“Manuais de conduta” contemporâneos ou “manifestos” feministas para mulheres: uma leitura do feminino na trilogia crônica de Martha Medeiros
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3789 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo discutir o gênero crônica literária a partir da análise da trilogia Paixão Crônica (2016), Liberdade Crônica (2015) e Felicidade Crônica (2014), da escritora Martha Medeiros. Estabeleceu-se como questão problema norteadora da tese o fato de a escrita da autora em questão, mesmo ambientada em um tempo em que as liberdades de ser e de estar sujeito no mundo dependem muito do indivíduo, centrar a sua escrita em um modo de orientar mulheres, seja para convencê-las (manifesto) seja para educa-las (manual). Defende-se a tese de que os livros corpus de análise funcionam como manual de conduta contemporâneo ou como manifestos feministas, colocando o gênero crônica em xeque quanto a sua “função” nessa escrita feminina. Desse modo, o objeto de estudo configura-se na imagem da crônica como estabelecedora de normas de condutas e chamamento político para mulheres de hoje. Os livros de crônicas como manuais de conduta não foram analisados de forma negativa, mas a partir da perspectiva de produtividade (Foucault, 1979; 2001a; 2001b). O conceito de crônica e escrita feminina foram discutidos à luz de obras como Crônica – história, teoria e prática (1993), de Flora Bender; A crônica (1987), de Jorge de Sá; Pena de Aluguel (2005), de Cristiane Costa, quando da apropriação da estrutura e funcionamento do gênero em suas bases interpretativas; ainda como suporte dessa discussão, embasam essa questão os estudos de Thomas Bonnici e Lúcia Osana Zolin em Teoria Literária – abordagens históricas e tendências contemporâneas (2009); Teoria e prática da crítica literária dialética (2011), de Hermenegildo Bastos e Adriana Araújo; Crítica literária e estratégias de gênero (1997), de Vera Queiroz; O demônio da teoria (2006), de Antoine Compagnon. As questões de ordem sobre mulheres e literatura foram refletidas a partir de O mundo das Mulheres (2010), de Alan Touraine; Mulheres representadas na literatura de autoria feminina (2010), de Antônio de Pádua Dias da Silva; Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidade (2006), organizado por Ildney Cavalcanti e outras; Explosão Feminista (2018), Pensamento Feminista – conceitos fundamentais (2019), Pensamento Feminista brasileiro: formação e contexto (2019), de Heloísa Buarque de Holanda. Metodologicamente, foram selecionadas 20 crônicas, extraídas das três obras, como corpus de leitura que sustenta a tese levantada. Como discussão crítica, entende-se que a crônica de Martha Medeiros constrói-se sobre um lastro cultural que incide sobre o campo da experiência feminina na condução do pensamento de mulheres para a construção de si, sem que o manual de conduta ou manifesto feminista seja lido na perspectiva determinista, camisa-de-força ou algo similar. |
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“Manuais de conduta” contemporâneos ou “manifestos” feministas para mulheres: uma leitura do feminino na trilogia crônica de Martha MedeirosCrônica literáriaCrônicaEscrita femininaManifesto feministaAnálise literáriaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASO presente trabalho teve por objetivo discutir o gênero crônica literária a partir da análise da trilogia Paixão Crônica (2016), Liberdade Crônica (2015) e Felicidade Crônica (2014), da escritora Martha Medeiros. Estabeleceu-se como questão problema norteadora da tese o fato de a escrita da autora em questão, mesmo ambientada em um tempo em que as liberdades de ser e de estar sujeito no mundo dependem muito do indivíduo, centrar a sua escrita em um modo de orientar mulheres, seja para convencê-las (manifesto) seja para educa-las (manual). Defende-se a tese de que os livros corpus de análise funcionam como manual de conduta contemporâneo ou como manifestos feministas, colocando o gênero crônica em xeque quanto a sua “função” nessa escrita feminina. Desse modo, o objeto de estudo configura-se na imagem da crônica como estabelecedora de normas de condutas e chamamento político para mulheres de hoje. Os livros de crônicas como manuais de conduta não foram analisados de forma negativa, mas a partir da perspectiva de produtividade (Foucault, 1979; 2001a; 2001b). O conceito de crônica e escrita feminina foram discutidos à luz de obras como Crônica – história, teoria e prática (1993), de Flora Bender; A crônica (1987), de Jorge de Sá; Pena de Aluguel (2005), de Cristiane Costa, quando da apropriação da estrutura e funcionamento do gênero em suas bases interpretativas; ainda como suporte dessa discussão, embasam essa questão os estudos de Thomas Bonnici e Lúcia Osana Zolin em Teoria Literária – abordagens históricas e tendências contemporâneas (2009); Teoria e prática da crítica literária dialética (2011), de Hermenegildo Bastos e Adriana Araújo; Crítica literária e estratégias de gênero (1997), de Vera Queiroz; O demônio da teoria (2006), de Antoine Compagnon. As questões de ordem sobre mulheres e literatura foram refletidas a partir de O mundo das Mulheres (2010), de Alan Touraine; Mulheres representadas na literatura de autoria feminina (2010), de Antônio de Pádua Dias da Silva; Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidade (2006), organizado por Ildney Cavalcanti e outras; Explosão Feminista (2018), Pensamento Feminista – conceitos fundamentais (2019), Pensamento Feminista brasileiro: formação e contexto (2019), de Heloísa Buarque de Holanda. Metodologicamente, foram selecionadas 20 crônicas, extraídas das três obras, como corpus de leitura que sustenta a tese levantada. Como discussão crítica, entende-se que a crônica de Martha Medeiros constrói-se sobre um lastro cultural que incide sobre o campo da experiência feminina na condução do pensamento de mulheres para a construção de si, sem que o manual de conduta ou manifesto feminista seja lido na perspectiva determinista, camisa-de-força ou algo similar.This research