O Inferno em Patrícia Melo: tendências do realismo, intermidialidade, interculturalidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3390 |
Resumo: | Assim, a partir de apreciações metacríticas sobre o conceito de “choque do real” cunhado por Beatriz Jaguaribe (2007) e das reflexões sobre o(s) realismo(s) na literatura contemporânea, analisamos o romance O Inferno (2000) de Patrícia Melo, apontando as diversas tendências do realismo (SCHOLLHAMMER, 2012) que o atravessam, destacando ainda singularidades em obras cinematográficas e literárias que com o romance de Patrícia Melo muito dialogam. A obra O Inferno, como se percebe, traça um diálogo constante com a linguagem dos meios midiáticos e está intercalada ao social, ao cultural e as respectivas ânsias de mercado, e, como destacamos, aspectos como esses aparecem como estimulantes os quais despertam nossas atenções críticas para tratar a rivalidade mimética (GIRAD, 2011) e o princípio de crueldade (ROSSET, 2002) tentando fazer pontes apreciativas que de algum modo ligue a ética à estética. Através do ponto intermidialidade (RAJEWSKY, 2012), onde discutimos as referências intermidiáticas na obra O Inferno, procuramos analisar como o conceito cunhado por Roland Barthes, o efeito do real, vem se consolidando como uma corrente teórica voltada para o realismo contemporâneo, o qual propõe pintar um retrato contundente da sociedade através da intensificação e exacerbação de cenas cruéis as quais passariam despercebidas se não houvesse nelas a presença do choque do real (JAGUARIBE, 2007). Através deste traçado geral, procuramos ainda analisar como a chave teórica do efeito do real vem se consolidando enquanto estruturante do realismo, acreditamos que ele deve ser tomado a partir de um diálogo não só intermidiático, mas também intercultural, como foi sugerido pelo próprio Barthes ao tratar do referido. Por isso, através das contribuições do antropólogo e pesquisador nigeriano Harry Garuba, nós podemos pensar o referido efeito sustentador da estética realista a partir de tendências “não-representativas”, interculturais e afetivas as quais viriam à tona se incorporadas através um real carnavalizado, ou seja, descentralizado, sugerindo uma desvinculação, mas sem rejeição, dos fundamentos genuínos do sentimento de acumulação de conhecimento racional, isso através de uma leitura política voltada para crítica do estatuto do saber colonial e de uma episteme ocidentalizada que atravessa o arcabouço da dita “Escola Realista” desde os clássicos do século XIX. Notadamente, a finalidade da leitura intercultural é deslocar a ideia fixa do que seria o efeito do real no realismo a partir do diálogo com a crítica cultural; deslocá-lo de sua posição de centralidade calcada na estética colonialista eurocêntrica e seu engodo positivo-iluminista, pensá-lo segundo uma dobra deleuzena. Partindo de uma leitura onde o filósofo veio debater uma série de processos de subjetivação, logo viemos a promover uma discussão comparada sobre o realismo contemporâneo brasileiro – em seu aspecto tecnológico e racional – e o realismo em outras culturas, especificamente ameríndias e africanas lembradas por seu traço animista enquanto levante anti-imperialista. Para tanto, um levante contra o saber disciplinar ocidental, instigou dirigir nossa reflexão para pensar o que vem a ser o efeito do real dentro do circuito mundial e policêntrico da literatura, percebe-lo como um produto de peculiar distinção dentro de cada cultura em que ele se manifesta, notando como uma leitura intercultural do realismo também incorpora uma desobediência epistêmica como opção descolonial (MIGNOLO, 2008). |
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O Inferno em Patrícia Melo: tendências do realismo, intermidialidade, interculturalidade1. Análise literária. 2. Interculturalidade. 3. Realismo. 4. Intermidialidade.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAssim, a partir de apreciações metacríticas sobre o conceito de “choque do real” cunhado por Beatriz Jaguaribe (2007) e das reflexões sobre o(s) realismo(s) na literatura contemporânea, analisamos o romance O Inferno (2000) de Patrícia Melo, apontando as diversas tendências do realismo (SCHOLLHAMMER, 2012) que o atravessam, destacando ainda singularidades em obras cinematográficas e literárias que com o romance de Patrícia Melo muito dialogam. A obra O Inferno, como se percebe, traça um diálogo constante com a linguagem dos meios midiáticos e está intercalada ao social, ao cultural e as respectivas ânsias de mercado, e, como destacamos, aspectos como esses aparecem como estimulantes os quais despertam nossas atenções críticas para tratar a rivalidade mimética (GIRAD, 2011) e o princípio de crueldade (ROSSET, 2002) tentando fazer pontes apreciativas que de algum modo ligue a ética à estética. Através do ponto intermidialidade (RAJEWSKY, 2012), onde discutimos as referências intermidiáticas na obra O Inferno, procuramos analisar como o conceito cunhado por Roland Barthes, o efeito do real, vem se consolidando como uma corrente teórica voltada para o realismo contemporâneo, o qual propõe pintar um retrato contundente da sociedade através da intensificação e exacerbação de cenas cruéis as quais passariam despercebidas se não houvesse nelas a presença do choque do real (JAGUARIBE, 2007). Através deste traçado geral, procuramos ainda analisar como a chave teórica do efeito do real vem se consolidando enquanto estruturante do realismo, acreditamos que ele deve ser tomado a partir de um diálogo não só intermidiático, mas também intercultural, como foi sugerido pelo próprio Barthes ao tratar do referido. Por isso, através das contribuições do antropólogo e pesquisador nigeriano Harry Garuba, nós podemos pensar