Percepções e acessibilidade da pessoa surda aos serviços de saúde bucal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4726 |
Resumo: | No Brasil, a acessibilidade aos serviços de saúde pela pessoa com deficiência auditiva encontra como um dos principais entraves, a comunicação, que limita consideravelmente o estabelecimento de vínculo assistencial e, consequentemente, um cuidado integral e resolutivo. O objetivo desta pesquisa foi compreender e refletir a respeito das vivências, percepções e sentimentos da pessoa surda sobre a acessibilidade aos serviços de saúde bucal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa na Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes da Cunha Lima (EDAC), referência para o ensino da comunidade surda da regional de Campina Grande, Paraíba, Nordeste. Participaram da pesquisa 13 surdos maiores de 18 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro semiestruturado para entrevistas, as quais foram realizadas individualmente pela pesquisadora responsável, sempre com o auxílio de um intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e registradas por meio da gravação em áudio da fala do intérprete e em vídeo do entrevistado, sendo integralmente transcritas para o Português. Ademais, também foi adotado o diário de campo como ferramenta de pesquisa. Os dados produzidos foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin com auxílio do software de análise qualitativa ATLAS.ti, versão 23.0.7.0. O estudo segue a Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e obteve parecer favorável após apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os participantes não tiveram a experiência de serem atendidos por profissionais com domínio da LIBRAS, apesar de a enxergarem como uma excelente opção, relatando utilizar as mais diversas estratégias para possibilitar o atendimento odontológico, as quais quase nunca os oferecem autonomia, privacidade e resolutividade. O desafio de comunicar-se com os profissionais de saúde, pela diferença linguística, somam-se à pouca disponibilidade, boa vontade e interesse desses em interagir com o paciente surdo durante as consultas. Os sentimentos percebidos vão desde indiferença e conformismo, até angústia, incerteza e medo. Para os surdos, a atenção à saúde bucal ocorre a partir do entendimento das particularidades de cada um e da disponibilidade profissional em atendê-los enquanto atores principais no espaço da produção e consumo das práticas em saúde. |
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Percepções e acessibilidade da pessoa surda aos serviços de saúde bucalPerceptions and accessibility of deaf persons to oral health servicesSaúde bucalComunicação em saúdeAcesso aos serviços de saúdeSurdezCIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIANo Brasil, a acessibilidade aos serviços de saúde pela pessoa com deficiência auditiva encontra como um dos principais entraves, a comunicação, que limita consideravelmente o estabelecimento de vínculo assistencial e, consequentemente, um cuidado integral e resolutivo. O objetivo desta pesquisa foi compreender e refletir a respeito das vivências, percepções e sentimentos da pessoa surda sobre a acessibilidade aos serviços de saúde bucal. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa na Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes da Cunha Lima (EDAC), referência para o ensino da comunidade surda da regional de Campina Grande, Paraíba, Nordeste. Participaram da pesquisa 13 surdos maiores de 18 anos. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro semiestruturado para entrevistas, as quais foram realizadas individualmente pela pesquisadora responsável, sempre com o auxílio de um intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e registradas por meio da gravação em áudio da fala do intérprete e em vídeo do entrevistado, sendo integralmente transcritas para o Português. Ademais, também foi adotado o diário de campo como ferramenta de pesquisa. Os dados produzidos foram submetidos à Análise de Conteúdo Temática proposta por Bardin com auxílio do software de análise qualitativa ATLAS.ti, versão 23.0.7.0. O estudo segue a Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde e obteve parecer favorável após apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Os participantes não tiveram a experiência de serem atendidos por profissionais com domínio da LIBRAS, apesar de a enxergarem como uma excelente opção, relatando utilizar as mais diversas estratégias para possibilitar o atendimento odontológico, as quais quase nunca os oferecem autonomia, privacidade e resolutividade. O desafio de comunicar-se com os profissionais de saúde, pela diferença linguística, somam-se à pouca disponibilidade, boa vontade e interesse desses em interagir com o paciente surdo durante as consultas. Os sentimentos percebidos vão desde indiferença e conformismo, até angústia, incerteza e medo. Para os surdos, a atenção à saúde bucal ocorre a partir do entendimento das particularidades de cada um e da disponibilidade profissional em atendê-los enquanto atores principais no espaço da produção e consumo das práticas em saúde.In Brazil, the accessibility to health services by the person with hearing impairment finds communication as one of the main obstacles, which considerably limits the establishment of a care bond and, consequently, comprehensive and resolute care. The objective of this research was to understand and reflect on the experiences, perceptions and feelings of deaf people about accessibility to oral health services. For that, a qualitative research was carried out at the Escola Estadual de Audiocomunicação Demóstenes da Cunha Lima (EDAC), a reference for teaching the deaf community in the region of Campina Grande, Paraíba, Northeast. Thirteen deaf people over 18 years old participated in the research. For data collection, a semi-structured script was used for interviews, which were carried out individually by the researcher in charge, always with the help of a Brazilian Sign Language interpreter/translator (LIBRAS) and recorded through audio recording of the participant's speech. interpreter and on video of the interviewee, being fully transcribed into Portuguese. In addition, the field diary was also adopted as a research tool. The data produced were submitted to the Thematic Content Analysis proposed by Bardin with the aid of the ATLAS.ti qualitative analysis software, version 23.0.7.0. The study follows Resolution No. 466/2012 of the National Health Council and obtained a favorable opinion after consideration by the Research Ethics Committee (CEP) of the State University of Paraíba (UEPB). The participants did not have the experience of being assisted by professionals with LIBRAS domain, despite seeing it as an excellent option, reporting using the most diverse strategies to enable dental care, which almost never offer them autonomy, privacy and resolution. The challenge of communicating with health professionals, due to language differences, is added to their lack of availability, goodwill and interest in interacting with deaf patients during consultations. Perceived feelings range from indifference and conformism to anguish, uncertainty and fear. For the deaf, attention to oral health comes from understanding the particularities of each one and the professional availability to serve them as main actors in the space of production and consumption of health practices.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Odontologia - PPGOMassoni, Andreza Cristina de Lima TarginoForte, Franklin Delano SoaresCavalcanti, Alidianne Fábia CabralDantas, Lydiane dos Santos2023-08-22T11:22:23Z2999-12-312023-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANTAS, Lydiane dos Santos. Percepções e acessibilidade da pessoa surda aos serviços de saúde bucal. 2023. 66 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4726porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-08-22T11:23:01Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4726Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-08-22T11:23:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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