Poética de vozes silenciadas, oralizadas na prosa de Marcelino Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição , Auribio Farias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2715
Resumo: Esta tese, partindo da hipótese de que os gêneros textuais orais e ecos de vozes silenciadas no cotidiano da cidade influenciam estruturalmente a configuração dos contos do autor, apresenta uma discussão em torno dos efeitos de texto criados por meio da oralização da literatura, deixando entrever que a escrita dos contos de Marcelino Freire tem em vista despertar o ouvinte no leitor para uma situação de performance. O corpus é constituído dos seguintes livros de contos: Angu de Sangue (2000), Balé Ralé (2003), Contos negreiros (2005) e Rasif: mar que arrebenta (2008). A problemática apresentada por sua contística nos coloca diante da necessidade de compreender a relação entre escritura e oralidade em seus textos. Para tanto, optamos por discutir essa relação, observando o percurso de suas publicações, e neste se revela a construção de uma obra plural, na qual as vozes das personagens carregam os gêneros textuais orais do cotidiano, manifestando seus gritos contra a desigualdade social, o preconceito e a discriminação. Em seguida, cotejamos nosso olhar sobre a relação escrituraoralidade na obra de Marcelino Freire com teóricos que dedicaram suas pesquisas a essa temática. Dentre eles, Paul Zumthor, Roger Chartier, Jaques Derrida e Jean Derive. Continuamos a discussão fazendo o esforço de demonstrar que a escrita de Freire dialoga com a voz, discutindo os principais temas do cotidiano das grandes cidades brasileiras, particularizando os gritos de vozes silenciadas historicamente, promovendo uma aproximação dos falares da população brasileira com os gêneros da poesia oral de tradição popular. Entendemos que tais procedimentos na escrita sugerem que seus textos são construídos visando à possibilidade de ser vocalizados.
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