o referido efeito sustentador da estética realista a partir de tendências “não-representativas”, interculturais e afetivas as quais viriam à tona se incorporadas através um real carnavalizado, ou seja, descentralizado, sugerindo uma desvinculação, mas sem rejeição, dos fundamentos genuínos do sentimento de acumulação de conhecimento racional, isso através de uma leitura política voltada para crítica do estatuto do saber colonial e de uma episteme ocidentalizada que atravessa o arcabouço da dita “Escola Realista” desde os clássicos do século XIX. Notadamente, a finalidade da leitura intercultural é deslocar a ideia fixa do que seria o efeito do real no realismo a partir do diálogo com a crítica cultural; deslocá-lo de sua posição de centralidade calcada na estética colonialista eurocêntrica e seu engodo positivo-iluminista, pensá-lo segundo uma dobra deleuzena. Partindo de uma leitura onde o filósofo veio debater uma série de processos de subjetivação, logo viemos a promover uma discussão comparada sobre o realismo contemporâneo brasileiro – em seu aspecto tecnológico e racional – e o realismo em outras culturas, especificamente ameríndias e africanas lembradas por seu traço animista enquanto levante anti-imperialista. Para tanto, um levante contra o saber disciplinar ocidental, instigou dirigir nossa reflexão para pensar o que vem a ser o efeito do real dentro do circuito mundial e policêntrico da literatura, percebe-lo como um produto de peculiar distinção dentro de cada cultura em que ele se manifesta, notando como uma leitura intercultural do realismo também incorpora uma desobediência epistêmica como opção descolonial (MIGNOLO, 2008).Thus, based on metacritical assessments of the concept of "real shock" coined by Beatriz Jaguaribe (2007) and reflections on realism (s) in contemporary literature, we analyze the novel O Inferno (2000) by Patricia Melo , pointing out the different tendencies of realism (SCHOLLHAMMER, 2012) that cross it, highlighting still singularities in cinematographic and literary works that with the novel of Patrícia Melo very dialogue. The work O Inferno, as it is perceived, draws a constant dialogue with the language of the media and is intercalated with the social, the cultural and the respective market anxieties, and, as we pointed out, aspects like these appear as stimulants that arouse our attentions criticism for treating mimetic rivalry (GIRAD, 2011) and the principle of cruelty (ROSSET, 2002) attempting to make appreciative bridges that somehow link ethics to aesthetics. Through the intermidiality point (RAJEWSKY, 2012), where we discuss the inter-mediatic references in O Inferno, we try to analyze how the concept coined by Roland Barthes, the effect of the real, has been consolidating as a theoretical current focused on contemporary realism, which proposes to paint a forceful portrait of society through the intensification and exacerbation of cruel scenes that would go unnoticed without the presence of the shock of the real (JAGUARIBE, 2007). Through this general outline, we also try to analyze how the theoretical key to the effect of the real has been consolidated as a structuring of realism, we believe that it must be taken from a dialogue not only intermiditic, but also intercultural, as Barthes himself suggested. deal with the above. Therefore, through the contributions of Nigerian anthropologist and researcher Harry Garuba, we can think of the aforementioned supportive effect of realistic aesthetics from "non-representative", intercultural and affective tendencies which would come to light if incorporated through a carnivalized real, that is, decentralized, suggesting a decoupling, but without rejection, of the fundamentals genuine from the accumulation of rational knowledge, through a political reading aimed at criticizing the status of colonial knowledge and a Westernized episteme that has been going through the framework of the so-called "Realist School" since the nineteenth century classics. Notably, the purpose of intercultural reading is to displace the fixed idea of what the effect of the real on realism would be from the dialogue with cultural criticism; to shift it from its position of centrality based on the Eurocentric colonialist aesthetics and its positive enlightenment, to think it according to a Deleuze fold. Starting from a reading where the philosopher came to discuss a series of subjectivation processes, we soon came to promote a comparative discussion about contemporary Brazilian realism - in its technological and rational aspect - and realism in other cultures, specifically Native American and African, remembered by its animist trait while anti-imperialist uprising. To this end, an uprising against the Western disciplinary knowledge, instigated to direct our reflection to think what is to be the effect of the real within the world-wide and polycentric circuit of literature, perceives it as a product of peculiar distinction within each culture in which he manifests himself, noting how an intercultural reading of realism also incorporates epistemic disobedience as a descolonial option (MIGNOLO, 2008).Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIJustino, Luciano BarbosaAraújo, André Ângelo de Medeiros2019-06-04T14:11:48Z2018-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAraújo, André Ângelo de Medeiros. O Inferno em Patrícia Melo: tendências do realismo, intermidialidade, interculturalidade. 2018. 92f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-05T04:03:36Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3390Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-05T04:03:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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