A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Maria Aparecida Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3940
Resumo: Assim como a Matemática, a Geometria pode ser percebida em nosso cotidiano, embora na maioria das vezes não nos demos conta disto. Por essa falta de atenção, nos privamos de perceber sua importância e beleza. A Caatinga também é pouco conhecida e valorizada em todos os sentidos, apesar de ser extremamente importante para o Nordeste do Brasil. Dessa forma, pesquisas que integrem esses dois temas trazem um novo sentido para ambas, além de promover a interdisciplinaridade no ambiente escolar. Diante dessa necessidade, o objetivo dessa pesquisa foi investigar possibilidades de contribuições da imagem fotográficas do Bioma Caatinga para contribuir com o ensino de Geometria, tendo como pergunta norteadora: como a vegetação da Caatinga pode ser explorada no ensino de Geometria? A pesquisa é de cunho qualitativa e traz como suporte para a análise de dados a Cultura Visual. A pesquisa foi realizada com alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental da Escola Maria Salomé de Almeida, localizada no município de Livramento, estado da Paraíba. Os resultados da pesquisa apontaram que é possível visualizar na vegetação do Bioma Caatinga formas geométricas espaciais e planas, bem como, simetrias, além de evidenciar que é possível estudar Geometria observando imagens fotográficas da vegetação deste bioma, por meio do Ensino Remoto. A análise de dados evidenciou ainda que os livros didáticos de Matemática não costumam explorar imagens fotográficas do Bioma Caatinga no estudo da Geometria, o que aponta para uma necessidade de que seja abordado pelos livros didáticos, uma vez, que permite que não só os discentes nordestinos se sintam mais próximos de sua realidade, mas que os demais conheçam as riquezas e belezas deste Bioma.
id UEPB_26d9399c8bd80c12a58e3c4bff728d0a
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3940
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatingaGeometry in the context of the photographic image of the caatinga biomaSimetriaImagem fotográficaCultura visualEnsino de GeometriaTeaching GeometrySymmetryPhotographic imageVisual cultureEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAssim como a Matemática, a Geometria pode ser percebida em nosso cotidiano, embora na maioria das vezes não nos demos conta disto. Por essa falta de atenção, nos privamos de perceber sua importância e beleza. A Caatinga também é pouco conhecida e valorizada em todos os sentidos, apesar de ser extremamente importante para o Nordeste do Brasil. Dessa forma, pesquisas que integrem esses dois temas trazem um novo sentido para ambas, além de promover a interdisciplinaridade no ambiente escolar. Diante dessa necessidade, o objetivo dessa pesquisa foi investigar possibilidades de contribuições da imagem fotográficas do Bioma Caatinga para contribuir com o ensino de Geometria, tendo como pergunta norteadora: como a vegetação da Caatinga pode ser explorada no ensino de Geometria? A pesquisa é de cunho qualitativa e traz como suporte para a análise de dados a Cultura Visual. A pesquisa foi realizada com alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental da Escola Maria Salomé de Almeida, localizada no município de Livramento, estado da Paraíba. Os resultados da pesquisa apontaram que é possível visualizar na vegetação do Bioma Caatinga formas geométricas espaciais e planas, bem como, simetrias, além de evidenciar que é possível estudar Geometria observando imagens fotográficas da vegetação deste bioma, por meio do Ensino Remoto. A análise de dados evidenciou ainda que os livros didáticos de Matemática não costumam explorar imagens fotográficas do Bioma Caatinga no estudo da Geometria, o que aponta para uma necessidade de que seja abordado pelos livros didáticos, uma vez, que permite que não só os discentes nordestinos se sintam mais próximos de sua realidade, mas que os demais conheçam as riquezas e belezas deste Bioma.Like Mathematics, Geometry can be perceived in our daily lives, even mostly, we do not realize that. Because of this lack of attention, we are not aware of its importance and beauty. Caatinga is not either very popular or valued in so many ways, despite being extremely important to Nordeste, the northeast of Brazil. Therefore, the research that integrates these two topics brings a new meaning to both of them, besides it promotes interdisciplinarity in the school environment. Facing this matter, this research aims was to investigate possibilities of contributions of the photographic image of the Caatinga Biome to contribute to the teaching of Geometry, under the guiding question: how can the Caatinga Vegetation be explored in Geometry teaching? The research has qualitative matter and brings as support for data analysis the Visual Culture. The research embraced the 7th grade students from Escola Maria Salomé de Almeida, located in the City of Livramento, State of Paraíba. The results of the research pointed that it is possible to visualize in Caatinga Biome Vegetation spatial and plane geometric shapes, like symmetries, still it shows that it is possible to study geometry by observing photographic images of the vegetation of this biome, via Remote Learning. The analysis of the data also pointed that mathematics textbooks do not usually explore Caatinga Biome photographic images in the study of Geometry, which expresses the needing of being addressed by the them, since it allows not only Northeastern Students to feel closer to their reality, but also the others to realize the richness and beauty of this Biome. Keywords: Teaching Geometry. Symmetry. Visual Culture. Photographic Image.