O uso do termo Mercosul no discurso diplomático do 1º Governo Dilma Rousseff (2011-2014) como meio para a inserção internacional do Brasil
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2989 |
Resumo: | O Mercosul, no decorrer de sua história, passou por momentos de euforia e de preocupação. Durante a euforia, o Bloco regional conseguiu proporcionar aos membros um aumento no fluxo comercial e inserir suas economias de forma mais competitiva no contexto da globalização. Durante a preocupação, os sócios se utilizaram do protecionismo para enfrentar a crise e geraram desconfianças em relação ao Bloco, devido, especialmente, a relação entre o Brasil e a Argentina. A partir do final dos anos 1990, ambos resolveram revitalizar o Mercosul com o intuito de ampliá-lo, ou seja, passar do escopo econômico para também, político, cultural e social. O Mercosul, portanto, deve ser entendido como um processo em constante aperfeiçoamento. A diplomacia brasileira, nesse contexto, estabeleceu uma relação estratégica com a Argentina ao perceber que, se não há concertação entre ambos, o projeto brasileiro para a integração regional não avança. O Brasil incentivou a constituição do espaço sulamericano tendo o Mercosul como núcleo dessa política. Para tanto, buscou a construção de uma identidade regional como forma de estimular a concertação política entre os Estados, a cooperação e o desenvolvimento, mas sem deixar de lado os princípios orientadores da política externa brasileira: a autonomia e o universalismo. A partir da ideia de círculos concêntricos, o Brasil se firmou com a Argentina, colocou o Mercosul no núcleo e se articulou com outras instâncias regionais com o objetivo pragmático de inserção internacional. Ao analisar os discursos proferidos pela presidente da República, Dilma Rousseff, em seu primeiro mandato, é perceptível a intenção de que o Mercosul permaneça um instrumento para o Brasil alcançar parte de suas demandas internacionais. Com isso, a partir dos paradigmas da PEB, das concepções da teoria construtivista das Relações Internacionais e da metodologia da análise do discurso, a dissertação propõe, ao final, entender até que ponto a intenção brasileira no Mercosul serve para a consecução de seus objetivos internacionais. |
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O uso do termo Mercosul no discurso diplomático do 1º Governo Dilma Rousseff (2011-2014) como meio para a inserção internacional do BrasilThe use of the term Mercosur in the diplomatic discourse of the First Government Dilma Rousseff (2011-2014) as a means for the international insertion of BrazilMercosulPolítica externa brasileiraGoverno DilmaMercosurBrazilian foreign policyDilma GovernmentOUTROS::RELAÇOES INTERNACIONAISO Mercosul, no decorrer de sua história, passou por momentos de euforia e de preocupação. Durante a euforia, o Bloco regional conseguiu proporcionar aos membros um aumento no fluxo comercial e inserir suas economias de forma mais competitiva no contexto da globalização. Durante a preocupação, os sócios se utilizaram do protecionismo para enfrentar a crise e geraram desconfianças em relação ao Bloco, devido, especialmente, a relação entre o Brasil e a Argentina. A partir do final dos anos 1990, ambos resolveram revitalizar o Mercosul com o intuito de ampliá-lo, ou seja, passar do escopo econômico para também, político, cultural e social. O Mercosul, portanto, deve ser entendido como um processo em constante aperfeiçoamento. A diplomacia brasileira, nesse contexto, estabeleceu uma relação estratégica com a Argentina ao perceber que, se não há concertação entre ambos, o projeto brasileiro para a integração regional não avança. O Brasil incentivou a constituição do espaço sulamericano tendo o Mercosul como núcleo dessa política. Para tanto, buscou a construção de uma identidade regional como forma de estimular a concertação política entre os Estados, a cooperação e o desenvolvimento, mas sem deixar de lado os princípios orientadores da política externa brasileira: a autonomia e o universalismo. A partir da ideia de círculos concêntricos, o Brasil se firmou com a Argentina, colocou o Mercosul no núcleo e se articulou com outras instâncias regionais com o objetivo pragmático de inserção internacional. Ao analisar os discursos proferidos pela presidente da República, Dilma Rousseff, em seu primeiro mandato, é perceptível a intenção de que o Mercosul permaneça um instrumento para o Brasil alcançar parte de suas demandas internacionais. Com isso, a partir dos paradigmas da PEB, das concepções da teoria construtivista das Relações Internacionais e da metodologia da análise do discurso, a dissertação propõe, ao final, entender até que ponto a intenção brasileira no Mercosul serve para a consecução de seus objetivos internacionais.Mercosur, in the course of its history, went through moments of elation and concern. During the euphoria, the regional block could provide to the members with na increase in trade flow and insert their economic more competitively in the contexto of globalization. During concern, the partners used to protectionism to address the crisis and generated suspicions in relation to Block due, in particular, the relationship between Brazil and Argentina. From the late 1990s, both decided to revitalize Mercosur in order to enlarge it economic scope for political, cultural and social. Mercosur must therefore be understood as a process in constant improvement. Brazilian diplomacy in this context established a strategic relationship with Argentina to realize that if there is no agreement between them, the Brazilian project for regional integration would not advance. Brazil encouraged the creation of the South American space with Mercosur as the core of this policy. To this end, it sought to build a regional identity as a way of encouraging political consultation between the states, cooperation and development, but without neglecting the guiding principles of Brazilian foreign policy: autonomy and universalism. From the idea of concentric circles, Brazil signed with Argentina, Mercosur placed in the core with links to other regional bodies with the pragmatic goal of international integration. By analyzing the speeches by the president, Dilma Rousseff, in his first term, the intention that Mercosur remains an instrument for Brazil to achieve part of its international demands. Thus, from the paradigm of the PEB, the conceptions of the constructivist theory of International Relations and discourse analysis methodology the dissertation proposes, at the end, to understand to what extent the Brazilian intention in Mercosur serves to achieve its international goals.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSABrasilUEPBPrograma de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRIPacífico, Andrea Maria Calazans Pacheco72946113434http://lattes.cnpq.br/8712438126090355Leite, Alexandre César Cunha73563200610http://lattes.cnpq.br/7812468603653799Lima, Marcos Ferreira da Costa33684820768http://lattes.cnpq.br/0077184530713684Bezerra, Vinicius Araújo2018-04-12T17:49:23Z2016-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEZERRA, V. A. O uso do termo Mercosul no discurso diplomático do 1º Governo Dilma Rousseff (2011-2014) como meio para a inserção internacional do Brasil. 2016. 108f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-09-24T00:21:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-09-24T00:21:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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