas a formação inicial do professor não é suficiente para garantir uma boa prática pedagógica nas aulas de Matemática. Neste estudo, é possível sugerir que os professores participantes da pesquisa se dividem em dois grupos. Aqueles que realizam uma abordagem do Teorema de Pitágoras em prática pedagógica considerada tradicional e o grupo de professores que busca fugir dessa perspectiva, oferecendo alternativas ao aluno ajudam no processo de construção do conhecimento. Esta pesquisa visa contribuir com a formação de professores de matemática, como uma alternativa para tornar as aulas de Geometria mais interessantes, uma vez que oferece elementos acerca de uma sequência didática que propõe repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos a respeito do ensino desse Teorema.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
2022-02-22T14:07:17Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. 2021. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157
identifier_str_mv GALVÃO, Janaína Teodoro dos Santos. O ensino do Teorema de Pitágoras: Concepções de professores e uma proposta de abordagem. 2021. 126f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709226763091968