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, Helber Rangel Formiga Leite de024.552.404-52http://lattes.cnpq.br/6267763090014832Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de024.552.404-52Maciel, Aníbal de Menezes448.934.694.87Borba, Marcelo de Carvalho784.797.467-34Arruda, Maria Aparecida Almeida2021-12-16T14:18:13Z2999-12-312021-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARRUDA, Maria Aparecida Almeida. A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga. 2021. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3940porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-12-16T14:18:44Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3940Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-12-16T14:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga
Geometry in the context of the photographic image of the caatinga bioma
title A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga
spellingShingle A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga
Arruda, Maria Aparecida Almeida
Simetria
Imagem fotográfica
Cultura visual
Ensino de Geometria
Teaching Geometry
Symmetry
Photographic image
Visual culture
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga
title_full A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga
title_fullStr A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga
title_full_unstemmed A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga
title_sort A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga
author Arruda, Maria Aparecida Almeida
author_facet Arruda, Maria Aparecida Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
024.552.404-52
http://lattes.cnpq.br/6267763090014832
Almeida, Helber Rangel Formiga Leite de
024.552.404-52
Maciel, Aníbal de Menezes
448.934.694.87
Borba, Marcelo de Carvalho
784.797.467-34
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Maria Aparecida Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Simetria
Imagem fotográfica
Cultura visual
Ensino de Geometria
Teaching Geometry
Symmetry
Photographic image
Visual culture
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Simetria
Imagem fotográfica
Cultura visual
Ensino de Geometria
Teaching Geometry
Symmetry
Photographic image
Visual culture
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Assim como a Matemática, a Geometria pode ser percebida em nosso cotidiano, embora na maioria das vezes não nos demos conta disto. Por essa falta de atenção, nos privamos de perceber sua importância e beleza. A Caatinga também é pouco conhecida e valorizada em todos os sentidos, apesar de ser extremamente importante para o Nordeste do Brasil. Dessa forma, pesquisas que integrem esses dois temas trazem um novo sentido para ambas, além de promover a interdisciplinaridade no ambiente escolar. Diante dessa necessidade, o objetivo dessa pesquisa foi investigar possibilidades de contribuições da imagem fotográficas do Bioma Caatinga para contribuir com o ensino de Geometria, tendo como pergunta norteadora: como a vegetação da Caatinga pode ser explorada no ensino de Geometria? A pesquisa é de cunho qualitativa e traz como suporte para a análise de dados a Cultura Visual. A pesquisa foi realizada com alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental da Escola Maria Salomé de Almeida, localizada no município de Livramento, estado da Paraíba. Os resultados da pesquisa apontaram que é possível visualizar na vegetação do Bioma Caatinga formas geométricas espaciais e planas, bem como, simetrias, além de evidenciar que é possível estudar Geometria observando imagens fotográficas da vegetação deste bioma, por meio do Ensino Remoto. A análise de dados evidenciou ainda que os livros didáticos de Matemática não costumam explorar imagens fotográficas do Bioma Caatinga no estudo da Geometria, o que aponta para uma necessidade de que seja abordado pelos livros didáticos, uma vez, que permite que não só os discentes nordestinos se sintam mais próximos de sua realidade, mas que os demais conheçam as riquezas e belezas deste Bioma.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16T14:18:13Z
2021-09-20
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARRUDA, Maria Aparecida Almeida. A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga. 2021. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3940
identifier_str_mv ARRUDA, Maria Aparecida Almeida. A geometria no contexto da imagem fotográfica do bioma caatinga. 2021. 129f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709225378971648