Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Allessio da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3209
Resumo: O indivíduo que detém um conhecimento matemático eficiente é capaz de obter maiores perspectivas de êxito profissional e social, resultando, portanto, em uma forte tendência para uma sociedade melhor. A história demonstra que o homem sempre buscou apropriar-se desse saber, desenvolvendo inúmeros instrumentos e metodologias para auxiliar o homem na melhor aquisição de tal conhecimento, onde podemos destacar o Material Dourado como um desses instrumentos. Sabedores das atuais dificuldades em que se encontra o ensino de Matemática nas escolas, o trabalho aqui proposto retoma o Material Dourado trazendo-o para o ambiente escolar em uma versão digital, apoiado na dinâmica e interatividade do lúdico como uma nova forma de ressignificá-lo. Sendo assim, foi desenvolvido um jogo educacional com o objetivo de tornar o ensino da adição e subtração mais atraente e dinâmico para os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Com isso, a pesquisa tem um caráter qualitativo, onde adotamos como marco teórico o estudo de Freitas (2004) e embasamos a metodologia da pesquisa no modelo de Romberg (1992). Os dados foram coletados em dois momentos: através de entrevista semiestruturada com os professores da Escola E. Sen. Argemiro de Figueiredo, na cidade de Campina Grande, com o intuito de conhecer a realidade escolar vivenciada por eles, bem como apresentar o jogo em desenvolvimento; e, no segundo momento, a aplicação do jogo em uma turma de alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Aplicação, com o objetivo de validar o jogo e conhecer o interesse dos alunos em usá-lo na aprendizagem do conteúdo. Foi utilizado caderno de campo para anotações, câmera fotográfica e gravador de voz para registro dos dados. Segundo nossas análises, o uso do jogo tornou o processo de aprendizagem mais interessante, dinâmico e atrativo para os alunos, onde foi possível perceber o entusiasmo dos alunos em interagir com o game. Portanto, essa ferramenta concretiza-se em um instrumento de destaque para apoiar o ensino da adição e subtração, ofertando ao aluno uma forma dinâmica de ensino e proporcionando um novo significado para o uso do Material Dourado.
id UEPB_40e294bffdd9e1c555a77196baed562a
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3209
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticasJogo educacionalEnsino de MatemáticaMaterial DouradoEducational gameGolden materialEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO indivíduo que detém um conhecimento matemático eficiente é capaz de obter maiores perspectivas de êxito profissional e social, resultando, portanto, em uma forte tendência para uma sociedade melhor. A história demonstra que o homem sempre buscou apropriar-se desse saber, desenvolvendo inúmeros instrumentos e metodologias para auxiliar o homem na melhor aquisição de tal conhecimento, onde podemos destacar o Material Dourado como um desses instrumentos. Sabedores das atuais dificuldades em que se encontra o ensino de Matemática nas escolas, o trabalho aqui proposto retoma o Material Dourado trazendo-o para o ambiente escolar em uma versão digital, apoiado na dinâmica e interatividade do lúdico como uma nova forma de ressignificá-lo. Sendo assim, foi desenvolvido um jogo educacional com o objetivo de tornar o ensino da adição e subtração mais atraente e dinâmico para os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Com isso, a pesquisa tem um caráter qualitativo, onde adotamos como marco teórico o estudo de Freitas (2004) e embasamos a metodologia da pesquisa no modelo de Romberg (1992). Os dados foram coletados em dois momentos: através de entrevista semiestruturada com os professores da Escola E. Sen. Argemiro de Figueiredo, na cidade de Campina Grande, com o intuito de conhecer a realidade escolar vivenciada por eles, bem como apresentar o jogo em desenvolvimento; e, no segundo momento, a aplicação do jogo em uma turma de alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Aplicação, com o objetivo de validar o jogo e conhecer o interesse dos alunos em usá-lo na aprendizagem do conteúdo. Foi utilizado caderno de campo para anotações, câmera fotográfica e gravador de voz para registro dos dados. Segundo nossas análises, o uso do jogo tornou o processo de aprendizagem mais interessante, dinâmico e atrativo para os alunos, onde foi possível perceber o entusiasmo dos alunos em interagir com o game. Portanto, essa ferramenta concretiza-se em um instrumento de destaque para apoiar o ensino da adição e subtração, ofertando ao aluno uma forma dinâmica de ensino e proporcionando um novo significado para o uso do Material Dourado.The individual who possesses an efficient mathematical knowledge is capable of obtaining greater prospects of professional and social success, thus resulting in a strong tendency towards a better society. History shows that man has always sought to appropriate this knowledge, developing numerous instruments and methodologies to assist man in the best acquisition of such knowledge, where we can highlight the Golden Material as one of these instruments. Knowing the current difficulties in the teaching of mathematics in schools, the work proposed here resumes the Golden Material bringing it to the school environment in a digital version, supported by the dynamics and interactivity of play as a new way of re-signifying it . Thus, an educational game was developed with the purpose of making the teaching of addition and subtraction more attractive and dynamic for students in the 6th year of elementary school. Therefore, the research has a qualitative character, where we adopt