has pointed to discuss the literary chronicle genre and its narrating voices from the analysis of the trilogy Paixão Crônica (2016), Liberdade Crônica (2015) and Felicidade Crônica (2014), by the writer Martha Medeiros. It has been established as the guiding problem of the thesis the fact that the writing of the author in analysis, even set in a time when the freedoms of being and being subject in the world depend a lot on the subject, centering his writing in a way of orienting women, either to convince them (manifest) or to educate them (manual). It defends the thesis that the books analysis corpus work as a contemporary manual of conduct or as feminist manifests, putting the chronic gender in check as to its “function” in this female writing. In this manner, the object of study is configured in the image of the chronicle as establishing standards of conduct and political calling for women today. The chronic books as conduct manuals were not analyzed in a negative form, but from the perspective of productivity (Foucault, 1979; 2001a; 2001b). The concept of female chronicles and writing has been discussed in the light of works such as Crônica – história, teoria e prática (1993), by Flora Bender; A crônica (1987), by Jorge de Sá; Pena de Aluguel (2005), by Cristiane Costa, when the appropriation of the structure and functioning of the genre in its interpretative bases; more over supporting this discussion, the studies by Bonnici and Zolin (2009) are based on this issue; Bastos and Adriana Araújo (2011); de Queiroz (1997); and Antoine Compagnon (2006). The issues of order about women and literature were being reflected from Touraine (2010); de Silva (2010); Cavalcanti et al. (2006); and Buarque de Holanda (2018) and (2019). Methodologically, 20 chronicles were selected, extracted from the three works, as a reading corpus that supports the thesis. As a critical discussion, it is understood that Martha Medeiros' chronicle is built on cultural perspective that focuses on the field of female experience in guiding women's thinking to build themselves, without the conduct manual or feminist manifest has being read in the deterministic perspective, strait jacket or somewhat similar.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLISilva, Antonio de Pádua Dias da78852366415http://lattes.cnpq.br/0126320966063169Lima, Maria Hozanete Alves de93098898453http://lattes.cnpq.br/6169626776821393Fernandes, Carlos Eduardo Albuquerque05842761416http://lattes.cnpq.br/6342363393437620Aranha, Simone Dália de Gusmão50368508404http://lattes.cnpq.br/2227464944976279Souza, Aldinida de Medeiros78599130463http://lattes.cnpq.br/2790523433318905Silva, Kyssia Rafaela Almeida Pinto da2021-09-01T00:07:22Z2021-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, K. R. A. P. “Manuais de conduta” contemporâneos ou “manifestos” feministas para mulheres: uma leitura do feminino na trilogia crônica de Martha Medeiros. 2021. 196 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3789porhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-09-01T00:07:22Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-09-01T00:07:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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O presente trabalho teve por objetivo discutir o gênero crônica literária a partir da análise da trilogia Paixão Crônica (2016), Liberdade Crônica (2015) e Felicidade Crônica (2014), da escritora Martha Medeiros. Estabeleceu-se como questão problema norteadora da tese o fato de a escrita da autora em questão, mesmo ambientada em um tempo em que as liberdades de ser e de estar sujeito no mundo dependem muito do indivíduo, centrar a sua escrita em um modo de orientar mulheres, seja para convencê-las (manifesto) seja para educa-las (manual). Defende-se a tese de que os livros corpus de análise funcionam como manual de conduta contemporâneo ou como manifestos feministas, colocando o gênero crônica em xeque quanto a sua “função” nessa escrita feminina. Desse modo, o objeto de estudo configura-se na imagem da crônica como estabelecedora de normas de condutas e chamamento político para mulheres de hoje. Os livros de crônicas como manuais de conduta não foram analisados de forma negativa, mas a partir da perspectiva de produtividade (Foucault, 1979; 2001a; 2001b). O conceito de crônica e escrita feminina foram discutidos à luz de obras como Crônica – história, teoria e prática (1993), de Flora Bender; A crônica (1987), de Jorge de Sá; Pena de Aluguel (2005), de Cristiane Costa, quando da apropriação da estrutura e funcionamento do gênero em suas bases interpretativas; ainda como suporte dessa discussão, embasam essa questão os estudos de Thomas Bonnici e Lúcia Osana Zolin em Teoria Literária – abordagens históricas e tendências contemporâneas (2009); Teoria e prática da crítica literária dialética (2011), de Hermenegildo Bastos e Adriana Araújo; Crítica literária e estratégias de gênero (1997), de Vera Queiroz; O demônio da teoria (2006), de Antoine Compagnon. As questões de ordem sobre mulheres e literatura foram refletidas a partir de O mundo das Mulheres (2010), de Alan Touraine; Mulheres representadas na literatura de autoria feminina (2010), de Antônio de Pádua Dias da Silva; Da mulher às mulheres: dialogando sobre literatura, gênero e identidade (2006), organizado por Ildney Cavalcanti e outras; Explosão Feminista (2018), Pensamento Feminista – conceitos fundamentais (2019), Pensamento Feminista brasileiro: formação e contexto (2019), de Heloísa Buarque de Holanda. Metodologicamente, foram selecionadas 20 crônicas, extraídas das três obras, como corpus de leitura que sustenta a tese levantada. Como discussão crítica, entende-se que a crônica de Martha Medeiros constrói-se sobre um lastro cultural que incide sobre o campo da experiência feminina na condução do pensamento de mulheres para a construção de si, sem que o manual de conduta ou manifesto feminista seja lido na perspectiva determinista, camisa-de-força ou algo similar. |
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