Matemática e energia: Uma sequência de ensino investigativa para o 9° ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lidiana dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4233
Resumo: As mudanças promovidas pelos documentos oficiais são aspectos que devem ser analisados, em várias vertentes pois demandam adequações tanto para professores como para os estudantes e consequentemente nas aulas, uma dessas mudanças é a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC para o Ensino Fundamental foi aprovada em 2017 e deve ser orientação para todo Ensino Fundamental privado e público de todo o país, essa base tornará percursos e conteúdos comuns em toda dimensão do país. Na BNCC os conteúdos de Ciência são divididos em unidades temáticas, uma destas unidades é denominada Matéria e Energia, a qual será o foco da pesquisa. Nesse contexto, buscar novas alternativas e estratégias para que as aulas de Ciências, especificamente de Física, se tornem mais atrativas é um desafio para o professor diante das mudanças que a educação brasileira vem sofrendo, diante também da constante repetição, por parte dos estudantes, de que as aulas de Física não tem aplicação no cotidiano e que a Matemática é o problema no ensino da Física. No entanto, a busca de novas alternativas muitas vezes esbarra em desafios, que podem ser físicos e culturais apresentados pelas escolas. Diante dessa realidade, a promoção da investigação apresentada pela Base Nacional Comum Curricular é uma maneira de apresentar a Ciência como uma construção do conhecimento, a promoção desta em sala de aula deve favorecer o entendimento evolutivo da Física, sabendo que é uma ciência que sofreu várias influências no decorre do tempo. Diante desse panorama de mudanças que vem acontecendo, a pesquisa exposta tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência de ensino para o professor e um módulo didático para o estudante, com atividades que promovam a investigação em sala, ela se destina ao público alvo constituído por estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental. A sequência de ensino é uma orientação para o professor de como desenvolver as atividades promovendo também a autonomia do mesmo no desenvolvimento das aulas. No módulo didático estão dispostas atividades que trazem contexto histórico e experimentação investigativa entre outros enfoques. Assim temos a pretensão de apresentar uma alternativa de atividades para que o professor possa apresentar uma unidade temática da Base Nacional Comum Curricular com foco na investigação.
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Nesse contexto, buscar novas alternativas e estratégias para que as aulas de Ciências, especificamente de Física, se tornem mais atrativas é um desafio para o professor diante das mudanças que a educação brasileira vem sofrendo, diante também da constante repetição, por parte dos estudantes, de que as aulas de Física não tem aplicação no cotidiano e que a Matemática é o problema no ensino da Física. No entanto, a busca de novas alternativas muitas vezes esbarra em desafios, que podem ser físicos e culturais apresentados pelas escolas. Diante dessa realidade, a promoção da investigação apresentada pela Base Nacional Comum Curricular é uma maneira de apresentar a Ciência como uma construção do conhecimento, a promoção desta em sala de aula deve favorecer o entendimento evolutivo da Física, sabendo que é uma ciência que sofreu várias influências no decorre do tempo. Diante desse panorama de mudanças que vem acontecendo, a pesquisa exposta tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência de ensino para o professor e um módulo didático para o estudante, com atividades que promovam a investigação em sala, ela se destina ao público alvo constituído por estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental. A sequência de ensino é uma orientação para o professor de como desenvolver as atividades promovendo também a autonomia do mesmo no desenvolvimento das aulas. No módulo didático estão dispostas atividades que trazem contexto histórico e experimentação investigativa entre outros enfoques. Assim temos a pretensão de apresentar uma alternativa de atividades para que o professor possa apresentar uma unidade temática da Base Nacional Comum Curricular com foco na investigação.The changes promoted by the official documents are aspects that should be analyzed, in several aspects because they require adjustments for both teachers and students and consequently in classes. One of these changes is the implementation of the National Common Curriculum Base (BNCC), the BNCC for Elementary School was approved in 2017 and should be guidance for all private and public elementary school throughout the country, this base will make common pathways and contents in the whole dimension of the country. The BNCC divides the contents of Science into thematic units one of these thematic units is called Matter and Energy which will be the focus of the research. Therefore, seeking new alternatives and strategies for science classes specifically in physics to become more attractive is a challenge for the teacher in the face of the changes that Brazilian education has been suffering, also in the face of constant repetition, for part of the students, that physics classes have no application in daily life and that Mathematics is the problem in the teaching of physics. Thus the search for new alternatives is often a challenge for the teacher due to various aspects, such as physical and cultural that schools present. In view of this search for the teacher and the promotion of the research presented by the National Common Curriculum Base, research is a way of presenting science as a construction of knowledge, the promotion of this in the classroom should favor the understanding evolutionary of physics, knowing that it is a science that has suffered several influences in the course of time. Given this panorama of changes that has been happening, the research aims to present a proposal of teaching sequence for the teacher and a didactic module for the student, with activities that promote research in the classroom to a target audience composed of students of the 9th grade of elementary school. The teaching sequence is an orientation for the teacher on how to develop the activities also promoting the autonomy of the same in the development of the classes. In the didactic module are arranged activities that bring historical context and investigative experimentation among other approaches. Thus we intend to present an alternative activity so that the teacher can present a thematic unit of the National Common Curriculum Base.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAtaíde, Ana Raquel Pereira de02197070495Silveira, Alessandro Frederico da92791662472Vale, Elizabete Carlos do53761120478Santos, Lidiana dos2022-03-22T10:54:06Z2020-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Lidiana dos. Matemática e energia: Uma sequência de ensino investigativa para o 9° ano do Ensino Fundamental. 2020. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-03-22T10:54:06Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-03-22T10:54:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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