as theoretical framework the study of Freitas (2004) and base the research methodology on the model of Romberg (1992). The data were collected in two moments: through a semistructured interview with the teachers of the E. Sen. Argemiro de Figueiredo School, in the city of Campina Grande, in order to know the school reality they experienced, as well as present the game in development , And in the second moment the application of the game in a class of students of the 6th year of elementary school of the State School of Application, with the purpose of validating the game and knowing the interest of the students in using it in learning the content. A field notebook, photo camera and voice recorder were used to record the data. According to our analysis, the use of the game made the learning process more interesting, dynamic and attractive for the students, where it was possible to perceive the enthusiasm of the students in interacting with the game. Therefore, this tool materializes in a prominent instrument to support the teaching of addition and subtraction, offering the student a dynamic form of teaching and providing a new meaning for the use of the Gold Material.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMoita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro83996303491http://lattes.cnpq.br/6428823615325023Rodrigues, Rodrigo Lins05757064498http://lattes.cnpq.br/5512849006877767Andrade, Silvanio de43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Silva, Allessio da2019-03-21T19:26:03Z2017-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, A. da. Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas. 2017. 151f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-22T04:32:21Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-22T04:32:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas
title Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas
spellingShingle Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas
Silva, Allessio da
Jogo educacional
Ensino de Matemática
Material Dourado
Educational game
Golden material
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas
title_full Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas
title_fullStr Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas
title_full_unstemmed Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas
title_sort Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas
author Silva, Allessio da
author_facet Silva, Allessio da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
83996303491
http://lattes.cnpq.br/6428823615325023
Rodrigues, Rodrigo Lins
05757064498
http://lattes.cnpq.br/5512849006877767
Andrade, Silvanio de
43807631534
http://lattes.cnpq.br/8695612846450802
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Allessio da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo educacional
Ensino de Matemática
Material Dourado
Educational game
Golden material
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Jogo educacional
Ensino de Matemática
Material Dourado
Educational game
Golden material
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O indivíduo que detém um conhecimento matemático eficiente é capaz de obter maiores perspectivas de êxito profissional e social, resultando, portanto, em uma forte tendência para uma sociedade melhor. A história demonstra que o homem sempre buscou apropriar-se desse saber, desenvolvendo inúmeros instrumentos e metodologias para auxiliar o homem na melhor aquisição de tal conhecimento, onde podemos destacar o Material Dourado como um desses instrumentos. Sabedores das atuais dificuldades em que se encontra o ensino de Matemática nas escolas, o trabalho aqui proposto retoma o Material Dourado trazendo-o para o ambiente escolar em uma versão digital, apoiado na dinâmica e interatividade do lúdico como uma nova forma de ressignificá-lo. Sendo assim, foi desenvolvido um jogo educacional com o objetivo de tornar o ensino da adição e subtração mais atraente e dinâmico para os alunos do 6º ano do ensino fundamental. Com isso, a pesquisa tem um caráter qualitativo, onde adotamos como marco teórico o estudo de Freitas (2004) e embasamos a metodologia da pesquisa no modelo de Romberg (1992). Os dados foram coletados em dois momentos: através de entrevista semiestruturada com os professores da Escola E. Sen. Argemiro de Figueiredo, na cidade de Campina Grande, com o intuito de conhecer a realidade escolar vivenciada por eles, bem como apresentar o jogo em desenvolvimento; e, no segundo momento, a aplicação do jogo em uma turma de alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Aplicação, com o objetivo de validar o jogo e conhecer o interesse dos alunos em usá-lo na aprendizagem do conteúdo. Foi utilizado caderno de campo para anotações, câmera fotográfica e gravador de voz para registro dos dados. Segundo nossas análises, o uso do jogo tornou o processo de aprendizagem mais interessante, dinâmico e atrativo para os alunos, onde foi possível perceber o entusiasmo dos alunos em interagir com o game. Portanto, essa ferramenta concretiza-se em um instrumento de destaque para apoiar o ensino da adição e subtração, ofertando ao aluno uma forma dinâmica de ensino e proporcionando um novo significado para o uso do Material Dourado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02
2019-03-21T19:26:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, A. da. Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas. 2017. 151f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3209
identifier_str_mv SILVA, A. da. Material dourado digital: Software educativo para o ensino de operações fundamentais matemáticas. 2017. 151f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813181593485312